UTILIDADE  PÚBLICA: NOVO CRONOGRAMA DO CONCURSO PARA DIPLOMATA FOI DIVULGADO PELO INSTITUTO RIO BRANCO

Instituto Rio Branco retoma concurso para diplomata e divulga novo cronograma; confira datas

 DIVERSOS

Foto: Marcelo Brandt/G1

O Instituto Rio Branco divulgou, nesta quinta-feira (18), o novo cronograma para o concurso que oferece 25 vagas de diplomata. As provas da primeira fase foram marcadas para 11 de abril e a segunda e a terceira etapas ficaram para maio e junho, respectivamente (veja calendário abaixo).

As oportunidades são para candidatos com nível superior em qualquer área. O salário é de R$ 19.199,06. O edital foi lançado em junho do ano passado, e as primeiras provas ocorreriam em agosto, mas acabaram suspensas após recomendação do Ministério Público Federal (MPF).

O novo coronograma foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Confira:

Primeira fase – 11 de abril: questões objetivas de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia, direito e direito internacional público;

Prova escrita de língua portuguesa – 8 de maio, das 14h ás 19h;

Prova escrita de língua inglesa – 9 de maio, das 14h às 19h;

Prova escrita de história do Brasil – 25 de junho, das 9h às 13h;

Prova escrita de geografia – 25 de junho, das 15h às 19h;

Prova escrita de política internacional – 26 de junho, das 9h às 13h;

Prova escrita de economia – 26 de junho, das 15h às 19h;

Prova escrita de direito – 27 de junho, das 9h às 13h;

Prova escrita de língua espanhola e língua francesa – 27 de junho, das 15h às 19h.

O concurso é organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Segundo a publicação no DOU, “na data provável de 30 de março de 2021 será publicado comunicado com instruções, procedimentos e protocolos que serão adotados no dia da realização das provas em função da Covid-19”.

O resultado da primeira fase será divulgado, pelo site, em 29 de abril. Já a lista de classificados na segunda etapa será publicada em 28 de maio e a da terceira etapa, em 23 de julho. O resultado final sai em 4 de agosto. Os selecionados farão o Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco.

Fundado em 1946, o instituto é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo.

Recomendação do MPF

Ao recomendar o adiamento das provas, em agosto do ano passado, o MPF argumentou que “o país ainda se encontra em fase ascendente da curva de contágio pelo coronavírus e que o avanço da doença ocorre de forma distinta nos diversos Estados da federação”.

Ainda de acordo com a recomendação, a realização das provas “inevitavelmente” resultaria “em aglomeração de pessoas, provocada pela própria dinâmica natural de um concurso público”.

“Ao impor a atual data prevista para aplicação do exame, a organização do concurso obriga os candidatos a escolher entre deixar de seguir as normas que determinam o isolamento em caso de contágio ou contato com alguém infectado, ou renunciar ao direito de participar da seleção”, argumentou o MPF à época.

Font: Blog do BG

Deixe uma resposta