PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 26 DE MARÇO DE 2021

Por G1

 

Butantan desenvolve a “Butanvac”, sua própria vacina contra a Covid. O tamanho do colapso: Brasil tem 6,3 mil pacientes infectados na fila por UTI, aponta conselho de secretários. País bate recorde de novos casos, com quase 100 mil em 24 horas. Começam nesta sexta os ‘megaferiados’ na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. A Polícia Federal investiga se empresários foram vacinados ilegalmente em Minas. O presidente Bolsonaro vai se vacinar? Congresso Nacional aprovou o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. Contestado por Câmara e Senado, Ernesto Araújo participa com Bolsonaro de cúpula do Mercosul. ‘E aí, turma AE4?’: entenda mal-entendido de calouros que fez Moro, Maia, Xuxa, Porchat e até atores dos EUA gravarem vídeos de apoio a turmas da FGV.

‘Butanvac

Foto mostra o Instituto Butantan, em São Paulo — Foto: Marcos Santos/USP ImagensFoto mostra o Instituto Butantan, em São Paulo — Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto Butantan avançou no desenvolvimento de sua própria vacina contra a Covid-19, e pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes clínicos com voluntários.

A nova candidata a vacina será chamada de “Butanvac”, e o objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano.

O governador de São Paulo, João Doria, e o diretor do Butantan, Dimas Covas, darão mais detalhes da vacina nesta sexta-feira (26).

O Assunto

O episódio desta sexta explica por que a vacinação patina na EuropaOuça o podcast:

Bolsonaro irá se vacinar?

Jair Bolsonaro — Foto: REUTERS/Ueslei MarcelinoJair Bolsonaro — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a um interlocutor que vai se vacinar contra a Covid-19, informa o colunista do G1 e comentarista da GloboNews Gerson Camarotti. Mas desde que se iniciaram os estudos sobre as vacinas, e os imunizantes começaram a ser produzidos, o presidente disse reiteradas vezes que não iria se vacinar e que somente “imbecil” ou “idiota” o criticaria por isso.

Colapso na saúde

Brasil tem 6.370 pacientes com Covid à espera de um leito de UTI
Brasil tem 6.370 pacientes com Covid à espera de um leito de UTI

6.370 brasileiros com Covid-19 estavam, nesta quinta-feira (25), à espera de um leito de UTI, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) obtidos com exclusividade pelo Jornal Nacional. Os número dão uma dimensão do impacto nos estados: em São Paulo, são 1.500 pessoas na fila. Em Minas Gerais, quase 714 pessoas. No Rio de Janeiro, 582 e, no Paraná, 501.

O presidente do Conass, Carlos Lula, diz que a situação é dramática e representa um colapso no sistema. E que essa situação vai fazer o número de mortes diárias crescer muito rapidamente.

O ritmo do contágio espanta diante do colapso de sistemas de saúde e a alta de mortes no país. Nesta quinta, o Brasil bateu recorde de casos de Covid: quase 100 mil em 24 horas. Foram registrados mais 2.639 vítimas, e o total chegou 303,7 mil. Dezenove estados e o Distrito Federal estão com alta nos óbitos; veja os dados detalhados.

‘Megaferiado

Passageiros se aglomeram em vagão de trem da Linha 7-Rubi da CPTM nesta segunda-feira (15), primeiro dia da fase emergencial decretada pelo governo do estado — Foto: Roberto Costa/Código19/Estadão ConteúdoPassageiros se aglomeram em vagão de trem da Linha 7-Rubi da CPTM nesta segunda-feira (15), primeiro dia da fase emergencial decretada pelo governo do estado — Foto: Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo

A antecipação de cinco feriados, anunciada pela Prefeitura de São Paulo, começa a valer nesta sexta, em uma tentativa de aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid na cidade. Apesar de uma sequência de pouco mais de uma semana sem dias úteis, o rodízio vai valer durante o feriado; os bancos não abrem, mas as datas de vencimento das contas continuam. Veja perguntas e respostas sobre a antecipação dos feriados na capital paulista.

O estado do Rio de Janeiro também entra em um “superferiado” de recolhimento a fim de tentar conter o avanço da doença e desafogar os hospitais. Serão 10 dias de recesso, entre feriados criados para este fim e antecipação de folgas até o Domingo de Páscoa (4 de abril). Tire as principais dúvidas.

Vacina VIP

PF e MP investigam empresários de Minas suspeitos de tomar vacina de forma clandestina
PF e MP investigam empresários de Minas suspeitos de tomar vacina de forma clandestina

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão investigar se empresários do ramo do transporte foram vacinados ilegalmente contra a Covid em Minas Gerais. Segundo reportagem da revista “Piauí”, eles teriam comprado o imunizante por conta própria, fazendo a aquisição antes que os 77 milhões de brasileiros dos grupos prioritários tenham sido vacinados, e sem a doação ao SUS. Cada vacina teria custado R$ 600.

