PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 2 DE FEVEREIRO DE 2021

Por G1

 


Arthur Lira é eleito presidente da Câmara. No 1º ato, o aliado de Bolsonaro anulou uma decisão de Maia que terá reflexos na composição da Mesa Diretora, a ser definida hoje. Os cargos de vice e secretários do Senado também serão escolhidos hoje, sob o comando do novo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco‘O Assunto’ traz uma análise sobre a sucessão nas duas Casas. O avanço da pandemia no país: Brasil chega a 225 mil mortes e a média móvel continua acima de mil por diaVinte e seis estados e o DF vacinaram 2,2 milhões contra a Covid-19. Um ano após ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador, Festa de Iemanjá terá adaptações. E ainda: por que ‘BBB21’ se tornou edição do ‘medo de cancelamento’? 🤔

Eleição na Câmara

Dep. Arthur Lira (PP - AL) é eleito novo presidente da Câmara. — Foto: Cleia Viana/Câmara dos DeputadosDep. Arthur Lira (PP – AL) é eleito novo presidente da Câmara. — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023. Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos), e mais que a metade dos 503 votantes. Com isso, a disputa foi liquidada já no 1º turno.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.

Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment.

Logo após ter sido eleito presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou na noite desta segunda-feira (1º) a votação para os demais cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição hoje para a escolha de seus integrantes.

Aliados de Baleia consideram o ato ilegal e vão recorrer ao STF. Lira argumenta que agiu dentro das regras da Câmara, ao julgar ilegal a inscrição do PT em um dos blocos partidários após o horário limite. Entenda o impasse.

Assista à análise de Natuza Nery:

Natuza Nery: 'Sinaliza um modo de presidir'

Natuza Nery: ‘Sinaliza um modo de presidir’

Comentarista repercute decisão do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que anulou eleição para cargos da Mesa Diretora.

Discurso de despedida

Emocionado, Rodrigo Maia se despede: 'As brigas passaram'

Emocionado, Rodrigo Maia se despede: ‘As brigas passaram’

Deputado presidiu a Câmara dos Deputados nos últimos quatro anos. Em discurso, Maia se emociona no plenário, agradece colegas de trabalho e diz que 2020, ano da pandemia, foi ‘o mais difícil’.

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) se emocionou ao fazer um discurso de despedida da presidência da Câmara dos Deputados.

“As brigas passaram, vamos eleger um novo presidente. Tivemos um momento de mais atrito no meu caso com a candidatura do deputado Arthur Lira. A ele e aqueles que o apoiem, se em algum momento se sentiram ofendidos pelo o que falei, não foi a minha intenção. Admiro a cada um dos deputados e deputadas. Tenho orgulho de ser presidente desta casa e mais do que isso, tenho orgulho de ser deputado federal”, declarou.

Eleição no Senado

Rodrigo Pacheco foi eleito novo presidente do Senado — Foto: Adriano Machado/ReutersRodrigo Pacheco foi eleito novo presidente do Senado — Foto: Adriano Machado/Reuters

Também com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de 10 partidos, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito em primeiro turno presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos. Pacheco recebeu 57 votos e superou os 21 recebidos por Simone Tebet (MDB-MS); outros três parlamentares desistiram da candidatura. A eleição do senador do DEM é também uma vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP), agora ex-presidente do Senado. Alcolumbre atuou como principal cabo eleitoral de Pacheco desde dezembro do ano passado.

Em pronunciamento à imprensa após o discurso de posse, Pacheco listou as medidas que pretende implementar na sua gestão à frente da Casa.

“Há uma camada social de pobreza, de pessoas vulneráveis, necessitadas, decorrentes da pandemia ou não, mas que precisam ser assistidas pelo Estado brasileiro. De modo que me comprometo desde agora a um trato com o Poder Executivo, com a equipe econômica, para encontrarmos caminhos possíveis de responsabilidade fiscal, de observância de teto de gastos, mas sem deixar de assistir as pessoas que mais precisam”, disse o novo presidente do Senado.

O Assunto

A sucessão no Congresso, Parte 1como o governo montou um balcão de negócios para viabilizar essas vitórias. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Bruno Carazza, mestre em Economia, doutor em Direito e colunista do jornal “Valor Econômico”. Participa também o comentarista Valdo Cruz, da GloboNews, que traz uma análise da eleição no Senado.

Dados da pandemia

Brasil passa de 225 mil mortes pela Covid

Brasil passa de 225 mil mortes pela Covid

O país registrou 609 mortes pela doença em 24 horas, segundo os dados coletados pelo consórcio de veículos de imprensa.

O Brasil registrou 609 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 225.143 óbitos pela doença. Com isso, a média móvel de mortes foi de 1.062. Já são 12 dias com a média acima da marca de 1 mil. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.230.016 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Veja os dados detalhados.

