Estampa e contraste e uma relação que causa muito impacto na construção direcionada da nossa imagem, e quando pensamos em escolher uma estampa ideal, podemos partir desse do entendimento desse conceito.
Antes de tudo, precisamos entender que o contraste nada mais é do que a diferença entre tons que estão próximos. Logo, na beleza humana, é a diferença que existe entre o tom da nossa pele com relação a cor dos olha, sobrancelhas e cabelos. Durante a Análise Cromática eu identifico essa característica. E assim como na beleza, nas estampas também existem três tipos de Contraste: Baixo, Médio e Alto.
Baixo Contraste
Significa que as características que citei são mais parecidas. Observe as belezas abaixo, percebemos uma certo uniformidade nas cores dessas belezas. Quando pensamos no conceito de Harmonia, temos que entender que Harmonia nada mais é que repetição. Logo, ao termos um baixo contraste, o harmônico é repetir esse contraste na estampa. E aqui, lembre que as estampas possuem uma coloração tom sobre tom.
Médio Contraste
Uma beleza de Médio Contraste é aquela em que os tons nem são totalmente parecidos, nem totalmente diferentes. Ficam no meio do caminho. Olha a imagem abaixo.
Alto Contraste
Por fim, quanto temos uma grande diferença entre os tons, temos um alto contraste. Percebe o quanto o preto e branco são tons diferentes? Também precisamos lembrar que muitas vezes a mistura dos tons mais vibrantes também criam alto contraste.
Então, vamos entender como cada beleza fica quando não repete o contraste nas estampas.
Efeito da Estampa
Nas pessoas que possuem um Baixo Contraste percebemos uma total harmonia, ou seja, vemos o todo. Por outro lado, nas pessoas de Médio e alto contraste, parece que a estampa fica fraca, apagada, acontece do mesmo modo quando escolhemos uma blusa ou um vestido com um contraste mais baixo que o nosso.
Desse modo, perceba que o a estampa de médio contraste transita bem por todas as belezas. Inclusive, se você é de baixo contraste mas gostaria de projetar mais força, essa é uma ótima opção para você.
Por outro lado, as estampas de alto contraste parecem ofuscar as pessoas da beleza de baixo contraste. A estampa fica muito forte para essa beleza que é mais suave. Por esse motivo, não são tão indicadas. As pessoas de médio contraste até que conseguem usar, mas elas realmente ficam fantásticas na beleza impactante das pessoas de alto contraste!
Harmonia
Sendo assim, não tem como negar a relação contraste e estampa. Abaixo um imagem que mostra o efeito harmônico em cada beleza, e também nos permite perceber que nossos olhos relaxam ao perceber harmonia.
Não quer dizer que se você já sabe seu contraste só irá usar a estampa do seu contraste, mas lembre-se do efeito que irá causar na sua imagem, para que você não use achando que vai transmitir uma mensagem e na realidade irá transmitir outra. Lembre que os conhecimentos de harmonia da imagem são para fazermos escolhas mais assertivas e ampliar nossas possibilidades.
Agora que você já sabe a relação de Contraste e Estampa, nosso próximo papo vai ser sobre outro passo para escolher a estampa ideal!
Quer saber como projetar uma imagem estratégica que ajuda a acelerar seus resultados em qualquer área? Fala comigo. Ahh! E já me segue no Instagram @julyettorodrigues para saber cada vez mais sobre essa poderosa ferramenta. Vou amar te receber por lá! Até mais! bjOs!