PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 20 DE JANEIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Joe Biden toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta quarta. Democrata assume presidência em cerimônia cercada de segurança e sem a presença de Donald Trump. G1 e GloboNews transmitem ao vivo. Sem matéria-prima, Fiocruz adia produção da vacina de Oxford no Brasil. Após mortes de pacientes, juiz manda governo do Amazonas enviar oxigênio a CoariBrasil registra mais 1.183 óbitos por Covid e passa de 211 mil mortes pela doençaTribunal decide na segunda com quem ficará caso Flávio Bolsonaro. Na primeira reunião de 2021, Copom deve manter juro básico em 2% ao ano, prevê mercado. E o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio, terá programação religiosa com missa drive-in e live, mas sem procissão.

46º presidente dos EUA

Biden toma posse em cerimônia com público reduzido e transmissão virtual
Biden toma posse em cerimônia com público reduzido e transmissão virtual

A presidência de Joe Biden começa oficialmente nesta quarta-feira (20), após ele fazer seu juramento, ao meio-dia (14 horas em Brasília). Mas esta será apenas uma parte da longa cerimônia, bastante diferente das anteriores. Veja como será.

Biden inicia o dia indo a uma missa na Catedral de São Mateus, o padroeiro das autoridades. Católico praticante, o presidente eleito convidou os líderes do Congresso, e terá a companhia da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, do líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e dos líderes republicanos de ambas as casas, Kevin McCarthy (Câmara) e Mitch McConnell (Senado).

Sem uma grande multidão, devido à pandemia de coronavírus, e sem seu antecessor, Donald Trump, que continua não lidando muito bem com a derrota eleitoral e viaja logo cedo para a Flórida, Biden se torna o 46º presidente dos EUA ao fazer o juramento após sua vice, Kamala Harris, na Fachada Oeste do Capitólio. A solenidade tem início às 11 horas (13 horas em Brasília).

Esquema de segurança

Membros da Guarda Nacional atravessam rua em Washington DC na segunda-feira (18) — Foto: Brendan Smialowski/AFP Membros da Guarda Nacional atravessam rua em Washington DC na segunda-feira (18) — Foto: Brendan Smialowski/AFP

A posse tem um aparato de segurança sem precedentes, especialmente após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, quando apoiadores de Trump tentaram impedir a ratificação da vitória de Biden no Colégio Eleitoral. Além de toda a força policial de Washington DC e de municípios que enviaram reforços, a cidade terá a presença de cerca de 21 mil membros da Guarda Nacional.

Véspera da posse

Joe Biden e sua mulher Jill, Kamala Harris e o marido Doug Emhoff participam de cerimônia em homenagem aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19 nos EUA, em Washington DC, na terça-feira (19) — Foto: AP Photo/Evan VucciJoe Biden e sua mulher Jill, Kamala Harris e o marido Doug Emhoff participam de cerimônia em homenagem aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19 nos EUA, em Washington DC, na terça-feira (19) — Foto: AP Photo/Evan Vucci

Na véspera de sua posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden participou de uma homenagem aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19 no país ao desembarcar em Washington DC. Ele teve a companhia da mulher, Jill, de sua vice-presidente, Kamala Harris, e do marido dela, Doug Emhoff. O memorial teve 400 luzes acesas no espelho d’água no National Mall, representando as vidas perdidas.

Discurso de despedida

Trump se despede da presidência dos EUA: ‘Orgulhoso de tudo que conquistamos juntos’
Trump se despede da presidência dos EUA: ‘Orgulhoso de tudo que conquistamos juntos

Na véspera de deixar o cargo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo de despedida do mandato. Na gravação de quase 20 minutos, Trump desejou sorte ao novo governo — sem mencionar o nome de Joe Biden — e agradeceu ao vice-presidente Mike Pence; assista no vídeo acima.