Em janeiro, cinco estados — AM, MS, MG, PR e RO — tiveram recordes de mortes por Covid-19 . Cerca de 10% dos óbitos do país foram no Amazonas. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 29.558 mortes pela doença no primeiro mês de 2021. É o terceiro maior número desde o início da pandemia.

Vacinação 💉

Ampolas da vacina Coronavac. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOAmpolas da vacina Coronavac. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

China liberou a exportação de mais 5,6 mil litros de insumos — quantidade suficiente para produzir 8,7 milhões de doses da CoronaVac —, afirmou o governador de São Paulo, João Doria. Segundo ele, a matéria-prima deve ser entregue até 10 de fevereiro. O governo de SP também aguarda a chegada de outros 5,4 mil litros de insumos na noite desta quarta.

E o balanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil nesta segunda-feira (1º) aponta que 26 estados e o Distrito Federal vacinaram 2.220.216 pessoas, segundo dados divulgados até as 20h.

Festa de Iemanjá

Festa de Iemanjá, em Salvador — Foto: Enaldo Pinto/Ag HaackFesta de Iemanjá, em Salvador — Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack

Um ano após ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador, a Festa de Iemanjá terá adaptações por causa da Covid-19. Realizada em todo dia 2 de fevereiro desde o início da década de 1920, a celebração será sem a participação popular.

A mudança foi feita para evitar aglomerações, já que milhares de pessoas se reúnem no Rio Vermelho para saudar o orixá. A orla do bairro ficará fechada e outras praias da capital permanecerão abertas para receber os presentes da rainha do mar.

Show sem plateia 🎶

Maria Bethânia — Foto: Jorge Bispo / DivulgaçãoMaria Bethânia — Foto: Jorge Bispo / Divulgação

Maria Bethânia vai fazer sua primeira live no dia 13 de fevereiro, data que marca seus 56 anos de carreira. A transmissão acontece pelo Globoplay, a partir das 22h, com sinal aberto para não assinantes. O show vai acontecer na Cidade das Artes, no Rio, sem a presença de plateia e sem convidados.

BBB21 👀

Mal ou bem, só se fala nele: Semana Pop explica por que Fiuk gera tanta atenção no 'BBB21'

Mal ou bem, só se fala nele: Semana Pop explica por que Fiuk gera tanta atenção no ‘BBB21’

Disputado por mulheres, protagonista de memes e ‘brother’ mais buscado no Google, filho de Fábio Jr. é fenômeno entre jovens há anos, mas divide opiniões. Entenda no Semana Pop.

Só se fala em cancelamento no “Big Brother Brasil” deste ano. Às vezes, do medo constante de ser cancelado. Outras, de que é preciso esquecer ele. A atitude pode ser um reflexo da edição passada, que deixou cancelados, investigados, mas também alavancou carreiras e deixou uma porção de influenciadores digitais. No “BBB21”, com 20 artistas e anônimos querendo bombar a carreira ou o Instagram, esse cenário ganha outras dimensões.

Bastidores 🎬

Imagem do especial do fim de ano de 'Doctor Who' — Foto: DivulgaçãoImagem do especial do fim de ano de ‘Doctor Who’ — Foto: Divulgação

O reencontro do capitão Jack Harkness (John Barrowman) com Doctor (Jodie Whittaker) marca o especial de Ano Novo de “Doctor Who”, “A revolução dos Daleks”, disponível no Globoplay. O episódio tem ainda a despedida de Ryan (Tosin Cole) e Graham (Bradley Walsh), que resolvem deixar de lado as viagens na TARDIS.

Em entrevista ao G1, o showrunner da série, Chis Chibnall, e os atores John Barrowman, Jodie Whittaker e Mandip Gil falam sobre como foi gravar “escondendo” o capitão Jack. Eles também comentaram a volta do personagem de Noth e a despedida dos colegas.

De onde vem o que eu como 🍎

maçã — Foto: ABPM/Divulgação

maçã — Foto: ABPM/Divulgação

No Brasil, a maçã é colhida de janeiro a maio e fica disponível o ano todo para o consumidor, graças à tecnologia de armazenamento em câmaras frias que ficam em complexos agroindustriais, fora das fazendas.

Em 2021, a tendência é de que ocorra um aumento da qualidade dos frutos e uma recuperação do volume colhido nessa temporada, depois de uma produtividade menor em 2019/2020 por causa da seca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, afirma Marcela Barbieri, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

E as boas notícias se estendem para o mercado externo. As exportações brasileiras de maçã, que giram em torno de US$ 40 milhões por ano, podem crescer cerca de 60% em 2021, em volume e em valor, estima o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès.

Previsão do tempo

Semana começa com previsão de alívio nas temperaturas

Semana começa com previsão de alívio nas temperaturas

Veja a previsão do tempo para esta terça-feira.

Futebol

Campeonato Brasileiro
16h: 
Palmeiras x Botafogo

Fonte: G1

Deixe uma resposta