ARTIGOS: RESILIÊNCIA, TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA, POR WAGNER

Reflexões Diárias Lucinalva

Amanheci o dia hoje me perguntando, até onde pode ir a resiliência humana? Resiliência e tolerância são palavras sinônimas? Ou será que o seu sinônimo seria paciência?

Bem, depois de muito refletir e analisar percebi que todas essas palavras: resiliência, tolerância e paciência fazem parte da natureza humana e, dependendo do ponto de vista do observador podem ser virtudes ou defeitos.

Senão vejamos:

  • Resiliência – é a capacidade que o indivíduo possui de sobreviver a determinadas situações reversas, onde a maioria das pessoas não sobreviveria ou pelo menos não sairia incólume na sua essência e no seu caráter. Assim como o bambu que enverga até encostar a sua ponta no chão, mas não quebra e consegue voltar a sua posição inicial.
  • Tolerância – é a capacidade que o indivíduo tem de permitir ser usurpado, desacatado, desrespeitado e contrariado em determinadas situações sem reclamar, reagir ou revidar.
  • Paciência – é a capacidade que o indivíduo possui de esperar que algo aconteça ou alguém amadureça o suficiente para perceber o quão infantil e imaturo foi durante tanto tempo.

De acordo com a definição de resiliência para ser resiliente é necessário ser tolerante e principalmente Paciente, pois sem a tolerância o indivíduo jamais sobreviveria e muito menos sairia incólume de uma situação bem traumática.

A tolerância e a paciência sempre caminham juntas. Uma cuida da outra em todas as situações.

Portanto, a resiliência sem a Tolerância não é absolutamente nada e talvez, por isso mesmo, exista a Paciência para trazer equilíbrio à essa tríade maravilhosa. E costumamos ver as pessoas vitoriosas nos mais nobres aspectos, possuírem essas três “virtudes”.

Mas se olharmos para esses três aspectos da natureza humana com maus olhos podemos enxergar que a pessoa resiliente é submissa e masoquista, que a pessoa tolerante é otário e que a pessoa Paciente não tem amor próprio.

Então deixo essa reflexão para você, que é curioso e gosta de questionar, fazer com os seus botões e fazer o seu juízo de valor!

 

Deixe uma resposta