IPEM ENCONTRA IRREGULARIDADES EM BALANÇAS DE SUPERMERCADOS DE NATAL

Ipem fiscaliza balanças em supermercados de Natal e verifica duas irregularidades

Redação / Portal da Tropical

 Atualizado em:

Foto: Divulgação / Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou, nessa quinta-feira (22), uma operação de retomada das fiscalizações “Defendendo o Consumidor” com a verificação em balanças de supermercados da zona sul de Natal.

Foram verificadas 165 balanças e, desse quantitativo, apenas duas duplas irregularidades. Segundo o Ipem, foi constatado problema referente à marca de selagem rompida e oscilação na pesagem. Nenhuma dessas irregularidades trazem prejuízo ao consumidor, informou o órgão.

“A partir de hoje retomamos as fiscalizações periódicas, que foram diminuídas durante uma pandemia, com essa regularização passamos a ter verificações dos produtos e instrumentos fiscalizados pelo Inmetro, do qual somos delegados, nos setores de Metrologia, Pré-medidos e Qualidade Durante o período de maiores restrições na pandemia priorizamos alguns instrumentos e atendendo denúncias ”, explica o diretor geral do órgão, Theodorico Bezerra Netto.

As balanças comerciais também devem ser verificados a cada ano e seu bom funcionamento pode ser observado pelo consumidor nos seguintes itens: se estão bem niveladas, a presença do Selo de Verificação do Inmetro e da placa de identificação com informações sobre o fabricante e carga máxima e mínima, que são itens obrigatórios.

Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade em relação ao balanço é possível solicitar uma fiscalização pelos contatos seguintes: 0800-281-4054, com ligação gratuita; pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo Whats app 84 3222.9079.

Deixe uma resposta