A coluna MEIO AMBIENTE desta segunda-feira comemora juntamente com a prefeitura o título concedido ao Parque da Cidade, de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, entregue pela UNESCO ao prefeito da cidade do Natal. Confira a seguir.

Prefeito recebe Unesco e comemora título de biosfera do Parque da Cidade

Momento foi de agradecimento pelo titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica concedido ao Parque da Cidade

Por Agora RN

 

Prefeito Álvaro Dias e representantes da Unesco. Foto: Alex Regis / Prefeitura

O prefeito Álvaro Dias, recebeu no Palácio Felipe Camarão, o biólogo Boisbaudran Imperiano, conselheiro do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O momento foi de agradecimento pelo titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica concedido ao Parque da Cidade.

“O Parque tem cumprido de maneira exemplar com as três funções básicas da reserva da biosfera, que são: manutenção da biodiversidade, difusão do conhecimento científico com pesquisas realizadas e a difusão de conhecimento por meio da Educação ambiental”, disse o Biólogo.

O título de posto avançado tem reconhecimento mundial e de uma importância muito grande. A partir de agora, o Parque da Cidade entra no roteiro mundial de visitações.

“Este reconhecimento internacional é a consolidação dos objetivos buscados pela equipe da Unidade de Conservação do município de Natal. Cuidamos da recuperação de áreas degradadas, da preservação da diversidade biológica, do desenvolvimento de atividades de pesquisa, da educação ambiental e da busca pela qualidade de vida para os visitantes”, afirmou o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica gerida por um conselho nacional, formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente.

O título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica tem validade de quatro anos, mas pode ser renovado. Para isso a instituição deve se esforçar para cumprir as regras no sentido de continuar trabalhando para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento científico sustentável.

“No que depender de nós, estaremos sempre dispostos a manter o titulo vivo. Esforços da gestão municipal não faltará”, disse o prefeito.

O que é o Parque da Cidade?

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, foi inaugurado em 21 de julho de 2008 com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. O Parque ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu. Sua estrutura abrange dois estacionamentos, dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com 45 metros de altura (memorial da cidade) e mirante. O parque está aberto todos os dias, inclusive em feriados, das 05:00 às 18:00 horas.

Fonte: Agora RN

Deixe uma resposta