O Equilíbrio Mente-Corpo-Espírito

Por Wagner Braga

O título deste artigo, aparentemente, é muito óbvio. Se você perguntar a 10 pessoas quaisquer se elas concordam que o segredo de uma vida saudável é o equilíbrio mente-corpo-espírito é bem provável que todas 10 concordem com com essa afirmação. Portanto, isso não é mais segredo pra ninguém.

Então, por que será que as pessoas estão passando por tanta dificuldade, dor e sofrimento como nunca antes?

Certamente não é fácil administrar essa tríade para que esteja sempre em equilíbrio, até porque existe um fator humano que complica um pouco mais essa equação, que é o emocional. E no meio disso tudo o maior vilão: o EGO. Portanto, temos que admitir que é muito complexo alcançar esse tão sonhado equilíbrio, mas fica mais fácil, ou melhor, menos difícil se tivermos consciência.

E qual seria essa consciência?

Bem, antes de mais nada, temos que estar cientes de que temos muito trabalho a fazer. que viver não é complicado, mas é trabalhoso e requer muita, mas muita disciplina e que ter disciplina é algo muito bom. Temos que nos acostumar a ser disciplinados e até gostar disso. Só assim conseguimos dar o primeiro passo para nos libertar do comodismo do nosso EGO. Sair da velha Zona de Conforto é imperativo, pois para conseguir o equilíbrio mente-corpo-espírito é necessário muito, mas muito exercício. E quando falo exercício não é só para o corpo, mas também para a mente e o espírito, pois tudo, absolutamente tudo é treinável.

Exercícios de mentalização

O exercício da mente começa com a meditação para discipliná-la a se desligar do material e conectar com o seu Eu Interior. Desenvolver a Intuição para enxergar os 90% das coisas que existem no universo e que, presos a tridimensionalidade, não conseguimos enxergar. Se desligar do passado e do futuro e experienciar apenas o presente. É ai onde tudo começa para alcançar o equilíbrio dessa tríade. O exercício da mente é o mais importante de todos, pois só através de exercícios de mentalização para reprogramar o subconsciente é possível sair da inércia para os exercícios físicos e a alimentação saudável. O exercício do corpo e da alimentação saudável todos já sabem que é fundamental, porém se você não sair da zona de conforto do famigerado ego e meter a mão na massa jamais alcançará o tão sonhado equilíbrio.

Parece ser algo bem complexo, mas na verdade não é. A meu ver é muito simples. É uma questão de conscientização, disciplina, conhecimento e educação. O conhecimento liberta porque lhe expande a consciência e lhe dá clareza das coisas. Quando isso acontece as coisas que você precisa fazer para alcançar a sua melhor versão deixam de ser ou parecer ser sacrifício e passam a lhe dar prazer. É simples assim!

Compartilhar

Deixe um comentário