Eu sei que o nome pode parecer estranho, e até nos lembra a comida, né? Mas afinal, o que é Sistema Kibbe?
“Não tenho nada para vestir!”, “nada serve”, “nada que compro fica bom”. o guarda-roupa está lotado, mas não tem nada para vestir. Todos esses são indícios de que você precisa identificar seu Sistema Kibbe.
Vamos ao início
Nos anos 80, o estilista David Kibbe lançou o livro Metramorphosis, que explica o método que identificou 13 tipos de Identidades Corporais (ID), essas identidades são indicadas através da quantidade de Energia Yin e Yang que temos no nosso corpo.
Primeiramente, não se desespere! Antes de tudo, a energia Yin remete a tudo que é mais leve, curvado, enquanto a energia Yang remete a tudo que é forte, rígido, reto. Em nosso corpo, possuímos essas características. Muitas vezes indo para um extremo, muitas vezes com bastante equilíbrio.
A questão é que David Kibbe nos leva por um caminho para identificar essas energia e, ao repeti-las nas peças, entendemos o que mais nos valoriza, nos fazendo ficar livres de regras que tentam nos encaixar em um padrão de beleza específico e no geral, impraticável e inaplicável.
A silhueta Ampulheta
Um padrão de beleza bem difundido foi o da Silhueta Ampulheta. Lembra da Marilyn Monroe? Ela possuía essa tipo de apulheta. Observe que ela possuía a mesma largura entre ombros e quadris e um cintura beeeem marcada! Linda, né? Isso é incontestável!
Porém, não podemos tentar fazer com que todo mundo se encaixe nesse tipo de corpo, mas, foi exatamente isso que aconteceu durante muito tempo.
Dentro do método da silhueta ampulheta, qualquer corpo que não possua essas proporções é considerado “errado” e precisa ser ajustado. Nesse sentido, várias regras surgem para definir o que deve ser valorizado e o que deve ser “escondido”. Muitas vezes, você até gosta de uma característica do seu corpo, mas como ela “deve ser escondida”, se prender a regra atrapalha a construção da sua imagem e o quanto você vai passar a aceitar sua beleza. E durante décadas, e infelizmente, até hoje, várias mulheres sofrem na tentativa de se encaixar nesse padrão.
Com o Sistema Kibbe não acontece o mesmo?
De forma alguma, através do Sistema kibbe, não compreendemos não só os modelos de roupas que valorizam nosso corpo, mas também aprendemos sobre qual o tipo de tecido, recortes, misturas de cores, corte de cabelo, make e acessórios que potencializam nossa beleza.
Com essas informações, fica bem mais fácil ajustar o estilo que gostamos ou nos identificamos, para construir uma imagem harmônica e assertiva.
Dentro do Sistema existe 13 identidade corporais, cada uma com características específicas e pontos importantes a serem destacados.
Identificar seu Kibbe, vai te levar a um novo patamar na construção da sua imagem, vai te ajudar a fazer escolhas defroma mais rápida, te ajudando nas compras, na hora de se vestir no dia a dia e também na arrumação da sua mala de viagem. Eu não tenho dúvidas de que será uma virada de chave para você!
No próximo artigo eu vou te apresentar melhor as ID’s, mas vai pensando aí, qual será o seu kibbe?
Quer saber mais? Fala comigo. Eu amo guiar pessoas e ajudá-las a alcançar seus resultados mais rápido, usando a imagem a seu favor. Por isso, siga-me no Instagram @julyettorodrigues para saber cada vez mais sobre essa poderosa ferramenta. Vou amar te receber por lá! Até mais! bjOs!