Estamos todos na mesma teia
Há poucos dias assisti a um vídeo de uma palestrante da equipe da academia Gracie Barra falando sobre um case de um ex-combatente. Ele era piloto de caça, da guerra do Vietnã que foi alvejado pela artilharia antiaérea vietnamita e virou preso de guerra por seis longos anos. Ele se chama Charles Plumb. Em seu retorno para os Estados Unidos ele passou a contar a sua experiência em palestras pelo país a fora e ficou conhecido com o jargão: quem dobrou o seu paraquedas hoje?
Um belo dia, Charles Plumb estava em um restaurante quando um homem entrou e o abordou. Ele perguntou: o senhor é Charles Plumb, ex-piloto de caça que foi capturado pelo exército vietnamita e agora roda o país dando palestras? E ele respondeu afirmativamente. Neste momento o homem se identificou como sendo a pessoa que dobrava o seu paraquedas.
Então ele ficou impressionado por nunca ter se tocado que alguém dobrava o seu paraquedas. Muito menos que foi a habilidade e a responsabilidade dessa pessoa que salvou a sua vida quando ejetou o assento da aeronave e fez o paraquedas abrir. Ele ficou muito agradecido ao homem e a partir de então passou a abrir suas palestras com a seguinte pergunta: quem dobrou o seu paraquedas hoje?
É nos bastidores que está quem dobra o seu paraquedas
No caso de Plumb a coisa era realmente literal, pois ele dependia do paraquedas funcionar perfeitamente para que ele pousasse são e salvo em terra firme. Mas esse jargão pode servir para todos nós, pois se observarmos bem, sempre há alguém dobrando o seu paraquedas todos os dias da sua vida. Desde a pessoa que varre, limpa e arruma o seu quarto, a sua cama e o banheiro, até o ascensorista do elevador do seu trabalho ou o manobrista que guarda seu carro no estacionamento.
A gratidão transforma as pessoas
Você pode dizer que aquelas pessoas estão sendo pagas e, as vezes, muito bem pagas para prestar aquele determinado tipo de serviço e que é apenas a obrigação delas. Tudo bem, eu concordo com você, mas se procurarmos saber quem está por trás de cada dia perfeito que você experimentar. Se dispensarmos alguns segundos para agradecer por aquele serviço prestado, estaremos dando um incentivo a mais àquela pessoa. De repente ela poderia estar passando por um péssimo dia, com vontade de se matar ou matar alguém. Entretanto, a simples atitude de agradecimento pode mudar o rumo da vida dessa pessoa. Isso mostra como estamos todos na mesma teia e o seu comportamento impacta direta ou indiretamente em alguém que você nunca viu mais gordo.
Pense nisso!