PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 25 DE JANEIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Candidatos barrados no Enem podem fazer o pedido para reaplicação da prova a partir de hoje. O segundo dia do exame, realizado neste domingo, teve índice de abstenção recorde: 55,3%. O estado de São Paulo endurece as regras da quarentena a partir de hoje. Entenda as regras. Fantástico faz raio-X dos contratos emergenciais assinados pelo RJ na pandemia e revela sinais da corrupção. Queda de avião deixa jogadores do Palmas mortos. Cidade de São Paulo comemora seus 467 anos. E começa hoje o BBB21: saiba mais sobre os participantes.

Enem 202

Portões do Enem 2020 ficaram abertos entre 11h30 e 13h — Foto: Giuliano Gomes/PR PressPortões do Enem 2020 ficaram abertos entre 11h30 e 13h — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Em meio à pandemia, estudantes realizaram o segundo dia de provas do Enem neste domingo (24). Novamente, foram registradas cenas de aglomeração pelo país. A abstenção subiu no segundo dia e atingiu índice recorde: 55,3%. Alexandre Lopes, presidente do Inep, disse que o número foi maior do que o esperado.

Candidatos que perderam a prova por problemas de infraestrutura, como as salas lotadas no domingo passado ou falta de luz, podem pedir a reaplicação. O pedido pode ser feito a partir das 12h desta segunda (25) até sexta (29) no Página do ParticipanteVeja que mais pode entrar com o pedido.

Os candidatos tiveram 5 horas para responder a 45 questões de ciências da natureza (biologia, física, química) e outras 45 de matemática. Houve perguntas envolvendo Harry Potter, a bomba atômica e carros elétricos, cobrando conceitos do ensino médio. Professores avaliaram que a prova foi marcada por biologia ‘difícil’ e ausência de fisiologia humana.

Estudantes fazem o segundo dia de provas do Enem

Estudantes fazem o segundo dia de provas do Enem

Eletrobras

A Eletrobras comunicou neste domingo (24) que Wilson Ferreira Junior, atual presidente da empresa e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo. Em fato relevante, a empresa afirma que a decisão foi tomada por motivos pessoais. Ferreira Jr. ficará no cargo até o dia 5 de março para fazer transição para seu sucessor, que ainda será indicado.

Fase vermelha em São Paulo

Entenda as cores do Plano SP
Entenda as cores do Plano SP

Todas as regiões do estado de São Paulo entrarão em fase mais rígida da quarentena nesta segunda-feira. A fase vermelha, que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais, passa a vigorar das 20h às 6h em dias úteis. As regras também vão valer aos sábados, domingos e feriados, durante todo o dia. As restrições vão até, pelo menos, 8 de fevereiro.

Segundo o plano, durante a fase vermelha, podem operar apenas serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. O atendimento presencial em lojas, restaurantes e lanchonetes fica proibido, mas serviços de delivery podem funcionar normalmente. Veja a lista completa.

Números da pandemia

Brasil tem mais de 8,8 milhões de casos de Covid
Brasil tem mais de 8,8 milhões de casos de Covid

Brasil ultrapassou 217 mil mortes pela Covid, com registradas nas últimas 24 horas. Segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.030. Oito estados estão com alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, RO, RR e TO.

O consórcio de imprensa divulgou também os números de vacinados: 15 estados e o Distrito Federal vacinaram 580.806 pessoas. Os demais não divulgaram números consolidados de vacinação.

O Assunto

Prefeitos, secretários municipais, empresários, médicos, jovens sem comorbidade alguma: tem de tudo (até negacionistas) na lista de brasileiros que estão burlando a ordem de prioridades estabelecida no plano federal de imunização contra a Covid-19. Em entrevista a Renata Lo Prete, Daniel Dourado, médico e advogado do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP, lembra que burlar esse tipo de determinação das autoridades em plena pandemia configura crime previsto no artigo 268 do Código Penal, com punição que pode variar de um mês a um ano de detenção, mais multa.

Crise em Manaus

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que ficará no estado do Amazonas pelo “tempo que for necessário”. Ele desembarcou no estado no último sábado (23). A Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de um inquérito para investigar a conduta do ministro na crise da pandemia no estado.

Pandemia no RJ

Raio X dos contratos emergenciais assinados pelo RJ na pandemia revela sinais da corrupção
Raio X dos contratos emergenciais assinados pelo RJ na pandemia revela sinais da corrupção

Respiradores superfaturados e que não funcionam. Milhares de testes de Covid reprovados. Reportagem especial do Fantástico faz um raio-X dos contratos emergenciais e mostra pela primeira vez os galpões que são o retrato da corrupção e do desperdício de dinheiro público durante a pandemia no RJ.

