SAIBA COMO PREPARAR UM DELICIOSO PRATO COM A CARA DE POVO POTIGUAR

Por Inter TV Costa Branca

 

Carne de sol no jerimum: receita com a cara do povo potiguar. — Foto: Inter TV Costa BrancaCarne de sol no jerimum: receita com a cara do povo potiguar. — Foto: Inter TV Costa Branca

A receita exibida no Inter TV Rural desse domingo (14) destaca dois ingredientes que têm uma identidade cultural e gastronômica muito ligada ao Rio Grande do Norte: a carne de sol e o jerimum.

O jerimum, além de ser muito consumido e produzido, é famoso no estado por uma expressão que se popularizou para designar o norte-rio-grandese, o “papa-jerimum”.

O outro ingrediente, a carne de sol, recebeu o título de patrimônio cultural e imaterial do estado. A região Seridó se destaca pela produção e qualidade desse tipo de carne. A união dos dois ingredientes em um só prato, com outros toques da gastronomia regional, deixa a receita com a cara do povo potiguar.

Ingredientes

  • 1 jerimum grande inteiro
  • 800 g de carne de sol cozida, dessalgada e desfiada em lascas grossas
  • 1 cebola roxa média cortada em cubos
  • 3 dentes de alho triturados
  • 200 g ou uma caixa de creme de leite
  • 200 g ou um copo de requeijão
  • 100 g de queijo coalho (ou mussarela) relado
  • 3 pimentas-de-cheiro de tamanho médio cortada em cubos pequenos
  • 50 ml ou aproximadamente 4 colheres de sopa de manteiga de garrafa
  • 25 ml ou aproximadamente 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • Sal, pimenta e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

O jerimum que vamos usar é o da variedade conhecida como abóbora, que tem o formato mais achatado. Mas, podemos usar também o jerimum do tipo caboclo (ou outro de formato achatado) que também funciona nesse tipo de preparação.

O primeiro passo é preparar o jerimum. Com a ajuda de uma faca vamos abrir a parte superior do jerimum para formar uma espécie de tampa. A abertura não deve ter um diâmetro muito pequeno e a faca deve chegar até o fim da polpa. Depois de fazer uma circunferência, retiramos a tampa e vamos retirar as sementes do interior do jerimum antes de levá-lo ao forno.

Com a ajuda de uma colher grande, vamos raspando o interior do jerimum para retirar todas as sementes. Retiramos também as sementes que ficarem presar na “tampa” que retiramos do jerimum.

Depois, vamos temperar a polpa interna do jerimum com sal, pimenta e umedecer com azeite e manteiga de garrafa. Podemos passar um pouco da manteiga e do azeite também na casca do jerimum e na parte interna da tampa. Depois de temperar, envolvemos o jerimum em papel-alumínio, colocamos dentro de uma forma e levamos ao forno preaquecido a 180°. Com 30 minutos começamos a verificar com a ajuda de um garfo se a polpa está macia. O jerimum utilizado nessa receita levou cerca de 1 hora no forno, mas esse tempo pode variar.

Após retirarmos do forno, com a ajuda de uma colher, vamos retirar parte da polpa desse jerimum e reservar em um recipiente para usar no refogado.

Em uma panela vamos adicionar um fio de manteiga da terra e de azeite e refogar a cebola. Após uma leve refogada, acrescentamos a pimenta-de-cheiro e em seguida o alho. O próximo passo é colocar a carne de sol já desfiada e continuar refogando.

Quando a carne tiver pego o sabor dos vegetais, vamos adicionar, ainda na panela, a polpa que retiramos do jerimum e vamos misturar. Quando a polpa do jerimum estiver bem incorporada ao refogado, vamos adicionar o requeijão cremoso, misturando sempre. Nesse ponto, finalizamos com o creme de leite, misturamos um pouco, ajustamos sal e pimenta, finalizamos com o cheiro verde e o recheio está pronto.

Para finalizar o prato, vamos preencher todo o espaço do jerimum com o recheio com a ajuda de uma colher grande ou concha. O ideal é que o recheio fique logo abaixo da polpa do jerimum. Por cima, vamos colocar uma camada generosa do queijo ralado e voltamos com o jerimum ao forno para gratinar o queijo. O forno deve estar preaquecido a 180° até que ele fique levemente dourado.

Após retirar o jerimum do forno, podemos finalizar com cheiro verde e servir.

Deixe uma resposta