Novo ano, novo calendário.
Primeira semana de 2025 e tenho certeza de que todos já pegaram o bom e velho, digo, novo calendário para ver as datas especiais que os aguardam.
Eu, sou “das antigas” e, mesmo tendo calendários em meu celular, ipad e computador, gosto de ter um de papel, onde posso riscar como quero. A sensação que tenho é de que posso manusear os dias, ter o controle deles (ledo engano).
De onde surgiram os calendários?
Lendo sobre o tema, temos que os calendários surgiram na pré-história, pois havia uma necessidade de se contar o tempo observando os fenômenos do céu e com isso, desenvolver a caça, agricultura e migrações.
Há aproximadamente 40 calendários no mundo, sendo os mais comuns, o judaico, o cristão e o islâmico.
Os romanos criaram a nomenclatura “calendário” derivando da palavra latina calendae, que denominava o primeiro dia da lua nova, quando se iniciava um mês.
Nós, cristãos, temos o nascimento de Cristo como data inicial de nosso calendário. Logo, nosso calendário é o cristão ou gregoriano, por ter sido estabelecido pelo Papa Gregório XIII. Estamos no ano 2025 (depois de Cristo).
Já os muçulmanos têm como marco inicial a fuga do profeta Maomé da cidade de Meca para Medina, que ocorreu em 622. Foi a partir desse evento que eles começaram a contar os anos. Atualmente, eles estão no ano 1446.
A religião judaica, por sua vez, conta os anos de acordo com o momento que eles entendem que o mundo foi criado. Dessa forma, eles já estão no ano 5785.
Outro calendário famoso é o chinês, tido como mais antigo do mundo que se baseia pelo sol e pela lua. Para eles, esse é o ano da serpente e, de acordo com suas crenças, é um ano de autoconhecimento e aprendizado.
Em outras palavras, até a noção de tempo que temos não é absoluta, mas os calendários são importantes para que possamos organizar a vida, manter as tradições e costumes. O que vejo de comum entre eles é que todos observam as fases da lua, o sol e fenômenos da natureza.
Seu calendário!
E o seu calendário, gira em torno de quê?
Não sei vocês, mas assim que o ano inicia eu pego uma bela de uma caneta e vou passeando mês a mês marcando os aniversários das pessoas mais próximas, as datas comemorativas e feriados importantes.
Depois, vou colocando as datas de viagens que temos marcadas e compromissos entre uma e outra. Quando vejo, tenho o ano inteiro planejado.
Nesses momentos, temos certeza de que somos mesmo pessoas de fé, pois planejamos tanto sem saber se aquilo irá se concretizar ou não, mas faz parte de nossa natureza, em acreditar no amanhã, no próximo dia do calendário.
Calendário x vida.
Bem, os calendários ditam quando nossa vida deve acontecer: marcamos encontros, reuniões, prazos, pagamentos, compromissos, casamentos, nascimentos, encontros com pessoas queridas, viagens, férias, enfim, nossas ações.
Entretanto, sempre é saudável deixar “dias em branco” para viver um pouco para nós mesmos. Os domingos costumam ser esses dias, mas conheço pessoas que deixam tanta coisa acumulada para fazer que o dia passa voando. Deveríamos escolher um dia que não fosse nosso aniversário, apenas para fazer “o que der na telha” ou não fazer nada.
Enfim, é notório que o calendário ajuda, mas não define nossa vida. De repente, acontece algo que muda os planos, a exemplo da recente pandemia, ou uma tragédia pessoal e nós, mesmo sem estarmos preparados, desafiamo-nos a viver, apesar de tudo.
Por fim, não importa se seu calendário está repleto de compromissos, datas especiais ou não. O importante é viver novas datas especiais, cumprir o que prometeu a si mesmo e, principalmente, fazer cada dia valer a pena. Ainda em tempo, que 2025 seja um ano de acontecimentos maravilhosos no calendário de sua vida!
E você, já marcou suas datas importantes de 2025?
Oi, querida! Já fui mais “presa” ao calendário. Hoje, embora, ainda siga por motivos profissionais e também pessoais, estou mais flexível. Acredito que a idade tem dessas coisas. 😉 Mas os rituais me encantam, datas celebrativas e afins. Como é fácil de perceber no meu perfil. 🙂 Ler sua crônica já entrou para o meu rol de marcos no meu caladário pessoal. <3 Que seu 2025 seja repeto de marcos memoráveis. <3 Abraços, Helenita