PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 15 DE JULHO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Bolsonaro continuará internado em SP para tratar obstrução intestinal. Citado pelo PM vendedor de vacinas, Christiano Carvalho depõe à CPI. Média móvel de mortes no Brasil cai pelo 18º dia seguido. Amazônia já emite mais gás carbônico do que absorve. O dia seguinte à prisão de DJ Ivis. No topo das paradas, MC Davi fala sobre trajetória no funk e inspiração nos Racionais. Lenine, Martha Gabriel e Vera Ianocelli debatem êxodo urbano e saúde mental na pandemia. ‘Space Jam: um novo legado’ chega hoje aos cinemas.

Bolsonaro internado

O presidente Jair Bolsonaro chegou a SP ontem à noite para cuidar de uma obstrução intestinal. Segundo o primeiro boletim médico, ele passou por exames e continuará internado para ‘tratamento clínico conservador’ no hospital. O presidente foi internado em Brasília ontem de manhã, após sentir dores abdominais, e há dias reclamava de uma crise de soluço persistente.

CPI da Covid

Hoje é a vez de Cristiano Carvalho depor na CPI da Covid. O representante do Brasil na Davati Medical Supply deve ser questionado pelos senadores sobre os seguintes temas:

Ontem, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco prorrogou por mais 90 dias as atividades da comissão.

Ainda ontem na CPI…

Emanuela Medrades negou qualquer irregularidade nas negociações da Covaxin com o governo. A diretora da Precisa Medicamentos tentou desacreditar as denúncias dos irmãos Miranda, contestou servidores da Saúde, pediu uma acareação e foi confrontada com documentos e vídeos. Ela se apresentou como responsável pelas negociações, mas se recusou a mostrar o contrato da vacina, investigado pela comissão.

Números da pandemia

O Assunto

Com pouco mais de 15% dos brasileiros totalmente imunizados e a variante delta amedrontando o mundo, vários Estados se movimentam para reduzir o espaçamento entre as duas doses dos imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer, até aqui aplicadas com 12 semanas de intervalo. Podcast analisa se adiantar (ou não) a 2ª dose tem efeitoOuça:

Greve em SP

Ao menos 4 linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram afetadas nesta quinta-feira (15), após os ferroviários e a empresa não chegarem a um acordo sobre proposta de reajuste salarial para a categoria, em uma tentativa de conciliação realizada na tarde de quarta (14) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em São Paulo. Parte da categoria está em greve.

Não há circulação de trens nas linhas 9 (Esmeralda) e 10 (Turquesa) – deveriam iniciar operações as 4h -, e as linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) estão com apenas do corredor em funcionamento. As linhas 11 (Coral), 12 (Safira) e 13 (Jade) operam normalmente.

Incêndio em Porto Alegre

Incêndio atinge prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS, em Porto Alegre
Incêndio atinge prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS, em Porto Alegre

Um incêndio atingiu pelo menos três andares e destruiu boa parte do prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS, em Porto Alegre. Estruturas do edifício desabaram. No imóvel, funcionam os setores administrativos da Segurança Pública, o Detran e o serviço de 190, que ficou inativo.

Amazônia em risco

Fogo consome parte da floresta amazônica em Novo Progresso, no Pará, em 23 de agosto de 2020. — Foto: AP Photo/Andre PennerFogo consome parte da floresta amazônica em Novo Progresso, no Pará, em 23 de agosto de 2020. — Foto: AP Photo/Andre Penner

As queimadas e o desmatamento na Amazônia fizeram com que o bioma se tornasse uma fonte de carbono. Isso significa que a floresta já emite mais gás carbônico do que absorve, é o que aponta um estudo da revista científica Nature liderado pelo Inpe. O fenômeno é piorado pela queda o volume das chuvas, que aumentou a temperatura em pelo menos 2ºC na região. Ainda segundo o estudo, o desequilíbrio acontece bem no chamado “arco do desmatamento”, região mais afetada pelas queimadas.

Prisão de DJ Ivis

Polícia prende DJ Ivis em casa por agressões contra ex-mulher Pamella Holanda
Polícia prende DJ Ivis em casa por agressões contra ex-mulher Pamella Holanda

DJ Ivis foi preso ontem em um condomínio de luxo em Fortaleza (veja vídeo acima.) O artista foi flagrado em vídeo agredindo a ex-mulher, a influencer Pamella Holanda, na frente da própria filha.

Iverson é um dos maiores expoentes da pisadinha, o gênero musical que tem ocupado o topo das paradas esse ano no Brasil. Após a divulgação das imagens, o artista perdeu parcerias como a de Xand Avião, foi demitido da produtora onde trabalhava e viu seus hits saírem das principais playlists de streaming. A ex-mulher de Ivis deve passar por um novo exame de corpo de delito para definir a gravidade das agressões.

Funk no topo

MC Davi tem 23 anos e o funk mais ouvido do país no Spotify. O autor do hit “Bipolar” começou a carreira com 14, após vencer uma tristeza profunda com a ajuda de um sonho e um DVD dos Racionais. Em entrevista ao G1, o artista compartilhou sua trajetória e inspiração para compor para a quebrada.

#ConverseComOutrasIdeias

Êxodos rurais ou urbanos já ocorreram por questões econômicos, desastres naturais e agora a pandemia. Mas será que essa escolha é definitiva ou momentânea? É o que Lenine, Martha Gabriel e Vera Ianocelli debatem hoje no #ConverseComOutrasIdeias no Festival Globonews.

G1 já viu

‘Space Jam: Um novo legado’ chega aos cinemas hoje e o G1 já conferiu a sequência do clássico dos anos 90. Divertido e óbvio, o filme tem LeBron James no lugar de Michael Jordan, que se atualiza bem com citações pop e game nonsense. Mas a volta do Pernalonga e a gangue Looney Tunes fica muito mais próxima da atmosfera dos games do que do esporte. Assista ao trailer.

‘Zap’ japonês

Conheça o Line, o “zap do Japão”, que foi criado por causa do terremoto seguido de tsunami. Com 10 anos de existência, app foi de um simples mensageiro para uma plataforma de pagamentos. Aplicativo também se envolveu em recente polêmica de privacidade.

Você viu? 👀

Deixe uma resposta