Intriga e sedução na Alemanha de Hitler
A nossa DICA DE LIVRO desta quarta-feira é No Jardim das Feras, intriga e sedução na Alemanha de Hitler, de Erick Larson. O romance de não ficção histórica mais incrível que eu já tive a oportunidade de ler. Conta o dia a dia da embaixada dos Estados Unidos em Berlim, nos idos de 1933. O autor, mestre da narrativa de não ficção, reconstitui com incrível precisão o ambiente cada vez mais opressivo de Berlim durante a ascensão do 3º reich. Ele também descreve de forma irretocável personagens históricos, como o bizarro Herman Göring, o sinistro Joseph Gobbels e o próprio Hitler. Nos apresenta os principais atores do cenário vivido nos anos que precederam o regime Nazista na Alemanha. Narra o envolvimento amoroso da filha do novo embaixador americano em Berlim, com algumas das figuras mais expressivas do Staff de Hitler.
A ascensão do 3º Reich
De forma inesperada, o professor William E. Dodd, da Universidade de Chicago, é convidado para assumir a embaixada dos Estados Unidos na Alemanha em 1933. Junto com a esposa e os dois filhos adultos, ele parte para Berlim, decidido a manter-se neutro em relação ao governo de Adolph Hitler. A animada vida social e o charme dos homens do Terceiro Reich a princípio encantam sua jovem filha Martha. Mas o deslumbramento não dura. Com o tempo, a família Dodd testemunha a crescente perseguição aos judeus, a censura à imprensa e a implantação de assustadoras leis. Em No jardim das feras, o escritor Erik Larson reconstitui o ambiente cada vez mais opressivo de Berlim pela perspectiva dos Dodd. Tudo registrado em cartas, diários e documentos. O livro também revela uma era de surpreendentes nuances e complexidades.
Por isso você não pode deixar de adquirir e ler, No Jardim das Feras, esse livro fascinante, de leitura rápida e empolgante, que mistura romance, com história, ficção e política.