PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 09 DE JULHO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. CPI continua debruçada sobre o escândalo Covaxin e ouve hoje mais um servidor do Ministério da Saúde. Bolsonaro diz que não responderá à carta de senadores cobrando que confirme ou negue as denúncias dos irmãos Miranda. A sucessão no STF é tema do podcast O Assunto. Veja o impacto da inflação nos alimentos e entenda a influência da variante delta na decisão de algumas cidades de antecipar a 2ª dose da vacina contra a Covid.

Covaxin sob suspeita

CPI da Covid continua investigando irregularidades no contrato da Covaxin. Quem depõe hoje é o servidor William Santana. Ele atuou no processo de aquisição da vacina indiana e foi apontado pela fiscal do contrato Regina Célia Oliveira como um dos responsáveis pelas “pressões atípicas” exercidas em favor de sua importação.

Ainda ontem, a CPI enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro, cobrando que ele esclareça se é verdade que atribuiu à Ricardo Barros as suspeitas de irregularidades nas negociações para a compra da Covaxin, como foi dito pelo deputado Luis Miranda em depoimento. O presidente mantém silêncio sobre o assunto há duas semanas.

“Não vou responder nada. Caguei para a CPI”, disse Bolsonaro ontem à noite.

Contrato 1.800% mais caro

Documentos a que a Globo teve acesso mostram que, na gestão de Roberto Dias, o Departamento de Logística do Ministério da Saúde aceitou pagar a uma empresa um valor 1.800% maior que o recomendado num parecer técnico. O ex-diretor é investigado por suposto pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina. Assista à reportagem do JN.

Rejeição a Bolsonaro

Selo Datafolha com aprovação de Bolsonaro em 8 de julho de 2021 — Foto: Arte/G1Selo Datafolha com aprovação de Bolsonaro em 8 de julho de 2021 — Foto: Arte/G1

Levantamento do Datafolha divulgado ontem pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostra que a rejeição ao governo Jair Bolsonaro chegou a 51%. É a pior marca registrada desde o início do mandato do presidente, em janeiro de 2019. Eram 45% no levantamento de maio. O índice de aprovação, que considera o governo ótimo ou bom, se manteve em 24%. Veja os números completos da pesquisa.

Sucessão no STF

O presidente Jair Bolsonaro assinou a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, que deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (12). A aposentadoria do ministro na corte foi publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União” (DOU).

Para a vaga de Mello, Bolsonaro já antecipou que irá indicar o advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, cujo nome terá que ser aprovado pelo Senado.

Vacina e a variante delta

intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca foi reduzido em cidades de ao menos cinco estados no Brasil. O Ministério da Saúde atualmente recomenda 12 semanas (três meses), mas o prazo foi encurtado por gestores que buscam ampliar a proteção da população contra a variante delta do coronavírus. Entenda a medida e saiba os riscos e os pontos positivos.

Inflação

Carnes, ovos, açúcar e verduras são alguns dos produtos do agro que ficaram mais caros no primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados pelo IBGE ao anunciar inflação de 8,35% em 12 meses.

Dos produtos do campo, alguns dos itens que mais avançaram entre janeiro e junho, na comparação com igual período de 2020, foram:

  • Açúcar refinado: 16,14%
  • Açúcar cristal: 14,25%
  • Verduras: 8,79%
  • Carnes: 7,25%
  • Aves e ovos: 6,87%

Fim da missão

Após quase 20 anos de guerra, os Estados Unidos anunciaram para 31 de agosto o fim da missão militar no Afeganistão. O conflito é considerado pelo país o mais longo, ultrapassando, inclusive, a Guerra do Vietnã.

A retirada vinha acontecendo progressivamente há meses e era uma das promessas de campanha do ex-presidente Donald Trump. Joe Biden deu continuidade após assumir o cargo, em janeiro.

Crise no Mercosul

Brasil recebeu ontem a presidência temporária do Mercosul da Argentina, que estava exercendo o cargo. Brasil e Uruguai têm um plano para mudar algumas regras do Mercosul, mas a Argentina não concorda. Se as discordâncias se intensificarem, o bloco pode retroceder a uma zona de livre comércio. Entenda aqui o que está em jogo.

Caso Evandro

Osvaldo Marcineiro, um dos condenados pelo assassinato do menino Evandro no início dos anos 90, falou sobre a prisão pelo desaparecimento e a morte da criança no litoral do Paraná. A entrevista é um capítulo extra da série “O caso Evandro”, disponível no Globoplay.

O crime aconteceu em 1992. O garoto, na época com seis anos, desapareceu no trajeto entre a casa e a escola. Dias depois, um corpo foi encontrado em um matagal sem alguns órgãos e com mãos e pés cortados. O caso provocou comoção nacional e teve ampla cobertura da imprensa. (veja abaixo)

Dos sete acusados, cinco chegaram a confessar o crime, mas depois alegaram que tinham sido torturados pela polícia.

'Série reflete muito a sociedade brasileira’, diz diretora de ‘O Caso Evandro’
‘Série reflete muito a sociedade brasileira’, diz diretora de ‘O Caso Evandro’

Luciano Szafir na UTI

Luciano com os filhos David, Mikael e Sasha — Foto: Reprodução/Redes sociaisLuciano com os filhos David, Mikael e Sasha — Foto: Reprodução/Redes sociais

Luciano Szafir permanece intubado e a filha do ator, Sasha Meneghel, pediu o apoio de seus seguidores nas redes sociais. Aos 52 anos, ele teve complicações da Covid-19 e passou por uma cirurgia de retirada no intestino. Ele foi transferido na quinta (8) do Hospital Samaritano, onde esteve internado desde 22 de junho, para o Copa Star, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A despedida de Kleber

O sonho de um projeto solo e gravações de Marília Mendonça fizeram parte da carreira de Kleber Oliveira, o sertanejo que morreu aos 37 anos vítima da Covid na segunda (5). Ele estava completando dez anos da dupla Kleber e Kaue. Relembre os principais momentos da trajetória do cantor.

Brasileirão

Corinthians derrotou a Chapecoense graças a um gol de Jô (veja no vídeo abaixo). Confira a classificação e os jogos do final de semana.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians derrotou a Chapecoense por 1 a 0 em Santa Catarina
Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians derrotou a Chapecoense por 1 a 0 em Santa Catarina

Você viu?

Deixe uma resposta