PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Araçatuba, no interior de São Paulo, vive madrugada de terror com assalto a banco. Levantamento mostra que a área de mineração no Brasil cresceu seis vezes de tamanho em 35 anos. Ministério Público do Trabalho pede afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Palmares. Furacão Ida avança pelo nordeste dos Estados Unidos. Os concursos públicos com mais de 21 mil vagas abertas no país. Tem novela de sucesso de volta no Globoplay. E você sabe quando soltar gases pode ser motivo de preocupação? A gente te explica.

Terror em Araçatuba

Reféns são colocados em cima de carros durante ataque a bancos em Araçatuba, SPReféns são colocados em cima de carros durante ataque a bancos em Araçatuba, SP

Criminosos fortemente armados atacaram uma agência bancária do Centro de Araçatuba (SP), no início da madrugada desta segunda-feira (30) e causaram terror e pânico na cidade.

Conforme apuração da TV TEM, após o ataque ao banco, os criminosos abordaram pedestres e motoristas e os fizeram reféns na cidade. Eles também cercaram os bases Polícia Militar e viaturas.

Em vídeos que circularam nas redes sociais, algumas vítimas aparecem em uma espécie de “escudo humano” dos criminosos e sobre carros.

Segundo a polícia, os criminosos também fecharam algumas entradas da cidade para evitar que equipes policiais cheguem ao local.

Mineração e desmatamento

Na mineração do ouro, o garimpo usa mercúrio, substância que acaba gerando graves danos ambientais — Foto: Chico Batata/GreenpeaceNa mineração do ouro, o garimpo usa mercúrio, substância que acaba gerando graves danos ambientais — Foto: Chico Batata/Greenpeace

A área minerada no Brasil saltou de 31 mil hectares em 1985 para 206 mil hectares em 2020, um aumento de mais de 564% ou de seis vezes o tamanho de 35 anos atrás.

Os dados são de um levantamento da organização MapBiomas com base em imagens de satélites e em inteligência artificial publicado nesta segunda-feira.

Em resumo, o estudo do Map Biomas também revela que:

  • A área ocupada pelo garimpo no Brasil já é maior que a ocupada por mineração;
  • Em terras indígenas, a área ocupada pelo garimpo cresceu 495% entre 2010 e 2020;
  • Em unidades de conservação, a área ocupada pelo garimpo cresceu 301% de 2010 a 2020;
  • A Amazônia concentra 93% de todo o garimpo realizado no Brasil

🎧 O Assunto

Indígenas protestaram contra o marco temporal e o garimpo em frente ao Palácio do Planalto — Foto: Amanda Perobelli/ReutersIndígenas protestaram contra o marco temporal e o garimpo em frente ao Palácio do Planalto — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Em sua maior mobilização em pelo menos 3 décadas, mais de 6 mil representantes de dezenas de etnias marcam presença, há uma semana, nas proximidades do Supremo Tribunal Federal. O motivo é um julgamento, que a Corte deve retomar nesta quarta, cujo desfecho ameaça limitar o que há de mais essencial para esses povos: o direito originário à terra.

No episódio desta segunda de O Assunto, Renata Lo Prete discute o tema com duas convidadas: Samara Pataxó, coordenadora jurídica da Articulação dos Povos Indígenas, e Isadora Peron, repórter do jornal Valor Econômico. Ouça abaixo:

Números da pandemia

Brasil tem o menor número de mortes por Covid em 24 horas desde 13 de dezembro
Brasil tem o menor número de mortes por Covid em 24 horas desde 13 de dezembro

O Brasil registrou neste domingo (29) 278 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o menor número desde 13 de dezembro. O total de óbitos chegou a 579.330 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 679, o quarto dia seguido abaixo de 700.

Já com relação ao número casos, o país registrou em 11.855 nas últimas 24 horas. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias ficou em 24.390 – a mais baixa desde 12 de novembro. O total desde o início da pandemia é de 20.738.655.

Em seu pior momento a curva da média móvel chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.

Sérgio Camargo

Exclusivo: presidente da Fundação Palmares é acusado na Justiça de assédio moral, discriminação e perseguição ideológica

Exclusivo: presidente da Fundação Palmares é acusado na Justiça de assédio moral, discriminação e perseguição ideológica

“Máquina zero obrigatória para a negrada”. “Negro de esquerda é burro”. “A escravidão foi terrível, mas benéfica para os descendentes”. Essas são frases de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares. As declarações geraram repúdio do movimento negro.

Pelo teor racista, foram questionadas na Justiça e até pela Organização das Nações Unidas. Agora, uma ação do Ministério Público do Trabalho pede o afastamento de Camargo, mas pelo que acontece dentro da fundação. A denúncia é de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação.

