Construindo consciência através do Eneagrama

Encontrando a ferramenta e o processo adequado

Quando pensamos na palavra construção: o que nos vem à mente? De edificação/obra à concepção, criação, estruturação, idealização, implantação, elaboração, entre outros. E se saltarmos para outro conceito: o de consciência. Segundo alguns autores é “saber sobre aquilo que se pensa, ou faz, é reconhecer os fatos com uma definição objetiva do ser, individual ou coletivo.” Quando juntamos os dois conceitos e acrescentamos uma ferramenta adequada como o Eneagrama temos: construindo consciência através do eneagrama.

Quem, inserido nessa rotina diária de compromissos e responsabilidades, já teve alguma experiência reveladora, quando compreendeu algo a respeito de si mesmo, ou a respeito de uma situação ou pessoa? Pode ter ocorrido em um lapso de tempo, dedicado a um encontro de família, ou amigos, um momento de “respira e conta até 10”, um filme, mensagem no celular, ou simplesmente uma conexão com a sua consciência!

Enfim, de qualquer forma, são momentos únicos e que podem fazer toda a diferença na forma de avaliar e olhar nossa vida.

Um salto quântico

Esse conceito, Construindo Consciência, parte do princípio de que estamos em processo de evolução, transformação e aprendizado constantemente. E que, nessa perspectiva, podemos utilizar inúmeras ferramentas que auxiliam a mudança de patamar evolutivo. Essas ferramentas vão de estudos, ou processos terapêuticos, individuais a trabalhos em grupo utilizando técnicas já provadas e comprovadas.

O Eneagrama é um desses processos, um mapa que descreve (a princípio) 9 tipos humanos: 3 mais mentais, 3 emocionais e 3 instintivos. Para aqueles que se dedicam, corajosamente, ao trabalho instigante de vasculhar sua vida interior, com suas dores e possibilidades, é um modelo universal capaz de trazer clareza sobre decisões, escolhas e comportamentos repetitivos.

Ele descreve 9 tipos humanos, com suas potencialidades e desafios, inerentes ao caminho.

Gráfico, Gráfico de radar

Descrição gerada automaticamente

Outro dos múltiplos benefícios que essa sabedoria proporciona, está na forma como ultrapassamos barreiras nos relacionamentos interpessoais: um dos “males do século” vem sendo a comunicação, que envolve assertividade e empatia. O que ocorre é um novo olhar sobre si, e sobre os outros, facilitando a aceitação das diferenças e ampliando o acolhimento, assim como o não julgamento, honrando nossa transformação, assim como de todos os seres. Então estamos construindo consciência através do Eneagrama,

Vivendo a inteireza do ser

Quem deseja honrar suas próprias transformações disponibiliza conteúdos, experiências, encontros individuais e em grupo, e pontos de vista que podem também transformar a forma de ser, sentir e experimentar a vida, contribuindo para que aqui, aí, acolá, neste Planeta ou no Universo, possamos viver a inteireza do SER, com pessoas cada vez mais conscientes.

Enfim, seja qual for o caminho de transformação que te elevou a outro patamar de consciência, certamente foi (e ainda é) válido!

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17/0979

Saritacesana_

Compartilhar

Deixe um comentário