A Ira, o maior dos pecados capitais

Desde os primórdios da humanidade o maior dos pecados capitais é a IRA. O sentimento da IRA muitas vezes é composta pela Inveja, o ódio e a vingança.

A mistura desses três sentimentos provoca a IRA, um sentimento absolutamente irracional, que não mede as consequências dos seus atos e normalmente causa muita destruição.

Esse vício humano já causou todo tipo de destruição na face da terra, provocando guerras entre pessoas, famílias, comunidades, estados e nações.

Quando alguém tem inveja de outra pessoa suas atitudes podem estar acompanhadas da racionalidade, pois é comum vermos histórias bem contadas e metodicamente calculadas. Crimes bem planejados com muita racionalidade que, na verdade, se constituem em vingança.

A inveja também é um sentimento muito corriqueiro entre as pessoas e que, dependendo da sua intensidade pode causar prejuízos materiais e emocionais, as vezes irreparáveis, a pessoa invejada.

A combinação da inveja com o ódio pode gerar crimes passionais milimétricamente calculados, dignos de um Best Seller e/ou filmes de grande sucesso na telona, sob a égide da racionalidade, já que o ódio por si só é um sentimento negativo e muito pesado.

Mas  normalmente causa mais dano e prejuízo a quem o possui do que ao indivíduo odiado. Entretanto, quando o ódio se une a inveja e a vingança se torna uma combinação altamente tóxica e explosiva, gerando a Ira, com um poder de destruição incalculável para ambas as partes. E o que é pior, atingindo, inclusive terceiros, pessoas inocentes, que não têm nada a ver com a lide em questão. Portanto, a Ira composta da Inveja, do Ódio e da Vingança é como a composição do fogo que só acontece quando se unem o oxigênio, o combustível e a centelha. Na falta de um desses comburentes não chama ou explosão.

Portanto, deve-se cultivar o que viemos aqui para aprender e crescer espiritualmente, o amor e se manter o máximo possível longe de todas essas combinações perversas e sórdidas.

Já que, de acordo com uma das leis universais, a de causa e efeito: o positivo atrai o positivo e o negativo atrai única e exclusivamente o negativo.

Compartilhar

Deixe um comentário