PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 26 DE JANEIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

STF autoriza investigação sobre conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso do Amazonas. A média móvel de mortes por Covid-19 é a maior desde 4 de agosto de 2020. China confirma liberação de 5,4 mil litros de insumos da CoronaVac para o Brasil. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mantém proibida a entrada de viajantes do Brasil, União Europeia e Reino Unido. Motorista de ônibus relata falta de freios em acidente que matou 19 pessoas no Paraná; Polícia Civil investiga. E o Fies 2021 abre inscrições nesta terça.

Inquérito da PGR

Lewandowski autoriza abertura de inquérito sobre conduta de Eduardo Pazuello
Lewandowski autoriza abertura de inquérito sobre conduta de Eduardo Pazuello

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar a conduta do ministro da SaúdeEduardo Pazuello, na crise de saúde do Amazonas – causada pela superlotação dos leitos hospitalares e pelo colapso no fornecimento de oxigênio.

Agora, Pazuello passa a ser formalmente investigado no Supremo por suposta omissão. A investigação vai começar pelo depoimento do ministro à Polícia Federal. Como investigado, Pazuello terá que apresentar informações sobre as ações efetivamente adotadas em relação ao estado da saúde pública de Manaus. Lewandowski definiu prazo inicial de 60 dias para as investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na decisão, o ministro do STF definiu que o depoimento de Pazuello deve ocorrer em até cinco dias após a intimação. O relator também determinou que, considerando a fase embrionária das investigações, Pazuello terá a prerrogativa de marcar o dia, o horário e o local para ser ouvido pela Polícia Federal.

Dados da pandemia

Média móvel de mortes por Covid no Brasil chega a 1.055, a maior desde 4 de agosto
Média móvel de mortes por Covid no Brasil chega a 1.055, a maior desde 4 de agosto

A média móvel de mortes por coronavírus no Brasil chegou a 1.055, a maior desde 4 de agosto (quando foi de 1.066 mortes). O país contabilizou 8.872.964 casos e 217.712 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. Cinco estados estão com alta nas mortes; veja os dados detalhados.

As mortes pela doença no país em janeiro ultrapassaram as registradas em todo o mês de dezembro, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Enquanto dezembro teve 21.811 vidas perdidas pela Covid, do dia 1º de janeiro até as 20h de domingo (24), 22.105 óbitos foram registrados. Especialistas atribuem o aumento às festas de fim de ano e à variante detectada no Amazonas.

Corrida pela vacina

China anuncia a liberação de matéria-prima para a CoronaVac, do Instituto Butantan
China anuncia a liberação de matéria-prima para a CoronaVac, do Instituto Butantan

Em carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, informou que estão liberados para exportação 5,4 mil litros de insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Já a Fiocruz divulgou em nota que há uma “sinalização” de que o primeiro lote de insumo para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca seja feito em 8 de fevereiro.

Esse insumo, necessário para a fabricação do imunizante, é chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). De acordo com a nota, ainda não há confirmação da data para a remessa da IFA, que depende de aval das autoridades chinesas para que seja exportado.

O Assunto

A esnobada do Brasil na Pfizer: a anatomia de um caso que revela a desorganização e a falta de empenho do governo em imunizar os brasileiros contra a Covid-19. Neste episódio, Renata Lo Prete recebe dois convidados: Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin e que trabalhou por duas décadas no Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, e Thomas Conti, professor do Insper e integrante do InfoVid, grupo interdisciplinar dedicado à divulgação de informações sobre a doença.

Restrição nos EUA

Viajantes são vistos no principal terminal do Aeroporto Internacional de Denver, nos EUA, em 22 de julho de 2020 — Foto: David Zalubowski/AP/Arquivo

Os Estados Unidos irão manter a proibição da entrada de viajantes vindos do Brasil, de países da União Europeia e do Reino Unido e passarão a incluir na lista pessoas que chegarem da África do Sul – onde surgiu uma das novas variantes do coronavírus -, informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

A medida já era esperada, depois que o ex-presidente Donald Trump anunciou, no dia 18 de janeiro, que iria suspender as restrições, com início em 26 de janeiro. No mesmo dia, a equipe de Joe Biden avisou que o novo presidente iria reverter a decisão.

Nesta segunda, os EUA confirmaram o primeiro caso de infecção pela variante do coronavírus identificada no Brasil. Ela foi identificada em um morador do estado de Minnesota que viajou recentemente para o país.

