Como já dizia Coco Chanel, toda mulher precisa de um pretinho básico. E não excluo essa máxima, mas depois de um tempo, o preto começou a ser escolhido não pela sua distinção e elegância, mas sim, como a única opção possível e aceitável. E um grande responsável por isso, é a afirmação de que preto emagrece. Mas com relação a roupa, nem sempre é assim.
Entendendo
Cores escuras absorvem luz. Ou seja, criam um efeito de retrair. Por exemplo, se você acha seus olhos grandes, usar lápis preto na linha d’água ou um delineado preto, irá dar a sensação de um olhar mais fechado, ou seja, visualmente menor.
O que acontece aqui é que o lápis vai seguir a anatomia do seu olho. Por isso o efeito é instantâneo.
Corpo
Mas com o corpo não é bem assim que funciona. Nosso corpo é formado por várias características. Altura, largura, volume, curvas, linhas retas, e por aí vai. Por isso que precisamos levar muitas características em consideração para te valorizar. Para isso, separei pontos para você observar.
Tecido
Observe como é o tipo de tecido. Se a peça for de uma malha muito levinha, pode terminar te marcando e evidenciando o que você quer “disfarçar”, ou seja, no lugar da peça preta te emagrecer, ela vai causar o efeito contrário.
Volume
Mesmo que a peça seja preta, se for larga demais, não vai emagrecer. Ela pode terminar escondendo sua silhueta, ou seja, fazendo com que o formato do seu corpo seja alterado, criando um efeito diferente daquele que você imaginou. Assim, leve em consideração o volume para o efeito “preto emagrece”.
Dica de Ouro
Segura essa dica, pois ela vale ouro. Escolha os tecidos de Alfaiataria. Uma boa alfaiataria, além de ser um tecido mais encorpado (dificilmente fica transparente), também contempla bons cortes e bons acabamentos. Neste caso, dentro das medidas corretas, teremos o tal preto que emagrece. Não vou mentir que nem sempre é a opção mais barata do mercado, mas é um investimento extremamente importante.
As peças em alfaiataria não apenas vão valorizar seu corpo, elas também irão te deixar automaticamente mais arrumada.
Usando outras cores
Utilize esses conhecimentos para usar outras cores, isso deixará seu visual mais interessante. Caso tenha medo das cores claras, comece a se testar em tons mais escuros para não fazer uma mudança tão brusca e se sentir estranha.
Porém, como gosto de imagens provando o que digo, olha abaixo a Queen Latifah belíssima e valorizadíssima em um vestido longo branco. Então, se usar branco é um terror para você, observe que escolher tecido, modelo, corte e caimento certos, vão fazer com que o branco te valorize mais que o preto.
Mas se você deseja variar, porém, não sabe que cores combinam contigo, opte pelas Cores Universais. Entretanto, você pode ampliar suas possibilidades e ser bem mais assertiva, identificando as cores mais harmônicas para sua beleza, realizando sua Análise Cromática. Confere lá e me conta o que achou.
Quer saber mais? Fala comigo. Eu amo guiar pessoas e ajudá-las a alcançar seus resultados mais rápido, usando a imagem a seu favor. Por isso, siga-me no Instagram @julyettorodrigues para saber cada vez mais sobre essa poderosa ferramenta. Vou amar te receber por lá! Até mais! bjOs!