PORTUGAL TEM AS MAIRES TAXAS DE MORTALIDADE E DE INFECÇÃO DO BLOCO EUROPEU

Portugal tem a pior resposta à Covid-19 da Europa

Zeinab Bazzi*
04 de fevereiro de 2021 às 19:19
Resultado de imagem para Portugal tem a pior resposta à Covid-19 da Europa

 

Portugal, que era considerado um dos países que melhor lidou com a pandemia, agora tem a maior taxa de mortalidade da União Europeia – com 247,55 por milhão de habitantes.

De acordo com o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças, o país tem também a taxa de infecção mais alta do bloco, com 1.429,43 por cem mil habitantes.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o país acumula 748.858 casos confirmados e 13.482 mortes, 40% delas somente em janeiro.

De acordo com autoridades, esse aumento se deve ao fato da disseminação de variantes e da flexibilização adotada durante as festas de fim de ano – quando viagens entre cidades e encontros no Natal foram permitidos.

Essa escalada de casos fez com que hospitais ficassem sobrecarregados, e, com a falta de leitos, ambulâncias ficam, muitas vezes, enfileiradas por horas.

“Uma parte da situação grave que o país está vivendo no plano de resposta hospitalar, nas enfermarias, UTIs e etc. é muito resultado dessa falta de determinação de dar ao serviço nacional de saúde uma dimensão de profissionais e equipamentos suficientes para responder uma situação que já sabíamos que ia acontecer,” disse, José Manuel Pureza, deputado português.

Para lidar com o caos na saúde, o governo assumiu a necessidade de ajuda internacional e, na última quarta-feira, receberam 26 profissionais da saúde, 150 leitos e 50 respiradores vindos da Alemanha.

Além disso, o centro de treinamento da Seleção Portuguesa foi transformado em um hospital improvisado. Agora, cerca de 20 pacientes com Covid-19 são tratados nos quartos onde os jogadores se preparam para os jogos.

Agora, para frear esse aumento, as autoridades reforçaram medidas sanitárias. Moradores só podem deixar suas casas para trabalhar, comprar produtos essenciais, ir ao médico, ajudar idosos e praticar esportes ao ar livre – desde que estejam sozinhos. Escolas estão fechadas e o estado de emergência estendido até o dia 14 de fevereiro.

Bonde em rua de Lisboa durante pandemia de Covid-19 em PortugalBonde em rua de Lisboa durante pandemia de Covid-19 em Portugal Foto: Rafael Marchante/Reuters (31.out.2020)

(*Supervisão de Adriana Mabilia e Marcelo Favalli)

Fonte: CNN Internacional

Deixe uma resposta