REFLEXÃO: VIVA INTENSAMENTE O PRESENTE ASSIM COMO OS CÃES

O texto de REFLEXÃO desta terça-feira, nesta coluna, faz-nos pensar sobre a sábia compreensão que o cão tem da beleza da vida ao viver apenas o presente, saboreando cada momento vivido e experienciado, bem diferente de nós, seres humanos, que estamos sempre e de alguma forma preocupados com o passado ou com o futuro. Isso, talvez, até explique o porquê desses animais viverem bem mais que nós em relação ao tempo que levam para amadurecerem e ficarem adultos. Por isso pare e sinta como a vida é boa e reflita sobre isso!

Repare e sinta: A vida é boa!

 em 

 

Milhões de pessoas, que de outra forma estariam perdidas nos seus pensamentos e preocupadas com o passado e com o futuro, são frequentemente trazidas de volta ao momento presente pelo seu gato ou pelo seu cão, que lhes recordam a alegria do Ser.

Já nos esquecemos daquilo que as pedras, as plantas e os animais ainda sabem. Esquecemo-nos de ser – de estar tranquilos, de ser quem somos, de estar onde a vida está: Aqui e Agora.

Os cães vivem no Agora para nos ensinar e nos lembrar. Preste atenção ao observar um cão a descansar ou a brincar. Deixe que o animal lhe ensine a sentir-se à vontade no Agora, a celebrar a vida estando completamente presente.

O cão ainda vive no estado natural. E isso vê-se facilmente porque você tem problemas e o seu cão não tem. E enquanto você tem raros momentos de felicidade, o seu cão celebra a vida constantemente.

Repare só na cauda. Com alguns cães, basta olhar para eles – basta um breve olhar – e a cauda desata a abanar e a dizer… «A vida é boa! A vida é boa!

Eles não estão à procura da razão pela qual a vida é boa. É uma compreensão imediata. As pessoas dizem «amo-me» ou «odeio-me». O cão diz «au, au», o que traduzido quer dizer: Eu sou quem sou!

A isso é que eu chamo integridade – ser uno consigo mesmo. (Guardiões do Ser – Eckhart Tolle)

Luz e Paz!

Fonte: Sabedoria Universal

Deixe uma resposta