Desafio da vacinação

Especialistas dizem que não há vacinas nem para metade dos profissionais de saúde do país
Especialistas dizem que não há vacinas nem para metade dos profissionais de saúde do país

Especialistas ouvidos pelo Jornal Nacional calculam que não há, neste momento, vacina suficiente nem para metade dos profissionais de saúde no Brasil. A vacinação começou pelo grupo mais exposto ao vírus. Mas tem uma conta que não fecha. O Brasil tem seis milhões de doses da CoronaVac importadas pelo estado de São Paulo, que já estão sendo distribuídas e aplicadas pelo país. Só que a Rede de Pesquisa Solidária, que reúne mais de cem pesquisadores brasileiros, estima que o Brasil tenha, ao menos, cinco milhões de trabalhadores da saúde. Como a aplicação vacinação é em duas doses, seriam necessárias dez milhões de doses apenas para esses profissionais.

Atraso na entrega
Sem matéria-prima, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) informando que a entrega da vacina de Oxford contra a Covid-19 vai atrasar de fevereiro para março. Segundo o órgão, os insumos vindos da China ainda não têm data para chegar ao Brasil.

Impasse diplomático

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em coletiva de imprensa no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto — Foto: Fábio Júnior/EPTVDimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em coletiva de imprensa no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto — Foto: Fábio Júnior/EPTV

Nesta terça (19), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, pediu que o presidente Jair Bolsonaro tenha ‘dignidade’ para defender a vacina CoronaVac e negociar com a China . A importação de matéria-prima para produzir novas doses do imunizante contra a Covid-19 — o único sendo aplicado até o momento na população brasileira— está emperrada no país asiático. O atraso no recebimento de insumos pode paralisar a vacinação no país.

O Assunto 🎧

O que precisa ser feito agora que a vacinação começou? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Fabiane Leite, jornalista da TV Globo especializada na cobertura de saúde, e com Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Ouça o episódio abaixo:

A tragédia continua

Falta de oxigênio mata sete pessoas em Coari, no Amazonas
Falta de oxigênio mata sete pessoas em Coari, no Amazonas

Após a morte de sete pacientes por falta de oxigênio, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) estipulou prazo de 48 horas para o governo estadual liberar o envio de 155 cilindros de oxigênio para o município de Coari, distante 450 km de Manaus. Segundo a prefeitura, o município deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio na segunda-feira (18), mas a aeronave que levaria os tanques acabou viajando para Tefé (AM) e ficou impossibilitada de retornar, pois o aeroporto não aceita voos noturnos.

No Pará, 7 pessoas da mesma família morreram sem oxigênio. As vítimas estavam internadas com sintomas da doença em Faro, que fica na divisa com o Amazonas.

Panorama Covid

Brasil volta a superar mil mortes em 24 horas por Covid
Brasil volta a superar mil mortes em 24 horas por Covid

Brasil registrou 1.183 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 211.511 óbitos pela doença. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 969. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.575.742 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Treze estados estão com alta nas mortes; veja mapa.

Caso das rachadinhas

Flávio Bolsonaro — Foto: ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDOFlávio Bolsonaro — Foto: ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, determinou que o processo para definir a competência do julgamento do caso que envolve o senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) entre na pauta do Órgão Especial do tribunal na próxima segunda-feira. Na ocasião – a primeira sessão do Órgão Especial de 2021 –, os desembargadores deverão decidir se o processo envolvendo o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e um suposto esquema de “rachadinha” volta para a primeira instância ou continua no Órgão Especial. Leia mais.

Presidência do Senado

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) em sessão do Senado — Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoRodrigo Pacheco (DEM-MG) em sessão do Senado — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou, em documento de lançamento oficial da candidatura à presidência do Senado, que pretende se comprometer com a democracia, garantia das liberdades e respeito às leis e à Constituição.

O senador é apoiado pelo atual presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e conta ainda com o apoio de partidos como PSD, DEM, PP, PL, PT, Pros, Republicanos, PSC e PDT, e com a simpatia do Palácio do Planalto. A principal adversária de Pacheco é Simone Tebet (MDB-MS), que lançou sua candidatura há menos de 10 dias.

