Aqui escrevei, eu, da Espanha, depois de praticamente 24h de viagem – Natal/Barbastro.
Barbastro é um município da Espanha na província de Huesca, comunidade autónoma de Aragão. E é exatamente este lugar que me inspirou a escrever Sobre Pessoas e Lugares.
Sua área 107,60 km² com população de 16.025 habitantes e densidade populacional de 148,93 hab./km². É a cidade natal de São Josemaría Escrivã, fundador da Opus Dei. Fonte: Wikipédia
A vila pertence à comarca denominada Somontano de Barbastro, terra de vinhos com denominação de origem e famosos em todo o mundo.
A vida agrícola e industrial que experimenta a região permite organizar renomadas feiras, além de (para quem aprecia) visita e degustação em várias viniculas. Aqui também é terra de cachoeiras, castelos, lugares repletos de história.
Fica perto de Huesca (em aragonês: Uesca; em latim Osca) um outro município, pertencente à comunidade autónoma de Aragão e capital da província homônima.
Uma vida simples e sem estresse
Ao redor existe uma região calma, arborizada e linda, onde se pode vivenciar a experiência de morar fora de grandes centros:
Por aqui as crianças são livres, as hortas estão presentes em quase todas as casas, as escolas são no modelo rural (várias idades na mesma sala).
A natureza é abundante, aniversários, feiras e comemorações ainda são feitas nas praças. Os vizinhos se ajudam e parece que o tempo passa em outro ritmo.
Durante o trajeto da viagem, com algumas boas horas de espera em aeroportos, pude observar pessoas, famílias, idiomas, culturas: uns sentem calor, outros frio, famílias com bebês.
Assim como idosos sozinhos, em casal ou em grupos.
Alguns medrosos, outros inseguros, e muitos corajosos. Cabeludos, carecas, chapéus estranhos, bonés, turbantes, muita, muita diversidade!!! Eu fico me perguntando o que cada um está fazendo por ali: entre celulares, papéis, passaportes, malas com rodinhas e pressa para lá e para cá.
Porém, a individualidade impera: eu busco interagir, converso, pergunto, falo alguns idiomas o que facilita, mas nem sempre sou bem-vinda.
Esta está sendo minha primeira viagem internacional, desde 2019, antes da pandemia e vim visitar minha filha e netos.
Momento de reflexão
Refleti muito sobre como minha vida foi revirada nestes últimos 4 anos!!!
Muito provavelmente, não só a minha, mas para começar, entre outras coisas, perdi minha mãe e meu pai, o que já é o bastante para gerar transformações internas.
Portanto, para quem gosta, nas próximas 5 semanas, estarei compartilhando experiências diversas, já que aproveito para fazer meus registros em presença, vivendo momentos intensos e escrevendo Sobre Pessoas e Lugares.
Barbastro-Espanha