Individualismo e ética, valores em crise
Sempre acho que vale a pena relembrar o quanto estamos vivendo um momento de crise de valores: o distanciamento dos princípios éticos e morais, que gera consequências catastróficas e ameaçam a sobrevivência da espécie humana, bem como tem deixado de lado o valor das pequenas coisas.
Então, para mim, os principais valores em crise na sociedade atual, são o individualismo e a ética, que o progresso científico e tecnológico trouxe. Esse progresso, que por um lado facilita a vida, em muitos aspectos, por outro vem enfraquecendo o convívio olho no olho, a comunicação clara e assertiva, a empatia, cuidado e gratidão.
Portanto, refletindo sobre esse tema, me lembrei do texto abaixo que representa bem o que está sendo “perdido”, e que pode ser recuperado facilmente, se as pessoas quiserem de verdade.
Aí vai:
Pequenas Coisas
Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.
O atendimento
Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia. Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: ” Bem-vindo ao Venetia!”
Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
As instalações
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado naquele local, até então. Então, assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.
Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiro arrumados e uma bala de menta sobre cada um..
Que noite agradável aquela!
O dia seguinte e o encantameto
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: “Sua marca predileta de café. Bom apetite!” Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. “Mas como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?” Então, mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Ele simplesmente percebeu o valor das pequenas coisas.
A relação empresa-cliente
Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje, assim como nunca se falou tanto em relacionamentos e saúde mental!!!
Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing, treinamentos, dicas e remédios para amenizar solidão, depressão, doenças psicossomáticas entre outras dores. No entanto, as pessoas estão cada vez mais insatisfeitas, desconfiadas e tristonhas.
Volto a refletir que o valor das pequenas coisas conta, e muito!
Que tal contribuir para fazer deste mundo um lugarzinho melhor para viver, e conviver?
Sarita Cesana
Psicóloga CRP 17-0979O valor das pequenas coisas
@saritacesana_ @implementeconsultoria