PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 21 DE SETEMBRO DE 2021 POR G1

Por g1

 

Bom dia ☕

O presidente Jair Bolsonaro abre a Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde ele vem enfrentando protestos. CPI da Covid pode ouvir outra vez o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Vem aí mais uns dias de frio. Começam as vendas para o Rock in Rio 2022. INSS: quase 5 milhões têm de fazer prova de vida.

Bolsonaro na ONU

Em seu discurso deste ano, Bolsonaro falará à ONU sobre vacinas e meio ambiente — Foto: MARCOS CORRÊA/PREm seu discurso deste ano, Bolsonaro falará à ONU sobre vacinas e meio ambiente — Foto: MARCOS CORRÊA/PR

Bolsonaro discursa hoje na Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde desembarcou no domingo (19), sem comprovar vacinação. Por tradição, o presidente do Brasil será o primeiro a discursar no evento, que este ano discute a resposta dos países à pandemia e a necessidade de preservação do meio ambiente. Saiba o que esperar do discurso de Bolsonaro.

O presidente brasileiro é o único dos líderes do G20 que declarou não ter tomado a vacina. Para driblar a exigência de vacinas em restaurantes de Nova York, Bolsonaro e sua comitiva comeram na rua – e até em um puxadinho improvisado pela churrascaria brasileira Fogo de Chão. Mas o líder não conseguiu se desviar das críticas diretas feitas pelo prefeito de Nova York Bill de Blasio.

“Precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado”, afirmou o democrata. “Se você não quer se vacinar, nem precisa vir”.

Ontem, durante o encontro com Boris Johnson, Bolsonaro foi questionado pelo premiê britânico se já tinha se vacinado e respondeu que ‘ainda não’ (veja vídeo abaixo). Johnson, então, indicou a vacina da AstraZeneca.

Boris Johnson elogia vacina contra Covid-19, e Bolsonaro diz que não tomou
Boris Johnson elogia vacina contra Covid-19, e Bolsonaro diz que não tomou

A comitiva de Bolsonaro enfrentou dois protestos ontem: em uma, ele acenou aos manifestantes e em outra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez gesto obsceno.

CPI da pandemia

Raio-X da CPI: as novas linhas de investigação que adiaram a entrega do relatório final
Raio-X da CPI: as novas linhas de investigação que adiaram a entrega do relatório final

CPI deve convocar Marcelo Queiroga pela terceira vez antes da conclusão dos trabalhos. A possibilidade do ministro da Saúde ser chamado para depor mais uma vez ganhou força após a orientação do Ministério de suspender a vacinação em adolescentes sem comorbidades. A convocação foi defendida no encontro virtual do último domingo (19) pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues, e ganhou apoio dos demais participantes. Veja, no vídeo acima, quais devem ser os próximos passos da comissão.

Hoje deve depor ministro da CGU, Wagner de Campos RosárioEle pode entrar no relatório final da comissão por “prevaricação” diante de supostas irregularidades ocorridas no Ministério da Saúde durante a pandemia.

Para o senador Omar Aziz, Wagner Rosário não tomou providências sobre a atuação do ex-diretor de logística Roberto Dias, exonerado após Luiz Paulo Dominghetti denunciar a cobrança de propina na negociação das vacinas. O ministro negou as acusações.

Caso Prevent Senior

Família de idoso que participou de pesquisa pela Prevent Senior cobra respostas
Família de idoso que participou de pesquisa pela Prevent Senior cobra respostas

O sapateiro Rogério Ventura é um dos nove pacientes que morreram no experimento da Prevent Senior. Segundo documentos obtidos pela GloboNews, a operadora ocultou sete mortes de pacientes durante um estudo para testar a eficácia do kit Covid – dentre elas, a de Rogério, que por ser paciente cardíaco não era indicado ao estudo.

O caso Prevent Senior está sendo investigado por várias autoridades, como Ministério Público Federal, a CPI da Covid e o Conselho Federal de Medicina. Entenda as acusações contra a empresa.

O Assunto

Submarinos para a Austrália e o conflito do futuro. O anúncio de que os Estados Unidos fornecerão submarinos à Austrália, atropelando um acordo de mais de US$ 50 bilhões que a França havia firmado para o mesmo fim, provocou uma crise diplomática entre Washington e Paris. Analisam o tema a jornalista Adriana Moysés, da Rádio França Internacional, e o cientista político Mathias Alencastro. Entenda como o problema pode esvaziar a Otan.

Vai esfriar… ❄💨

Com o inverno no fim, uma frente fria e mar agitado no Sul e no Sudeste marcam a terça-feira pelo país. A estação, caracterizada pelo tempo frio e seco, termina oficialmente na quarta (22), mas a frente fria nas regiões será ocasionada por ciclone extratropical – fenômeno meteorológico de baixa pressão atmosférica que dá origem às frentes frias – que está próximo do continente desde a semana passada. Veja a previsão do tempo.

Rock in Rio 🎸🎸🎼

Começam hoje as vendas para o Rock in Rio 2022. A partir das 19h desta terça (21), o site do evento começa a vender o Rock in Rio Card, um cartão que equivale a um ingresso antecipado e dá ao comprador a chance de escolher em qual data pretende usá-lo.

O festival está marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022 e já tem a confirmação de artistas como Dua Lipa, Justin Bieber, Demi Lovato, Post Malone e Iron Maiden. Veja a lista das atrações.

Por uma educação antirracista

As irmãs e professoras Carolina e Fernanda Chagas Schneider lançaram uma publicação digital para implementar o ensino da história e cultura afro-brasileira – previsto na Lei nº 10.639 desde 2003. A publicação digital “Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista” traz 10 temas para planos de aula que podem ajudar os professores a cumprir com a obrigatoriedade estabelecida em lei, enquanto trabalham questões antirracistas com os alunos.

INSS

Quase 5 milhões têm de fazer prova de vida até 2022. Comprovação para continuar recebendo benefícios voltou a ser obrigatória em junho. Segurado que quiser se antecipar ao calendário pode fazer procedimento antes. Veja como funciona.

Corrida espacial

As empresas de Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson usaram meios diferentes para levar turistas ao espaço. Você sabe tudo sobre a corrida espacial dos bilionários? Faça o teste e descubra seus conhecimentos sobre cada missão.

Você viu? 👀

Deixe uma resposta