Novos grupos

Frascos da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em centro de vacinação — Foto: REUTERS/Yves HermanFrascos da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em centro de vacinação — Foto: REUTERS/Yves Herman

Ao menos três estados – São Paulo, Espírito Santo e Paraná – anunciaram a previsão de vacinar professores e profissionais da educação entre abril e maio, de acordo com um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) a pedido do G1.

Em São Paulo, a imunização dos professores deve ocorrer a partir de 12 de abril. A expectativa é vacinar 350 mil profissionais da educação. A prioridade serão profissionais da educação básica (desde a creche até o ensino médio). No Espírito Santo, a vacinação deve ocorrer a partir de 15 de abril. No Paraná, a previsão é imunizar os docentes até o fim de maio.

Orçamento 2021

Câmara dos Deputados aprova orçamento 2021
Câmara dos Deputados aprova orçamento 2021

Congresso Nacional aprovou o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. O texto segue para sanção presidencial e estabelece as receitas e despesas federais previstas para este ano.

Ministro por um fio

Parlamentares aliados do governo fazem pressão pela saída do chanceler Ernesto Araújo
Parlamentares aliados do governo fazem pressão pela saída do chanceler Ernesto Araújo

Contestado por Câmara e Senado, Ernesto Araújo participará com o presidente Jair Bolsonaro da cúpula virtual de comemoração dos 30 anos do Mercosul, bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, segundo a agenda oficial do presidente.

Nesta quinta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a atuação do Ministério das Relações Exteriores, comandado por Ernesto Araújo, está “muito aquém do desejado”. Na véspera, durante sessão sobre os esforços do Itamaraty para a obtenção de vacinas contra a Covid, ao menos sete senadores pediram ao ministro que deixasse o cargo. Segundo o blog da Andréia Sadi, pressionado por diversos setores da sociedade e após alerta do Congresso, interlocutores do presidente Jair Bolsonaro estão em busca de um nome para a vaga.

Lava Jato

Lula durante pronunciamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC, nesta quarta-feira (10) — Foto: Amanda Perobelli/ReutersLula durante pronunciamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC, nesta quarta-feira (10) — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou para 14 de abril o julgamento dos recursos contra a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato no Paraná. O plenário vai analisar recursos apresentados tanto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto pela defesa de Lula.

PGR tenta derrubar a decisão individual de Fachin e restabelecer as condenações – e com isso, a inelegibilidade – de Lula. Já os advogados do ex-presidente recorrem de um dos pontos da decisão de Fachin – que, ao anular os julgamentos, também encerrou 14 processos no STF que questionavam aspectos da condução das investigações na Justiça Federal do Paraná. A defesa pede que essas ações sigam tramitando até que haja decisão definitiva sobre a validade ou não das condenações.

Nova arma

Fotos mostram novo míssil da Coreia do Norte durante teste realizado nesta quinta-feira (25) — Foto: KCNA via REUTERSFotos mostram novo míssil da Coreia do Norte durante teste realizado nesta quinta-feira (25) — Foto: KCNA via REUTERS

Coreia do Norte confirmou o disparo de míssil que tinha sido detectado por militares sul-coreanos. O regime de Kim Jong-un detalhou que os testes foram feitos com um novo “projétil tático guiado” com motor de combustível sólido.

presidente Joe Biden alertou o governo norte-coreano sobre uma possível escalada das tensões com os Estados Unidos ou aliados regionais da Casa Branca, como a Coreia do Sul e o Japão.

“Haverá resposta se eles escolherem escalar [as tensões]. Vamos responder apropriadamente, mas também estou preparado para alguma forma de diplomacia”, alertou Biden.

‘E aí, turma AE4?’

Celebridades gravam vídeos de apoio às turmas de calouros da FGV de SP
Celebridades gravam vídeos de apoio às turmas de calouros da FGV de SP

Os calouros da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo convenceram celebridades e políticos a gravar vídeos de apoio às turmas após mal-entendido sobre as regras de uma competição entre as salas da faculdade. As mensagens de personalidades como as do ex-juiz Sergio Moro, do deputado federal Rodrigo Maia, da apresentadora Xuxa Meneghel e do humorista Fábio Porchat viralizaram nas redes sociais.

