Futebol também é Turismo

No país da bola

O futebol além de ser o esporte mais popular do planeta e nosso Brasil o país da bola, ele carrega consigo inúmeros beneficios sociais e sobretudo Futebol também é Turismo.

Então, Conscientiza crianças e adolescentes a não entrarem no mundo das drogas. Gera muitos empregos diretos e indiretos.  Para : médicos, jogadores, treinadores, fisioterapeutas, psicólogos, professores educação física, nutricionistas, seguranças, jardineiros, ambulantes, fotógrafos, árbitros, garçons, clientes  de restaurantes, fluxo de  taxi, ônibus, etc. Contudo, na própria imprensa, de um modo geral, o que mais tem Ibope é o futebol.

Futebol também é Turismo.

Os clubes são empresas rentáveis

Caro leitor, o dinheiro tem que circular, caso contrário vem a recessão arrastando consigo o maior fantasma do trabalhador : O desemprego. Portanto, é importante que as empresas do RN invistam nos clubes do RN, se não fosse rentável muitas marcas gigantes não estariam patrocinando times em outros estados e países, pois não são filantrópicas.

Então, sugiro que vão no setor comercial de um veículo de comunicação e perguntem quanto custa 5 segundos de tv, rádio e 5 centimetro de jornal. Um clube tem esses tres espaços  para divulgar todos os dias além de redes sociais.

A divulgação e o intercâmbio

No entanto no setor público ocorre a mesma coisa. Quando se transmite  para todo o Brasil uma partida se divulga : ABC ou América de Natal, do RN. Quando um clube de fora vem aqui jogar a cidade é comentada pela imprensa de fora vários dias. Imagens da cidade são mostradas e atraí torcedores turistas que vem ver o jogo e voltam com mais amigos, o efeito “boca a boca”.

Muitos acham que o poder público gastar com futebol é supérfulo, mero equívoco.

Histórias desse intercâmbio futebolístico

O jovem argentino Vicente Passarella  é filho do ex campeão mundial Daniel Passarela , ex presidente do River Plate. Ele e amigos estão em Natal e vou retribuir o que recebi lá. Bienvenidos.

Ps. Na primeira vez que entrei na casa de Passarella na Recoleta  em Buenos Aires, me deparei com um poster gigante dele abraçado com Maradona e escrito por ele :

“Amico Diego, le pido de Dios, una larga vida, a algun dia decirle a mis nietos  que lo vi jugar”

Traduzindo : “Amigo Diego, peço a Deus vida longa, para um dia dizer aos meus netos que te  vi jogar” .

Ps II : Um outro seu filho Vicente abraçado com Messi e escrito : ” Siempre lucharé por ti,  mi amada Argentina, tenemos sangre, tenemos Dios y tenemos Lionel “.

Traduzindo : ” Sempre lutar por te minha amada Argentina, temos sangue, temos Deus e temos Lionel” (Leia se Messi).

Ps III : Muito obrigado amigo argentino  Ubaldo Fillol ex goleiro do Flamengo  River Plate, Real Madrid e seleção argentina campeão do mundo em 1978, por me proporcionar tudo isso, receba minha gratidão. Pois felizes os que tem dentro de si uma porção chamada gratidão.

Ps IV. Todos vão conhecer Natal, nossas praias litorais norte e sul, desfilar de bugre nas dunas, degustar nossa gastronomia regional, nossos shopping center, nossa rede hoteleira, consumir em nossos ambulantes, beber cerveja gelada com a ginga e tapioca na velha Redinha, entre muitas. Mas … O mais importante, todos vão conhecer o Frasqueirão e ganhar camisas do ABC.

Ps V. O Globo Esporte na tv Globo apresentou uma matéria de dez minutos com o ex jogador do Flamengo, Real Madrid e Barcelona Evaristo Macedo, que eu tenho a honra de conhecer e conviver com ele.

Cid Montenegro – Desportista

Compartilhar

Deixe um comentário