Aprendendo a Lidar Com a Raiva

De Thich Nhat Hanh

Literalmente aprendendo a lidar com raiva.

Nesta quarta-feira, aqui na coluna DICA DE LIVRO você vai conhecer “Aprendendo a lidar com a raiva” de Thich Nhat Hanh. Este livro tem como tema a raiva, mostrando como esse sentimento é uma emoção extremamente destrutiva e muito presente na nossa civilização. O autor procura ensinar como libertar-se dela, praticando o que ele chama de exercí­cio da ‘Plena Consciência’.

Expandindo a consciência

E eu chamo de exercício de expansão da Consciência. Algo que todo ser humano deveria fazer o tempo todo e todos os dias. Expandir a Consciência é o mesmo que buscar freneticamente, todos os dias, a sua melhor versão. E quando você prioriza isso passa a vibrar numa frequência superior, onde os sentimentos de baixa frequência como a raiva, o ódio, a inveja, o medo não alcançam jamais. Dai a importância de desenvolver emoções positivas, como amor e gratidão, que têm uma frequência vibracional alta.

A frequência vibracional é algo que pode ser alterado e influenciado. Podemos aumentar nossa frequência vibracional através de práticas como a meditação, a gratidão, o perdão e o amor ao próximo. Desta forma, podemos transformar nossas vidas, atraindo situações positivas e pessoas que vibram na mesma frequência que nós. Por isso, quando aprendemos a lidar com a raiva estamos construindo a ponte que irá nos levar da tridimensionalidade para a 5ª Dimensão.

Mindfulness

Thich Nhat Hanh fornece instruções concretas sobre como transformar o anseio, a raiva e a confusão que existem dentro de nós, para que se torne possível cuidar do sofrimento e alcançar a paz para podermos ajudar outras pessoas. Só quando conseguimos o controle e o domínio sobre nossas ações é que estamos preparados para ajudar outras pessoas. Thich Nhat Hanh procura ensinar como se livrar da raiva praticando o que ele chama de Mindfulness.

Ele ainda sugere que, se seguirmos essas instruções e aprendermos a cuidar de nosso sofrimento, alcançaremos a paz e seremos capazes de ajudar os outros a fazerem o mesmo. ‘A condição básica para a felicidade é a liberdade. Não nos referimos aqui à liberdade política, mas à liberdade que conquistamos quando nos libertamos da raiva, do desespero, do ciúme e das ilusões. Buda os descreve como venenos. Enquanto eles estiverem em nossos corações, é impossível ser feliz.’

Compartilhar

Deixe um comentário