PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 26 DE AGOSTO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Três partidos do Centrão discutem fusão para contar com a maior bancada. O STF retoma o julgamento da autonomia do Banco Central. A Câmara deve votar o texto do novo Código Eleitoral. A crise na energia e a gasolina cada semana mais cara. Na Copa Do Brasil, o Fluminense enfrenta o Altético-MG.

Fusão de partidos

Três partidos do “Centrão” — PP, PSL e PRB — avançaram em tratativas para se fundirem em uma única sigla. O novo partido terá a missão de ampliar a governabilidade de Jair Bolsonaro junto ao Congresso.

O partido já nasceria com a maior bancada da Câmara dos Deputados — 126, na hipótese de todos os parlamentares das três legendas migrarem para o novo partido. Atualmente, as maiores bancadas são as do PSL e do PT, com 53 deputados cada uma.

A negociação, no entanto, inclui um consenso inusitado: o próprio presidente, hoje sem partido, não poderia se filiar à nova sigla.

Autonomia do Banco Central

O STF retoma hoje o julgamento da autonomia do Banco Central. A lei, sancionada por Bolsonaro, estabeleceu que os mandatos do presidente e dos diretores do banco não coincidam com os do presidente da República.

Ainda ontem, o ministro Ricardo Lewandowski deu voto favorável à ação do PT e do PSOL que questiona a lei, e concordou com os argumentos que apontam a inconstitucionalidade do projeto. O julgamento foi interrompido após voto do ministro Luís Roberto Barroso – que discordou do relator. Até o momento, o placar está empatado em 1 a 1.

Código Eleitoral

A Câmara deve votar hoje o texto do novo Código Eleitoral, que pode impedir uma possível candidatura de Sergio Moro nas eleições de 2022. Isso porque uma mudança de última hora estabelece uma quarentena de cinco anos para candidaturas de promotores, juízes e policiais que deixarem os cargos.

O movimento é uma reação dupla não só às bancadas policias, que ganharam visibilidade com a ascensão do bolsonarismo, mas também a integrantes do Ministério Público e da magistratura, que ganharam impulso eleitoral principalmente na esteira da Lava Jato. Além da quarentena de cinco anos, outros pontos devem ser discutidos, como o uso do fundo partidário; os recursos para mulheres e negros e o fim do sistema próprio da Justiça Eleitoral.

Combate à Covid

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse ontem que “vai faltar dose” das vacinas contra Covid se os estados não seguirem o plano federal de imunização. Os dois pontos de atrito entre o governo federal e estados são:

CPI

Hoje é a vez do empresário José Ricardo Santana depor na CPI da Covid. Ele esteve presente no jantar em que teria sido feito pedido de propina no episódio da oferta de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca pela Davati Medical Supply.

Relembrando: as investigações sobre o suposto pedido de propina surgiram após o depoimento de Luiz Dominghetti à CPI da Covid. Pela versão de Dominghetti, no jantar ocorrido em 25 de fevereiro, o ex-diretor de logística do ministério da Sáude Roberto Dias teria condicionado a compra do imunizante ao pagamento de US$ 1 adicional por dose – valor que, supostamente, seria desviado.

Incêndios e tempo seco

Incêndio na noite desta quarta-feira em mata na Grande São Paulo. — Foto: Reprodução/GloboNews

O Corpo de Bombeiros e os brigadistas do Parque Estadual do Juquery entraram no quinto dia de combate ao fogo que consumiu 80% da área. O incêndio terminou, mas os profissionais fazem o controle de brasas na vegetação.

O tempo seco favorece os incêndios. Em São Paulo, a umidade relativa do ar atingiu valores próximos a 20% na terça-feira (24), e a prefeitura decretou estado de atenção. Há fogo descontrolado em áreas florestais de ao menos 5 cidades: Barueri, Mairiporã, Cajamar, Santana do Parnaíba e na capital paulista.

O Assunto

Em meio século de viagens pelo país, Araquém Alcântara testemunhou como poucos as mudanças sofridas por nossos principais biomas. Tempo suficiente para se indignar com “a incapacidade dos brasileiros de entender a importância de seu maior patrimônio”. Neste episódio, que celebra o aniversário de 2 anos de O Assunto, Araquém conta a Renata Lo Prete algumas das histórias que ouviu e, principalmente, das cenas que registrou em fotos premiadas aqui e no exterior. OUÇA:

Conta de luz

Para tentar conter a piora da crise que ameaça o fornecimento de energia, o governo prometeu uma “premiação” a quem poupar energia. A medida foi anunciada após o alerta do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) ter avaliado uma “relevante piora” das condições hídricas no país.

E a gasolina?

 — Foto: Reprodução/RBS TV Foto: Reprodução/RBS TV

Os brasileiros estão pagando cada vez mais para encher o tanque do carro. Em algumas cidades do país, o preço do litro da gasolina já passa dos R$ 7 – e se transformou num dos vilões da inflação deste ano, responsável por afetar duramente o orçamento das famílias brasileiras. Entenda por que o preço dos combustíveis está subindo – e quem são os ‘culpados’ por isso.

Babá mantida em cárcere privado

Babá se joga de 3° andar de prédio em Salvador; polícia investiga cárcere privado cometido

Babá se joga de 3° andar de prédio em Salvador; polícia investiga cárcere privado cometido

A mulher que foi acusada de manter a babá em cárcere privado deve ser ouvida pela polícia hoje em Salvador (BA). A vítima teria se jogado no 2º andar do prédio para fugir da patroa, que a teria trancado no banheiro. A babá Raiana Ribeiro da Silva, de 25 anos, ficou internada com suspeita de fratura nas pernas, mas recebeu alta ontem. Antes da fuga, ela enviou um áudio pedindo ajuda aos familiares em um aplicativo de mensagens.

Copa do Brasil

Fluminense recebe o Atlético-MG a partir das 21h30, no primeiro duelo entre das quarta de final. Ontem, o Flamengo goleou o Grêmio, o São Paulo empatou com o Fortaleza e o Athletico-PR bateu o SantosVeja a tabela.

Você viu?

Deixe uma resposta