A Avareza

O mais egóico pecado capital

Continuando com a nossa série acerca  dos Sete Pecados Capitais, aqui na coluna ARTIGOS, vamos tratar do que é a Avareza. A Avareza é talvez o mais egóico pecado capital. As pessoas que se submetem a esse vício são escravas do dinheiro e dos bens materiais de uma forma tão intensa que não conseguem perceber.

É algo tão estranho e de difícil compreensão que chega a ser bizarro, pois imagine alguém passar necessidade, até mesmo fome, tendo muitas vezes, um cofre de dinheiro em sua própria casa. E muitas vezes em sua conta bancária.

O apego ao dinheiro e aos bens materiais chega a ser tão grande que essa pessoa é capaz de andar maltrapilho e comer comida requentada só para não gastar um pouco do seu dinheiro. É incrível e surreal, mas pessoas assim são capazes de ficar contemplando o seu rico dinheirinho enquanto sua barriga ronca. O pior de tudo é ela também não gasta o seu dinheiro nem para ajudar aos pobres. Algumas vezes alguém que possa estar passando fome do seu lado. Não é a toa que a Avareza é o mais egóico pecado capital.

Metamorfose

Por isso é necessário combater a avareza desde a sua raiz e cultivar no coração a generosidade. Esse valor é o oposto da avareza, pois todos nós, de certa forma nascemos avarentos e com o tempo e a experiência de vidas aprendemos a ser generosos.

A melhor coisa que pode acontecer na vida de qualquer ser humano é exatamente essa, a inversão de valores, a metamorfose, a transformação. Como, por exemplo, ocorre com a borboleta, que um belo dia sai do seu casulo para um voo rumo a liberdade. Passa a levar uma vida totalmente diferente e antagônica ao enclausuramento em que vivia antes.

Então se deixe contagiar pela generosidade, pelo amor e pela gratidão, pegue o atalho e dê um salto quântico na sua evolução e rumo a tão sonhada liberdade.

Compartilhar

Deixe um comentário