PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 25 DE AGOSTO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Os desdobramentos da recondução de Aras na PGR. STF julga recurso que pode instituir “marco temporal” de terras indígenas. Ex-secretário do DF fala na CPI da CovidMédia móvel de mortes no Brasil é a menor desde 6 de janeiro. Caos no Afeganistão. O primeiro dia das Paralimpíadas. Ícones do rock lamentam a morte de Charlie Watts. Produtor de Sérgio Reis fala sobre fim do disco após cantor virar alvo na PF.

Aras na PGR

Augusto Aras continuará por mais dois anos na PGR. A recondução do procurador-geral da República indicado por Bolsonaro foi aprovada no Senado por 55 votos a 10 e uma abstenção. Antes da votação, ele passou por uma sabatina de seis horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na qual evitou criticar o presidente, mas reconheceu que houve ameaças a ministros do Supremo.

Entre outras atribuições, cabe ao procurador-geral pedir a abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias contra os detentores de foro privilegiado.

Para a comentarista Flávia Oliveira da Globonews, Aras não terá tranquilidade com recondução e será ‘extremamente provocado’. Veja abaixo.

Flávia: Aras não terá tranquilidade com a recondução e vai ser ‘extremamente provocado’
Flávia: Aras não terá tranquilidade com a recondução e vai ser ‘extremamente provocado’

O Assunto explica como Augusto Aras conquistou senadores e foi aprovado com folga no placar: Ouça o podcast:

Marco temporal no STF

Supremo julga hoje um recurso que pode instituir o chamado “marco temporal” para demarcações de terras indígenas. Cerca de 6 mil indígenas de 170 povos estão reunidos em um acampamento na Esplanada dos Ministérios, protestando contra as medidas que dificultam a demarcação de terras e incentivam atividades de garimpo.

A Corte analisa se é válida a tese na qual indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam até 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Mas além do julgamento do “marco temporal” no STF, especialistas voltam suas atenções para pelo menos cinco projetos de lei (PL) no Congresso que alteram as regras de proteção de territórios e povos indígenas, favorecem a formação de latifúndios em terras públicas e minam a reforma agrária. Entenda por que os textos são apontados como ameaças ao meio ambiente, quilombolas e indígenas.

Crie hídrica

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão presidido pelo Ministério de Minas e Energia, afirmou que há uma “relevante piora” das condições hídricas no país. Segundo o comitê, é imprescindível manter todas as medidas em andamento e adotar novas providências para manter os reservatórios das hidrelétricas. Entenda.

CPI da Covid

CPI da Covid ouve Roberto Pereira Ramos Júnior, diretor-presidente do FIB Bank. A empresa ofereceu garantia financeira de R$ 80,7 milhões em um contrato firmado entre a Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde para a compra da vacina Covaxin. Ele obteve no STF direito de não responder a perguntas que o incriminem. Senadores afirmam que FIB Bank, apesar do nome, nem sequer é uma instituição financeira.

Números da pandemia

A média móvel de mortes por Covid no Brasil ficou em 730. É a menor registrada desde o dia 6 de janeiro e aponta tendência de queda. Mais de 56 milhões de pessoas tomaram as doses necessárias de vacinas e estão imunizadas contra a Covid.

Ontem, o diretor-presidente da Belcher Farmacêutica, Emanuel Catori, negou em depoimento ser um “facilitador político”, mas admitiu que, em abril, participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agendada pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara.

Caos no Afeganistão

Biden mantém prazo de retirada do Afeganistão para 31 de agosto
Biden mantém prazo de retirada do Afeganistão para 31 de agosto

O prazo de retirada dos EUA do Afeganistão se manteve até 31 de agosto. Os líderes do G7 queriam mais tempo, mas o Talibã descartou a prorrogação. Enquanto isso, no aeroporto de Cabul, o clima de desespero entre afegãos e estrangeiros pode ser medido pelas longas filas para deixar o país.

Paralimpíadas

O dia de competições das Paralimpíadas já tem o Brasil como favorito ao pódio com o nadador Gabriel Bandeira, líder do ranking mundial dos 100m borboleta. Além dele, as chances ainda existem com Daniel Dias, Phelippe Rodrigues e Maria Carolina Santiago. O país ainda compete no tênis de mesa, goalball, ciclismo e esgrima. Veja os destaques.

Despedida no rock

Charlie Watts, baterista do Rolling Stones, morre aos 80 anos

Charlie Watts, baterista do Rolling Stones, morre aos 80 anos

Mick Jagger, Keith Richards, e demais ícones do rock lamentaram a morte de Charlie Watts. O baterista dos Rolling Stones morreu ontem, aos 80 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Rock in Rio

Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok são anunciados pelo Rock in Rio 2022. Venda antecipada de ingressos começa em 21 de setembro. Festival está marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro do ano que vem.

Sérgio Reis

cancelamento de parcerias de artistas com Sérgio Reis interrompeu a produção do novo disco do cantor. Em entrevista ao G1, o produtor Marcos Bavini, filho de Sérgio, lamentou o fim do projeto que, segundo ele, tinha mais de 5 anos.

Sérgio Reis é alvo da PF por suposta incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia. O sertanejo é investigado após um áudio vazado defendendo a paralisação de caminhoneiros para pressionar o Senado a afastar ministros do Supremo.

Kanye West quer ser ‘Ye’

rapper Kanye West quer mudar seu nome. Ele deu entrada em um processo nos Estados Unidos para mudar legalmente seu nome completo, Kanye Omari West, apenas para Ye, sem nome do meio ou sobrenome.

Barriga solidária: mãe e avó

Uma professora foi barriga solidária da própria filha e deu à luz neta em Santa Catarina. Bebê nasceu em Florianópolis. A gravidez para filha da professora foi desaconselhada por médicos após ela ter diversos problemas de saúde. Leia essa incrível história.

Professora de Florianópolis é barriga solidária da própria filha

Professora de Florianópolis é barriga solidária da própria filha

Copa do Brasil

Três jogos abrem as quartas de final da Copa do Brasil. Às 19h, o Athletico-PR recebe o Santos. Às 21h30, o Grêmio enfrenta o Flamengo em Porto Alegre e o São Paulo pega o Fortaleza na capital paulista. Veja a tabela.

Você viu?

Deixe uma resposta