Relatos de 16 servidores e ex-funcionários revelam uma rotina de humilhação e terror psicológico. A ação foi protocolada na sexta-feira (27) e o Fantástico teve acesso aos 16 depoimentos.

Furação Ida

Foto de 29 de agosto de 2021 em Nova Orleans, na Louisiana, mostra homem passando ao lado de estrutura destruída após a passagem do furacão Ida — Foto: Eric Gay/APFoto de 29 de agosto de 2021 em Nova Orleans, na Louisiana, mostra homem passando ao lado de estrutura destruída após a passagem do furacão Ida — Foto: Eric Gay/AP

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou situação de desastre na Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida, disse a Casa Branca neste domingo (29).

“A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar moradores e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre”, disse a Casa Branca.

Mais de um milhão de clientes na Louisiana está sem energia elétrica, de acordo com o site PowerOutage.us, que monitora quedas de energia. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido.

No domingo à noite, a primeira morte causada pelo furacão foi confirmada. Trata-se de um homem de 60 anos que morreu após ter a casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital do estado.

A previsão é que o Ida se encaminhe rumo ao nordeste nesta segunda-feira (30).

Avião chacoalha ao entrar dentro de furacão Ida
Avião chacoalha ao entrar dentro de furacão Ida

Crise no Afeganistão

Imagem mostra carro em chamas. Veículo iria lançar foguetes contra o aeroporto de Cabul — Foto: Agência de notícia Aamaj/via ReutersImagem mostra carro em chamas. Veículo iria lançar foguetes contra o aeroporto de Cabul — Foto: Agência de notícia Aamaj/via Reuters

O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira (30). A informação é da agência de notícias Reuters.

O presidente norte-americano Joe Biden foi avisado sobre a tentativa de ataque, que não interrompeu as operações no aeroporto.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse em um comunicado que o presidente “reafirmou sua ordem para que os comandantes redobrem seus esforços para priorizar o que precisa ser feito para proteger as forças no solo”.

Os Estados Unidos tentam concluir a operação de retirada de tropas e de aliados até o prazo limite, que é terça-feira. Até agora, 114 mil pessoas deixaram o país e ao menos 4 mil militares ainda estão no Afeganistão.

Encceja 2020

Encceja, exame em busca de certificação de ensino — Foto: Rede Globo/ReproduçãoEncceja, exame em busca de certificação de ensino — Foto: Rede Globo/Reprodução

Os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, serão divulgados na quarta-feira (1°), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame que concede certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram essas etapas em idade regular foi realizado neste domingo (29) em 622 cidades de todo o país.

A avaliação contou com quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Os temas das redações deste ano foram: “Abandono afetivo do idoso no Brasil” para alunos de ensino fundamental e “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” para aqueles do ensino médio.

Concursos

Concursos públicos com mais de 21 mil vagas — Foto: DivulgaçãoConcursos públicos com mais de 21 mil vagas — Foto: Divulgação

Pelo menos 118 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira e reúnem um total de quase 21,5 mil vagas.

  • 9 empresas abrem vagas de emprego e estágio; veja lista

Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, de Brasília, por exemplo, os salários chegam a R$ 32.781,77 para duas vagas para médicos com especialidade em neurocirurgia.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Auxílio emergencial

Auxílio emergencial — Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilAuxílio emergencial — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa paga nesta segunda-feira a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com número do NIS encerrado em 9.

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos são feitos da mesma forma que o benefício original, com depósito em conta.

A Caixa lembra que os recursos também podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na lede lotérica de todo o país.

Paralimpíadas

 

Daniel Dias pronto para largar em busca de mais uma final nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, agora nos 50m costas S5 — Foto: Lintao Zhang/Getty Images

Daniel Dias pronto para largar em busca de mais uma final nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, agora nos 50m costas S5 — Foto: Lintao Zhang/Getty Images

O maior medalhista brasileiro paralímpico de todos os tempos quer mais. Daniel Dias vai para a final dos 50m costas S5, classe para deficientes físicos, em busca de seu 28º pódio na carreira, o quarto nas Paralimpíadas de Tóquio 2020.

Na noite deste domingo, manhã de segunda em Tóquio, Daniel fez a terceira melhor marca da primeira bateria ao nadar em 37s19. O suficiente para garantir a vaga na decisão da manhã desta segunda, às 6h18 (horário de Brasília).

No fim de semana, as mulheres brilharam e fizeram o Brasil dar um salto no quadro de medalhas e voltar para sexta colocação. Além de três bronzes, foram quatro ouros, três deles conquistados por mulheres.

Paralimpíadas: Brasil conquista medalhas no judô, remo e halterofilismo
Paralimpíadas: Brasil conquista medalhas no judô, remo e halterofilismo

Mariana D’Andrea faturou o primeiro título paralímpico da história do Brasil no halterofilismo. Alana Maldonado se tornou a primeira brasileira campeã no judô dos Jogos. Maria Carolina Santiago quebrou um jejum de 17 anos sem um ouro feminino do país na natação. O quarto título brasileiro no dia foi conquistado por Gabriel Araújo na natação.

