AUTOCONHECIMENTO: A CORAGEM, UMA DAS MAIORES VIRTUDES DO SER HUMANO

Uma das virtudes que quando cultivamos nos ajuda a vibrar mais alto é a CORAGEM. Este é o tema central da nossa coluna AUTOCONHECIMENTO desta quinta-feira. Convido você a ler o texto a seguir, refletir e fazer o seu juízo de valor.

A importância da coragem

Silhueta de mulher de braço erguido para cima durante por do sol
kieferpix / Getty Images / Canva

Vivemos tempos difíceis, isso ninguém pode negar. No entanto cada ser humano carrega dentro de si a virtude da coragem para continuar lutando. Sim, os dias melhores só virão se formos corajosos o bastante para encararmos os nossos problemas.

Murmúrios e lamentações só nos puxam para baixo. O ser humano vitorioso é aquele que não foge da luta, que encara os problemas da vida com coragem. Certamente, quem não tem coragem de encarar a vida constrói a própria ruína.

Ser corajoso é não fugir de suas responsabilidades. Um pai de família, por exemplo, tem que ser pai de família e não outra coisa. Uma mãe tem que ser mãe e não irmã ou madrasta. Quando cada pessoa tem a coragem de assumir o seu papel, aquilo que é de sua responsabilidade, tudo fica mais fácil.

A coragem distingue o homem vitorioso do fracassado. Quando o ser humano tem coragem de assumir o seu papel na história, a vida torna-se mais significativa. É precisamente observar que pessoas realizadas, pessoalmente e profissionalmente, são aquelas que encararam seus problemas.

Quem não foge dos problemas ou que não fica delegando aos outros aquilo que é de sua responsabilidade tem mais chance de ser feliz do que aquele que é alienado. O ser humano alienado é aquele que delega ao outro aquilo que é de sua responsabilidade.

Silhueta de homem caminhando sob o pôr do sol

Subham Dash / Pexels / Canva

Meu Deus, como temos, hoje em dia, pessoa alienadas! São inúmeros os pais que não assumem os seus filhos, delegam às mães, aos avós, a responsabilidade da criação, da educação.

Como professor, todos os anos verifico que uma geração de crianças e adolescentes é criada somente pelas mães ou pelos avós. É tanta criança abandonada, criadas sem a presença dos pais. Cadê o pai dessas crianças? Infelizmente com essa pandemia essa realidade só se agravou!

No campo da política, principalmente no Brasil, temos inúmeros políticos que no período eleitoral prometem mundos e fundos, mas quando são eleitos não têm coragem de realizar o que prometeram. Vivem culpando os outros, o partido, a mídia, a imprensa, a oposição, tudo para não cumprir o que prometeram para ser eleitos.

Ter coragem de assumir suas responsabilidades é o caminho mais curto para a felicidade humana. A finalidade primordial da coragem não é tornar o ser humano imbatível, mas a ideia da felicidade como consequência de servir a uma causa.

O significado da coragem na vida humana é de suma importância. Isto é, assumir os problemas que lhe são próprios, a mim parece, é uma forma de realização humana. Não se acovarde diante dos problemas, não transfira para os outros aquilo que é de sua responsabilidade, então você será feliz!

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Deixe uma resposta