PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 14 DE MAIO DE 2021 POR G1

Por G1

 

CPI da Covid ouviu o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, que falou sobre o descaso do Brasil com a aquisição de vacinas da farmacêutica, encontro com Carlos Bolsonaro e declarações que conflitam com o depoimento de Fabio Wajngarten. O Assunto analisa justamente o pouco caso do governo com a vacina. A preocupação com a possível falta de chuva no país. As lives da Semana e a reta final do Paulistão.

CPI da Covi

Carlos Murillo, representante da Pfizer — Foto: Jefferson Rudy / Agência SenadoCarlos Murillo, representante da Pfizer — Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Convocado a explicar à CPI da Covid as tratativas com o Brasil, o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, relatou as seis vezes em que a farmacêutica tentou, sem sucesso, vender a vacina ao governo brasileiro. Ele também falou sobre encontro com Carlos Bolsonaro, filho do presidente, e deu versões que conflitam com o depoimento de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo.

Pazuello

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta o direito do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de ficar calado no depoimento à CPI da Covid e imunização a algumas medidas, como prisão. O ministro Ricardo Lewandowski será o relator. O depoiemnto está marcado para a próxima quarta-feira (19).

Datafolha

Pesquisa Datafolha aponta que 51% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o desempenho de Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pelo novo coronavírus. Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, esse índice era de 54%. Segundo o instituto, 21% consideram ótima ou boa a performance do presidente. Veja o resultado do levantamento e mais dados.

  • Ótimo/Bom: 21%
  • Ruim/Péssimo: 51%
  • Regular: 27%
  • Não sabe: 1%

Menos chuva, menos energia

O governo federal criou uma sala de crise e deu início à discussão de um plano de ações para preservar água nos reservatórios das principais hidrelétricas e, com isso, evitar o risco de escassez de energia. Grupo envolve representantes de três ministérios, Ibama e Agência Nacional de Águas. Menor nível de chuvas em 91 anos preocupa.

Jacarezinho

Mortos no Jacarezinho — Foto: ReproduçãoMortos no Jacarezinho — Foto: Reprodução

Saiba quem são, onde morreram e o que dizem as famílias e a polícia sobre os 27 mortos. Relatório de inteligência detalha acusações. G1 reuniu relatos de parentes e amigos sobre 14 supostas execuções na comunidade. A polícia nega qualquer irregularidade.

PIX

Seis meses após ter sido lançado, o PIX, sistema que permite transferências e pagamentos instantâneos, soma mais de R$ 1 trilhão em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias, mostram dados do Banco Central.

Lives da semana

César Menotti & Fabiano e Marília Mendonça — Foto: Divulgação e Globo / Mauricio FidalgoCésar Menotti & Fabiano e Marília Mendonça — Foto: Divulgação e Globo / Mauricio Fidalgo

Marília Mendonça, César Menotti & Fabiano e outros shows para ver em casa. Veja agenda e horários de transmissões ao vivo deste final de semana.

Futebol

Paulistão conhece hoje seus dois últimos semifinalistas. O Bragantino recebe o Palmeiras a partir das 19h30, enquanto o São Paulo enfrenta em casa a Ferroviária a partir das 21h30. Corinthians e Mirassol já estão classificados.

E o técnico da seleção brasileira, Tite, divulga nesta manhã a lista de convocados para os próximos jogos das Eliminatórias – dia 4 de junho, em Porto Alegre, contra o Equador, e dia 8, contra o Paraguai, em Assunção.

Fonte: G1

Deixe uma resposta