Mariana D'Andrea; Alana Maldonado; Maria Carolina Gomes Santiago — Foto: REUTERS/Marko Djurica; Kazuhiro NOGI/AFP; Charly TRIBALLEAU/AFPMariana D’Andrea; Alana Maldonado; Maria Carolina Gomes Santiago — Foto: REUTERS/Marko Djurica; Kazuhiro NOGI/AFP; Charly TRIBALLEAU/AFP

⚽ Futebol

O domingo foi estreia com gol no líder Atlético-MG no Brasileirão. O atacante Diego Costa marcou no empate com o Bragantino, resultado que manteve o time na ponta do campeonato

São Paulo e Juventude ficaram no 1 a 1, e Atlético-GO e Inter não saíram do zero. Na manhã de domingo, o América-MG derrotou o Ceará, que demitiu o técnico Guto Ferreira. Veja a classificação completa e abaixo os gols do Fantástico.

Gols do Fantástico: líder Atlético-MG empata com o Bragantino
Gols do Fantástico: líder Atlético-MG empata com o Bragantino

Previsão do tempo

Saiba como fica o tempo nesta semana — Foto: Arquivo pessoalSaiba como fica o tempo nesta semana — Foto: Arquivo pessoal

Nesta segunda-feira, algumas áreas de instabilidade começam a perder força no país, mas uma infiltração marítima mantém a chuva persistente em boa parte do Brasil. Destaque para chuvas em Florianópolis, no litoral do Paraná, no leste de São Paulo e na capital, além de Rio de Janeiro, Espírito Santo e toda a costa da Bahia.

Também deve chover entre a tarde e a noite na região da grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e leste do Mato Grosso. No Nordeste, especialmente no interior, e na região Sul o tempo já deve começar firme na manhã de segunda. As informações são do Climatempo.

Pum preocupa?

Gases intestinais: entenda como ocorrem e quando devem ser motivo de preocupação
Gases intestinais: entenda como ocorrem e quando devem ser motivo de preocupação

Soltar gases intestinais é um processo fisiológico natural aos seres humanos. Segundo especialistas, um adulto saudável emite, em média, cerca de 1,5 litro de gases por dia, sendo a maior parte durante o sono.

“A maior parte dos gases que a gente produz não tem cheiro porque são produzidos por nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, metano e gás carbônico, e esses gases não produzem mau cheiro”, explica a nutricionista Adriana Lauffer.

Segundo ela, o mau cheiro dos gases vem da presença de enxofre e do gás sulfídrico. Essas substâncias correspondem a apenas 1% dos componentes dos gases intestinais.

‘Duas caras’ de volta

Dalton Vigh, Marjorie Estiano e Gabriel Sequeira na novela 'Duas caras' — Foto: Globo/Marcio de SouzaDalton Vigh, Marjorie Estiano e Gabriel Sequeira na novela ‘Duas caras’ — Foto: Globo/Marcio de Souza

A novela “Duas caras” estreia nesta segunda-feira no Globoplay. Exibida em 2007, a trama de Aguinaldo Silva conta um história de vingança com Marjorie Estiano e Dalton Vigh.

A jovem Maria Paula (Marjorie Estiano) contra Marconi Ferraço/Adalberto Rangel (Dalton Vigh), um homem misterioso que, após casar-se com ela por interesse, desaparece levando toda a sua fortuna.

Para entrar no clima, o G1 relembra alguns dos principais momentos, além de curiosidades, como por exemplo essa: a trama foi a primeira novela da TV Globo totalmente gravada e transmitida em alta definição.

Olha que Legal

Farid el Manssouri visita a exibição 'Ponto cego', no Museu Central de Utrecht, na Holanda — Foto: Reuters/Eva Plevier Farid el Manssouri visita a exibição ‘Ponto cego’, no Museu Central de Utrecht, na Holanda — Foto: Reuters/Eva Plevier

Os visitantes de uma exibição holandesa intitulada “O Ponto Cego” podem se surpreender com o cheiro que sentirão, mas no melhor sentido.

O Museu Central de Utrecht lançou o projeto inusitado neste mês de agosto visando tornar suas peças mais acessíveis e agradáveis para os deficientes visuais.

Em uma delas, partes pintadas de amarelo e vermelho são quentes para representar as cores, enquanto o azul é pintado sobre uma superfície fria.

Você viu?Matthew Mindler em foto de agosto de 2011 — Foto: Jamie Mccarthy/Getty Images North America/Getty Images via AFP/ArquivoMatthew Mindler em foto de agosto de 2011 — Foto: Jamie Mccarthy/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo

Deixe uma resposta