Valores

A coluna de ponta-cabeça desta segunda-feira chama o leitor a uma reflexão no que diz respeito aos seus valores. Que valor você dá às coisas? Que valor você dá a cada decisão que você toma? Boa leitura!

Qual a sua definição de caro? E de barato? O que vale a pena comprar e o que não vale? Onde vale a pena ir e onde não vale? Quando está valendo fazer uma viagem e quando não está? Alguma aquisição com arrependimento?

Como justificar que para algumas pessoas seja tão fácil tirar o dinheiro do bolso e, para outras, um verdadeiro sacrifício, mesmo quando há para gastar? Muito simples, não é? Quanto mais dinheiro alguém tem, menos valor essa pessoa atribui a ele e vice-versa. Correto?

Mas e quando uma mesma pessoa abre a mão para determinadas coisas e fecha para outras de mesmo valor comercial? Ah, mas, aí, é uma questão de necessidade! Se você não necessita, não tem por que comprar, certo?

A MATEMÁTICA DO NEGÓCIO 

Veja bem, nem tudo é uma questão de matemática básica ou financeira. O que gastamos e como gastamos tem tudo a ver com o valor que atribuímos ao dinheiro, mas não necessariamente tem tudo a ver com o quanto ganhamos.

Quantas vezes você não gastou mais que o orçamento e ficou preso a dívidas ou à reclusão para poupar ainda mais gastos? E por que isso ocorreu? Necessidade? Puro desejo? Mas e o que dizer quando o desejo é tão forte que se torna necessidade? Você saberia distinguir?

CAFÉ

Eu e o meu namorado somos loucos por café. Ele sempre tomou. Três, até quatro vezes por dia. Já, eu tomava uma vez por semana. Até que fui morar em uma das cidades do Brasil mais diversificadas em café e mais empenhadas em espalhar a cultura de apreciá-lo.

Passei a frequentar as cafeterias da cidade durante o meu tempo livre e descobri sabores incríveis. Que eu nunca poderia encontrar nas garrafas térmicas dos escritórios ou do refeitório.

Resolvi me aprofundar um pouco mais e fiz o curso de barista. Identifiquei as diferenças entre o café tradicional e o especial bem como entre as formas de preparo, que podem manter ou alterar a qualidade da bebida. Para mim, desfrutar de um café de alta qualidade é uma grande satisfação. Traz-me sentimentos de conforto e de nostalgia.

Compartilhar

Deixe um comentário