Impeachment de Trump

Impeachment de Trump: Câmara dos EUA envia 2º processo ao Senado — Foto: BBC

A Câmara dos Estados Unidos encaminhou ao Senado o segundo processo de impeachment contra o ex-presidente americano Donald Trump. O artigo foi lido no plenário pelo deputado democrata Jamie Raskin, de Maryland, líder dos gerentes do impeachment. Hoje, os senadores que atuarão como jurados farão o juramento, mas o julgamento em si irá começar na semana de 8 de fevereiro. O ex-presidente já foi considerado culpado pela Câmara por incitar à violência que resultou na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso americano, em 6 de janeiro.

Tragédia em rodovia

Veja trajeto do ônibus que tombou em Guaratuba, Paraná

Veja trajeto do ônibus que tombou em Guaratuba, Paraná

A Polícia Civil investiga o tombamento de ônibus, que deixou 19 mortos e 31 feridos, na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Em depoimento, o motorista alegou que o veículo ficou sem freios antes de capotar. O ônibus levava 53 passageiros, sendo quatro menores de idade, e dois motoristas, de Ananindeua, no Pará, até um parque de diversões em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, segundo documento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Veja o que ainda falta esclarecer sobre a tragédia.

Um mês do desaparecimento

Lucas Matheus, 8 anos; Alexandre da Silva, 10 anos; e Fernando Henrique, 11 anos, desapareceram no domingo (27) — Foto: Reprodução/TV GloboLucas Matheus, 8 anos; Alexandre da Silva, 10 anos; e Fernando Henrique, 11 anos, desapareceram no domingo (27) — Foto: Reprodução/TV Globo

As famílias tentam manter a esperança um mês depois do desaparecimento de três meninos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil investiga o caso e apura a participação do tráfico local. Investigadores também aguardam o resultado de um exame de DNA feito em uma roupa encontrada em uma comunidade perto de onde os meninos moram.

Lembre o caso: há um mês, os primos Alexandre da Silva, de 10 anos, e Lucas Matheus, de 8 anos, e o colega Fernando Henrique, de 11 anos, sumiram depois de saírem de casa para jogar bola em um campinho no condomínio onde moram e nunca mais foram vistos.

Educação

MEC publica edital do Fies 2021 do primeiro semestre — Foto: ReproduçãoMEC publica edital do Fies 2021 do primeiro semestre — Foto: Reprodução

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 do primeiro semestre abre o período de inscrição nesta terça (26), e encerra na sexta-feira (29). Os resultados serão divulgados em 2 de fevereiro. O edital prevê a seleção com base em notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2019. Saiba mais.

Como o Enem 2020 será realizado em janeiro e as notas serão divulgadas em março, não será possível usar o desempenho desta edição para concorrer ao financiamento estudantil do primeiro semestre.

1º dia de BBB21

Lumena, Viih Tube, Juliette e Fiuk conversam na ala separada do 'BBB21' — Foto: Reprodução/TV GloboLumena, Viih Tube, Juliette e Fiuk conversam na ala separada do ‘BBB21’ — Foto: Reprodução/TV Globo

O BBB21 começou com tudo nesta segunda-feira. Seis participantes entraram na casa com imunidade após votação do público e ficaram em uma casa separada. Os outros 14 brothers participam de prova que valerá imunidade para dupla vencedora.

Televisão 📺

Fausto Silva apresentar o 'Domingão do Faustão' — Foto: Reprodução/TV GloboFausto Silva apresentar o ‘Domingão do Faustão’ — Foto: Reprodução/TV Globo

Fausto Silva, apresentador do “Domingão do Faustão”, vai deixar o programa e a TV Globo no fim de 2021. Em nota, a emissora afirma que Fausto decidiu “encerrar sua jornada à frente de programas semanais” neste último ano de seu contrato: “Só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu”. O apresentador agradeceu a emissora.

“Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso. Repito aqui o que sempre disse no ar: a Globo é uma empresa quase perfeita”, diz Fausto no comunicado.

Música 🎶

6ª edição do Rio Choro será realizada em formato de mostra virtual — Foto: Divulgação6ª edição do Rio Choro será realizada em formato de mostra virtual — Foto: Divulgação

A partir de hoje, estão abertas as inscrições para a 6ª edição do concurso musical Rio Choro. A disputa deste ano será realizada em formato de mostra virtual. O concurso é voltado para compositores de choro, que poderão se inscrever gratuitamente até o dia 14 de fevereiro. Leia mais.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para esta terça-feira

Veja a previsão do tempo para esta terça-feira

Futebol

Campeonato Brasileiro
20h: Palmeiras x Vasco
20h: Atlético-MG x Santos

Fonte: G1

Deixe uma resposta