Simpatia, Empatia e compaixão

Qual a diferença?

Existem sentimentos que não podemos confundir, precisamos entender e desenvolver, dada a sua importância e relevância na condução da nossa vida e dos nossos atos. São muitos os sentimentos que conduzem a vida do ser humano e que ditam o rumo dela. Mas, sem dúvida alguma, três desses sentimentos fazem a diferença de verdade e são: Simpatia, Empatia e Compaixão.

Significados

Tecnicamente simpatia é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma sensação despretensiosa que conduz a pessoa a definir uma harmonia com outrem, consentindo a formação de laços de amizade.

A simpatia também pode ser entendida como um estado de humor que objetiva a aproximação, mesmo entre desconhecidos. Geralmente, é demonstrado com um simples sorriso. O ato de sorrir para a maioria das pessoas é entendido como um gesto simpático de aproximação e de amabilidade.

Já a empatia é a capacidade psicológica de alguém sentir o que sentiria outra pessoa, se por acaso estivesse na mesma posição dela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando se colocar no lugar do próximo.

A empatia está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar.

Finalmente, o significado de Compaixão é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza alheia. A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional.

Simpatia, empatia e compaixão, sentimentos relevantes

Ter compaixão ao próximo é conseguir compreender o estado emocional alheio, sentir a sua dor e ter dó da sua situação, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento e sua dor.

No vídeo de hoje, falo um pouco sobre simpatia, empatia e compaixão, três sentimentos que tem relação, mas são diferentes um do outro e como eles impactam a nossa vida!

Compartilhar

Deixe um comentário