A Rua Augusta de Lisboa

Rua Augusta, em Lisboa, com sua calçada portuguesa e o Arco do Triunfo ao fundo.

Estamos mais uma vez em terras lusitanas, parte de nosso berço brasileiro, por assim dizer.

O navio atracou em Lisboa e saímos sem planos definidos, mas algo nos direcionou para a famosa Rua Augusta, cuja entrada é marcada pelo imponente Arco do Triunfo, que se abre para a Praça do Comércio e o Rio Tejo.

Ao atravessar o arco, já estamos na Rua Augusta, repleta de restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia portuguesa, lojas variadas, entre elas, as que mais me interessam: as de lembrancinhas da cidade, sobretudo as de louças pintadas e, claro, as pequenas fábricas de pastel de nata.

Pois bem, paramos para saborear um delicioso bolinho de bacalhau com queijo de cabra, acompanhado de um cálice de vinho do Porto branco. Sabores locais para aprimorar mais uma experiência em Portugal.

História, arte e tradição

Enquanto caminhávamos, algo me chamou a atenção: o piso da Rua Augusta, com seus contrastes artísticos em preto e branco. Uma verdadeira obra-prima da calçada portuguesa, que mais parece um tapete artístico. E é mesmo, só que feito de pedras.

A rua é revestida por pequenos mosaicos de calcário, organizados em padrões geométricos e desenhos que conferem personalidade às calçadas portuguesas. Cada peça é cuidadosamente assentada pelos calceteiros, artesãos responsáveis por transformar o pavimento em arte. Tudo feito manualmente, vale salientar.

O curioso é que a reconstrução de Lisboa, após o grande terremoto de 1755, envolveu o reaproveitamento de materiais dos escombros de edifícios destruídos como castelos, monumentos e igrejas. Essa história de destruição e reconstrução nos convida a pensar em como, muitas vezes, até mesmo aquilo que parece ter perdido sua utilidade pode ganhar uma nova forma e um novo significado.

E o resultado ficou lindo!

A Rua Augusta nos ensina a recomeçar

Foi impossível não pensar em nós mesmos, quando pessoas, seres em permanente reconstrução.

Enquanto caminhava, admirando o chão que pisava, tão carregado de história e beleza, deixei minha mente viajar para dentro de mim. Pensei que também somos feitos de fragmentos, assim como aquela rua que hoje ostenta sua imponência em meio à capital portuguesa. Não por acaso, Augusta remete àquilo que é majestoso, venerável, digno de respeito.

Se refletirmos bem, somos feitos de pequenos pedaços de tudo o que nos acontece ao longo da vida: encontros, despedidas, alegrias, perdas, escolhas, decepções e recomeços. Cada experiência deixa sua marca, mesmo aquelas que gostaríamos de esquecer.

Quantas vezes já nos vimos em cacos, como os monumentos devastados pelo terremoto que abalou Lisboa? Quantas vezes sentimos que tudo desmoronou dentro de nós, deixando para trás apenas ruínas daquilo que um dia fomos?

E quantas vezes precisamos recolher nossos próprios pedaços, um a um, num trabalho demorado, doloroso e artesanal, para reconstruir quem somos, caco por caco e encontrar forças para seguir em frente?

Recomeçar requer tempo e delicadeza

Recomeçar não é simplesmente voltar ao ponto de partida. É reconstruir-se com o que restou, reaproveitar as experiências, ressignificar as dores e descobrir que até mesmo as nossas imperfeições podem fazer parte de uma nova composição. É aceitar que algumas marcas permanecerão, mas que elas não precisam comprometer a beleza do conjunto.

A história de Lisboa nos oferece essa lição: é possível renascer depois de uma tragédia, de uma perda ou de qualquer acontecimento capaz de abalar nossas estruturas. Não significa apagar o que aconteceu, tampouco fingir que nada doeu. Significa encontrar uma maneira de continuar, mesmo quando a vida nos obriga a reconstruir tudo de novo.

Pela rua, com história e reflexões

A Rua Augusta, que se estende como uma grande artéria no coração da cidade, conecta-se a outras ruas, menores, mas igualmente importantes. E essa imagem também me fez pensar na vida: somos feitos de caminhos que se cruzam, de experiências que se conectam e de histórias que, juntas, formam quem somos. Nenhum fragmento conta tudo sobre nós, assim como nenhuma pedra, isoladamente, revela a beleza daquele pavimento.

Fernando Pessoa e a Rua Augusta

Para os amantes da literatura, a rua guarda ainda uma curiosidade especial: foi ali que funcionou a Casa Serras (n⁰ 228, 1⁰ andar), empresa dedicada à importação e à representação, onde Fernando Pessoa trabalhou como correspondente comercial. O poeta que multiplicou a própria identidade em tantos heterônimos também conhecia, à sua maneira, a experiência de ser feito de muitas partes.

Uma rua viva

A Rua Augusta continua vibrante, movimentada e cheia de vida. Sua história está ligada à reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755, quando a região foi reorganizada no âmbito do projeto urbanístico da Baixa Pombalina. Hoje, seu pavimento artístico, suas fachadas e o movimento incessante de pessoas fazem dela um dos lugares mais emblemáticos da capital portuguesa.

E eu, que cheguei ali sem planos, saio de Lisboa levando comigo uma reflexão que não estava no roteiro.

Talvez a vida seja um pouco como aquela calçada: feita de pedras de diferentes tamanhos, formas e histórias, cuidadosamente reunidas para compor algo maior. Algumas foram marcadas pelo tempo; outras, pelos impactos que sofreram. Mas todas encontraram um lugar na composição.

Aprendi, mais uma vez, que não precisamos permanecer em ruínas só porque um dia desmoronamos. Podemos recolher nossos pedaços, respeitar o tempo da reconstrução e começar de novo, mesmo que o trabalho seja lento e imperfeito.

Afinal, assim como a Rua Augusta, também podemos transformar destroços em caminhos, dores em aprendizados e fragmentos em beleza.

E ontem, meu passeio me lembrou essa lição: não importa quantas vezes o chão desabe sob nossos pés; ainda podemos encontrar, entre os escombros, as pedras necessárias para construir um novo caminho.

Agora me conte: você já precisou recolher seus próprios pedaços e reconstruir a vida depois de um momento difícil? Que ensinamento ficou dessa experiência? Compartilhe sua reflexão nos comentários que voltarei para a leitura.

Beijos com sabor de pastel de nata.

5 comentários em “A Rua Augusta de Lisboa”

  1. Sim querida,
    A vida é feita de reconstruções, algumas mal acabadas, outras mais bonitas do que os originais.
    E assim seguimos, de caquinho em caquinho, na construção do mosaico que nos representa.
    Que saudades de Lisboa. <3
    Amei.

    Responder

Deixe um comentário