Entenda o caso: o Diretório Acadêmico Getúlio Vargas (DAGV) realiza, todos os anos, uma gincana entre as salas na qual os calouros devem pedir a estudantes integrantes do conselho de torcida da universidade a gravação de vídeos de apoio. São cinco alunos “celebridades” que fazem parte do conselho, e a turma de calouros que conseguir o endosso de mais conselheiros ganha a prova, segundo Marco Koblinsky, presidente do DAGV. No entanto, a brincadeira chamada “prova da cúpula” foi mal compreendida pelos novatos neste ano, que passaram a pedir vídeos de apoio às suas salas para celebridades.

Assassinato no RJ

Flordelis — Foto: Reprodução/TV GloboFlordelis — Foto: Reprodução/TV Globo

Em entrevista a Pedro Bial, a deputada federal Flordelis afirmou que a filha Simone foi a mandante da morte do pastor Anderson – assassinado a tiros em junho de 2019, na garagem da casa da família. Segundo Flordelis, Simone estava doente e era assediada por Anderson:

“Além de estar com câncer, sofrendo com câncer, ela carregava isso sozinha, em silêncio, esses assédios, esses estupros. Ela carregava sozinha, Bial. Não estou defendendo ela, porque não concordo com o que ela fez. Eu discordo 100%. Ela não podia ter feito isso, não é matando que resolvemos os problemas”, disse.

deputada é uma das 11 acusadas pelo crime – ela nega o envolvimento. Segundo o Ministério Público, a parlamentar foi a mandante do assassinato.

Caso Henry Borel

Ex do vereador Doutor Jairinho diz que ele foi violento com filha dela
Ex do vereador Doutor Jairinho diz que ele foi violento com filha dela

Uma ex-namorada do vereador Doutor Jairinho acusa o padrasto do menino Henry de ter sido violento com a filha dela, anos atrás. Ela afirma ainda que recebeu uma ligação do vereador logo após a morte do menino. Essa acusação levou à abertura de uma nova investigação, desta vez na Delegacia da Criança e do Adolescente vítima, no Centro do Rio. A polícia também ouviu o depoimento de uma jovem de 13 anos, que é filha da mulher que teve um relacionamento com o vereador.

Entenda o caso: menino Henry Borel, de 4 anos, chegou morto ao hospital no dia 8 de março. Laudo do IML, segundo peritos ouvidos pela TV Globo, aponta que a criança ‘teve uma morte violenta’. A mãe disse que ouviu barulho de TV e encontrou o filho no chão.

Caos naval

VÍDEO: Meganavio encalha e causa trânsito náutico no Canal de Suez, no EgitoVÍDEO: Meganavio encalha e causa trânsito náutico no Canal de Suez, no Egito

O trânsito segue bloqueado no Canal de Suez, no Egito. A empresa japonesa dona do navio de carga, que encalhou, pediu desculpas pelas perturbações que tem causado no comércio marítimo global. Com 400 m de comprimento – quase a altura do edifício Empire State – e peso de 200 mil toneladas, o navio Ever Given ficou encalhado diagonalmente no local, em meio a uma tempestade de areia e fortes ventos.

O incidente provocou um enorme engarrafamento: formou-se uma fila de mais de 150 navios à espera de passar por Suez, por onde transita cerca de 12% do comércio global – uma vez que o canal conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e oferece a rota mais curta entre Ásia e Europa.

Marca do ‘BBB21’

1ª metade do 'BBB21' foi marcada pelos lenços e bandanas dos participantes — Foto: Reprodução/TV Globo1ª metade do ‘BBB21’ foi marcada pelos lenços e bandanas dos participantes — Foto: Reprodução/TV Globo

Lenços na cabeça e bandanas foram os acessórios mais usados pelos participantes do “BBB21” e se tornaram a marca desta edição. Carla Diaz, Viih Tube, Pocah, Thaís e Camilla de Lucas finalizaram os looks muitas vezes com a produção na cabeça, e não foram poucas as noites em que mais de uma participante optou pelo acessório. Já Fiuk lidera o time dos que preferem usar o lenço mais dobrado, no estilo bandana. Os estilistas apontam que a peça é coringa e ajuda a disfarçar quando cabelo não está nos melhores dias. Entenda onde surgiu a tendência.

Maratona on-line 🎭

O grupo Casuarina — Foto: Divulgação / Leo AversaO grupo Casuarina — Foto: Divulgação / Leo Aversa

Os teatros Riachuelo Rio e Prudential irão transmitir neste sábado (27), Dia Mundial do Teatro, e no domingo (28), shows e peças realizados nos espaços desde o início da pandemia. A maratona gratuita estará disponível a partir das 10h de sábado em seus canais do Youtube. Veja programação.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para esta sexta-feira (26)
Veja a previsão do tempo para esta sexta-feira (26)

Deixe uma resposta