Enem na pandemia

Candidatos do Enem 2020 em Taguatinga, no DF — Foto: TV Globo/ReproduçãoCandidatos do Enem 2020 em Taguatinga, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Candidatos que foram barrados no primeiro dia de Enem 2020 devem comparecer ao local de prova no segundo dia de aplicação, previsto para ocorrer no próximo domingo (24). A partir de segunda-feira (25), eles devem pedir a reaplicação da prova que perderam. Leia mais aqui.

Vale lembrar que a regra é diferente para quem faltou à prova. O candidato que não comparece ao exame é eliminado. No primeiro dia de aplicação do Enem 2020, no domingo (17), 51,5% dos candidatos faltaram.

Economia

Pela primeira vez em 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá, logo mais, para definir o nível da taxa básica de juros. Segundo expectativa dos analistas do mercado financeiro, a taxa deve permanecer na mínima histórica de 2% ao ano. Se confirmada a previsão do mercado financeiro, essa será a terceira vez consecutiva em que a taxa será mantida. A decisão será anunciada pelo BC por volta das 18h30.

Padroeiro do Rio

Paes recebe a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade, na Prefeitura do Rio — Foto: Gabriel Barreira/G1 RioPaes recebe a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade, na Prefeitura do Rio — Foto: Gabriel Barreira/G1 Rio

As celebrações do dia do padroeiro do Rio, São Sebastião, nesta quarta-feira (20) terão uma programação diferente devido às restrições da Covid-19, segundo a Arquidiocese do Rio. Entre as cerimônias previstas, estão a realização de uma missa no formato “drive-in”, com parte dos espectadores dentro dos seus veículos, e ainda a transmissão ao vivo do Auto de São Sebastião, que será encenado no Teatro Cesgranrio. Saiba mais.

BBB 21 📺

Mosaico dos participantes do BBB 21 — Foto: Arte/GshowMosaico dos participantes do BBB 21 — Foto: Arte/Gshow

A casa mais vigiada do país já tem novos ocupantes. Foram anunciados nesta terça os 20 participantes do Big Brother Brasil 21. Assim como em 2020, eles estão divididos entre anônimos, que formam o grupo Pipoca, e famosos, que formam o grupo Camarote.

Entre as celebridades que entrarão na casa estão a cantora Karol Conká, a atriz Carla Diaz e o rapper Projota. Confira a lista completa aqui.

Prepara a pipoca 🍿

Semana Pop lista as séries e novas temporadas mais aguardadas de 2021
Semana Pop lista as séries e novas temporadas mais aguardadas de 2021

Como outras produções audiovisuais, as séries foram abaladas pela pandemia em 2020. Por causa da paralisação nas gravações, muitas tiveram que adiar a estreia ou suas novas temporadas. O cardápio de lançamentos de 2021 tem despedida de ‘The Walking Dead’, continuação de ‘Verdades secretas’, e até uma possível reunião de ‘Friends’. Veja lista de séries previstas para 2021.

Previsão do tempo

São Paulo e Mato Grosso podem ter mais chuva nesta quarta-feira (20)
São Paulo e Mato Grosso podem ter mais chuva nesta quarta-feira (20)

Futebol

Pelo Campeonato Brasileiro, 12 equipes entram em campo nesta quarta. O destaque do dia é o confronto entre o líder São Paulo e o vice-líder Internacional. Com apenas 1 ponto a menos que o clube paulista, a equipe gaúcha pode assumir a ponta da tabela se vencer.

Outro duelo direto pelas primeiras posições acontece em Porto Alegre. O Grêmio, 6° colocado com 50 pontos, recebe o Atlético-MG, 3ª colocado com 53 pontos. Confira abaixo a agenda de jogos do dia:

17h: Botafogo x Atlético-GO
18h: Bahia x Athletico-PR
19h15: Grêmio x Atlético-MG
20h30: Coritiba x Fluminense
21h30: São Paulo x Internacional
21h30: Bragantino x Vasco

Fonte: G1

Deixe uma resposta