Além do prejuízo já causado aos cofres públicos, o estado continua gastando só para armazenar os produtos: desde agosto de 2020, os custos são de R$ 1 milhão ao mês.

2 anos de Brumadinho

Dois anos após tragédia de Brumadinho, quatro cidades do entorno ainda sofrem com impactos do rompimento da barragem. O “mar de rejeitos” vindo da barragem de Córrego do Feijão, da Vale, contaminou o rio Paraopeba em São Joaquim de Bicas, Betim, Mário Campos e Juatuba. Segundo levantamento, 3.066 pessoas sofrem com as consequências dessa contaminação.

Segundo o relatório, 67% dos atingidos de São Joaquim de Bicas tiveram diminuição de renda após o rompimento da barragem da Vale. Em Mário Campos, este índice chegou a 66%. Em Juatuba, o número foi 64% e 63% em Betim.

Tragédia no Tocantins

Avião ficou completamente destruído após cair em Luzimangues — Foto: Divulgação

Um avião com parte da equipe do Palmas Futebol e Regatas, time da Série D, caiu na manhã deste domingo, pouco após decolar em Porto Nacional (TO). Quatro jogadores, o presidente da agremiação e o piloto da aeronave morreram. Conheça as vítimas do acidente.

Os quatro atletas eram recém-chegados ao clube, nenhum deles havia estreado ainda. O Palmas informou que eles estavam viajando no voo particular porque tinham testado positivo para Covid. Confira o que já se sabe sobre a tragédia e o que ainda falta esclarecer.

Eleições em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito presidente de Portugal neste domingo (24), ao obter 60,7% dos votos. Em segundo lugar ficou a candidata socialista Ana Gomes, com 12,97%, e em terceiro André Ventura, com 11,9%. No total, o atual presidente teve 2.533.799 votos, enquanto a segunda colocada teve 541.345 e o terceiro 496.583, de acordo com a emissora RTP. Com a eleição em maio à pandemia, a abstenção foi de 60,51%.

Aniversário de São Paulo

Fotografia da Avenida Paulista em 1910 que faz parte do acervo do Museu do Ipiranga — Foto: Guilherme Gaensly/Acervo Museu do Ipiranga

A cidade de São Paulo completa hoje 467 anos. Em comemoração ao aniversário, o Museu do Ipiranga lança uma exposição virtual sobre as transformações da cidade. A campanha digital “São Paulo – Território em Construção” reúne fotografias do acervo do Museu Paulista e depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas para apresentar ao público a evolução da cidade desde sua fundação até hoje.

Concursos

A Polícia Rodoviária Federal abre nesta segunda-feira as inscrições do concurso público para 1,5 mil vagas de policial rodoviário federal. O salário é de R$ 9.899,88. O candidato deve ter graduação em qualquer área de formação e ter Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor na categoria “B” ou superior.

BBB21 começa hoje

Nova decoração da casa do BBB21 — Foto: Reprodução/GloboNova decoração da casa do BBB21 — Foto: Reprodução/Globo

O “BBB21” começa hoje e vai contar com dez participantes do grupo Pipoca, composto por anônimos, e outros dez do grupo Camarote, com famosos. Pela primeira vez, o reality terá 100 dias de duração. Tiago Leifert comanda o programa novamente. Saiba tudo sobre os participantes.

A apesar de começar só amanhã, 6 participantes já foram escolhidos por votação online para entrar na casa imunizados, ou seja, livres do primeiro paredão. Três deles da Pipoca, e os outros três, do Camarote. São eles:

  • Pipoca: Arthur, Juliette e Lumena
  • Camarote: Fiuk, Projota e Viih Tube

Os gols de domingo

Gols do Fantástico: Inter vira sobre o Grêmio e abre vantagem na liderança

Gols do Fantástico: Inter vira sobre o Grêmio e abre vantagem na liderança

O Internacional virou sobre o Grêmio, quebrando a invencibilidade e abrindo vantagem na liderança do Brasileirão. Colorado encerrou jejum de 12 jogos sem vencer rival. Na Arena Castelão, em Fortaleza, o Ceará venceu o Palmeiras. Com gols de Abner e Renato Kayzer, o Athletico venceu o Flamengo por 2 a 1, e voltou a conquistar uma vitória no Brasileirão depois de três rodadas.

Previsão do tempo

Temporal pode atingir todo o estado de Santa Catarina nesta segunda-feira

Temporal pode atingir todo o estado de Santa Catarina nesta segunda-feira

Fonte: G1

Deixe uma resposta