PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 29 DE ABRIL DE 2021 POR G1

Por G1

 

CPI da Covid começa, de fato, a trabalhar nesta quinta-feira, quando o país pode atingir a marca de 400 mil mortos pelo novo coronavírus. Joe Biden dicursou para celebrar seus primeiros 100 dias no governo dos Estados Unidos. A China lançou foguete que leva primeira parte de sua Estação Espacial. A Cedae será ou não leiloada? Conheça o “rei das lives”. E “O auto da boa mentira” estreia.

CPI da Covid

Integrantes da CPI da Covid se reúnem hoje para votação do plano de trabalho e dos requerimentos com pedidos de informação e convocação de testemunhas. Serão convocados ministro e ex-ministros da Saúde de Jair Bolsonaro. Ao menos 11 pedidos de senadores aliados do governo foram produzidos no Palácio do Planalto.

Ontem, senadores governistas pediram ao STF que Renan Calheiros seja impedido de integrar a CPI da Covid. O relator no STF será Ricardo Lewandowski.

Avanço da pandemia

O Brasil registrou 3.019 novas mortes por Covid ontem e se aproxima da marca de 400 mil vítimas da doença. País contabiliza 14.523.807 casos e 398.343 óbitos. A média móvel está em 2.379 mortes por dia.

Falta de vacinas

Mais de 30,7 milhões de pessoas tomaram a primeira da vacina contra a Covid, e 14,6 milhões tomaram a segunda dose. Mas cidades de ao menos 18 estados suspenderam nesta semana a aplicação da 2ª dose da CoronaVac por falta de imunizante: veja quais cidades anunciaram a suspensão.

100 dias de Joe Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, diante de Kamala Harris e Nancy Pelosi no 1º discurso ao Congresso americano. — Foto: Chip Somodevillaat/Pool via REUTERSO presidente dos EUA, Joe Biden, diante de Kamala Harris e Nancy Pelosi no 1º discurso ao Congresso americano. — Foto: Chip Somodevillaat/Pool via REUTERS

Em discurso para marcar os 100 primeiros dias no governo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, entre outros temas, que “herdou uma nação em crise”, celebrou a vacinação em massa contra o coronavírus, e pediu plano trilionário para aquecer o mercado. O discurso diante de 2 mulheres no Congresso é históricoentenda por quê.

O Assunto de hoje analisa os 100 dias de BidenOUÇA:

Estação espacial chinesa

Foguete chinês leva o módulo central da estação espacial — Foto: AFP PhotoFoguete chinês leva o módulo central da estação espacial — Foto: AFP Photo

China lançou o primeiro módulo de sua estação espacial, cuja montagem levará mais de um ano e será realizada em 10 missões, incluindo quatro tripuladas. Deve estar operacional em 2022.

Censo 2021

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal tome as providências para realizar o Censo demográfico, suspenso por falta de recursos.

Cedae: leilão ou não?

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quinta-feira decreto que pode suspender o leilão da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos. A venda está prevista para ser realizada nesta sexta-feira (30).

Daniel Silveira vira réu

O STF decidiu por unanimidade tornar réu o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) no inquérito que investiga atos antidemocráticos. Em fevereiro, ele foi detido por ter publicado um vídeo no qual defende o AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e a destituição de ministros do STF. As duas reivindicações são inconstitucionais.

Cunha tem prisão revogada

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região revogou a prisão do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Cunha, porém, segue em prisão domiciliar por conta de outra prisão preventiva.

Rei das lives

Anselmo Troncoso durante transmissão da live Cachaça e Cabaré 2 — Foto: DivulgaçãoAnselmo Troncoso durante transmissão da live Cachaça e Cabaré 2 — Foto: Divulgação

Quem é Anselmo Troncoso, responsável pela transmissão de grandes shows online na pandemia.

Cinema

Pôster de 'O auto da boa mentira' — Foto: DivulgaçãoPôster de ‘O auto da boa mentira’ — Foto: Divulgação

“O auto da boa mentira” estreia nos cinemas nesta quinta-feira com humor e absurdo de Ariano Suassuna. Filme com Renato Góes, Leandro Hassum, Cássia Kis, Jesuíta Barbosa e Nanda Costa é dividido em quatro histórias baseadas nas entrevistas e frases do escritor.

Fonte: G1

Deixe uma resposta