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SAÚDE: ESTUDOS COMPROVAM QUE ANDAR APÓS AS REFEIÇÕES CORROBORA COM A LONGEVIDADE E A REDUÇÃO DOS SINTOMAS DE DOENÇAS

Há anos a ciência vem estudando e pesquisando sobre os efeitos da caminhada sobre a saúde integral, com uma substancial redução no risco de morte, ao mesmo tempo que aumenta substancialmente a longevidade com qualidade de vida. Estudos recente comprovam essas afirmações e enfatizam que caminhar sempre depois das refeições corrobora com a melhoria de todos os tipos de distúrbios metabólicos crônicos. Saiba muito mais lendo o artigo completo a seguir!

Basta ir andar: estudos mostram que andar normal pode acrescentar anos à sua vida e reduzir os sintomas de doenças

Caminhar pode literalmente acrescentar anos à sua vida, e incorporar caminhadas após as refeições pode melhorar todos os tipos de distúrbios metabólicos crônicos.

Quase novidade, o conjunto de pesquisas sobre caminhada foi complementado por outro estudo realizado em 2003-06, mas cujos resultados foram publicados recentemente, mostrando que pessoas que deram 8.000 passos por dia tiveram 51% menos risco de morte do que aquelas que deu 4.000 passos por dia.

Além disso, como inúmeros cientistas confirmaram no passado, o estudo encontrou um efeito cumulativo e dependente da dose na pessoa, já que aqueles que caminharam 12.000 passos ou mais tiveram um risco de morte 65% reduzido.

O estudo consistiu em cerca de 5.000 participantes que usaram pedômetros por três anos, e cujas circunstâncias de morte foram monitoradas pelos cientistas.

Faça a caminhada da vida

O movimento físico, não o exercício no sentido tradicional da aula de EF, é o catalisador por meio do qual nasce um corpo forte e saudável.

A ciência praticamente implora que o leitor comece a se movimentar mais, pois encontrou o mínimo dos mínimos para o benefício participativo. Por exemplo, os passos não foram dados todos ao mesmo tempo, sugerindo que, em muitas ocasiões, o usuário do pedômetro nem estava caminhando para se exercitar, mas sim fazendo algo como recados ou tarefas domésticas.

Não só não havia correlação de passos consecutivos e menor taxa de mortalidade, mas também não havia uma correlação entre intensidade do passo e menor taxa de mortalidade, o que significa que a pessoa nem mesmo tem que caminhar com força.

A ciência é bastante clara: ande e viva mais; exercite-se e viva ainda mais.

O CDC estima que 60%, ou 165 milhões de americanos, vivem com uma doença crônica, enquanto 40% podem viver com duas. O custo de toda essa doença, de acordo com o especialista em medicina funcional Chris Kresser, será igual ao PIB nacional em 2040.

Conforme mostrado em vários estudos, muitas dessas doenças crônicas podem ser melhoradas simplesmente caminhando – especialmente após o jantar ou uma refeição.

O jeito europeu

Tão icônica quanto a sesta é na cultura europeia, uma viagem para a rua após o jantar em um país como a França ou a Itália é o principal momento para ver as pessoas, enquanto amigos desmentidos e casais de todos os tipos “caminham” sob a rua luzes.

Caminhar após uma refeição, especialmente o jantar, pode melhorar todos os tipos de marcadores de doença cardiometabólica.

Um estudo com diabéticos chineses do tipo 2 descobriu que caminhar em uma esteira a 60% da frequência cardíaca máxima por apenas 20 minutos após o jantar diminuiu a média e o pico do pico de glicose no sangue pós-refeição, e melhorou como a glicose era regulada por 12 horas após refeição.

Os participantes do estudo com doença gastro-refluxo que seguiram o jantar com uma caminhada em vez de sentar , mostraram em um estudo do Paquistão ter um risco significativamente menor (12%) de desenvolver sintomas de refluxo gastrointestinal.

Outro estudo descobriu que, em 64 pacientes, “o efeito da caminhada rápida após o jantar é significativo no tratamento da gordura hepática comunitária [doença] e pode melhorar a função hepática”.

Estudos menores com muito poucos participantes analisaram outros efeitos e encontraram significância na caminhada após o jantar.

Mesmo que a atividade física recomendada nos EUA seja de 150 minutos de intensidade moderada por semana, encontrar isso apenas com caminhadas diárias pode ser muito gratificante também.

Fonte: Good News Network

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