VEÍCULO USADO PELO FUNDADOR DO TALIBÃ PARA SE ESCONDER DEPOIS DO ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO É DESENTERRADO 20 ANOS DEPOIS

Carro usado por líder do Talibã após ataques de 11 de setembro é desenterrado depois de 20 anos

Veículo pertencia ao fundador do grupo, Mullah Mohammad Omar

Grupo diz que o carro foi desenterrado por ordem do atual líder

Grupo diz que o carro foi desenterrado por ordem do atual líder | Talibã

 

O veículo utilizado pelo fundador do Talibã, Mullah Mohammad Omar, para se esconder depois do atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA, foi desenterrado na província de Zabul, no leste do Afeganistão. O Toyota Corolla Branco ficou embaixo da terra por mais de duas décadas.

De acordo com o Talibã, o veículo foi desenterrado por ordem do atual líder do grupo, Abdul Jabbar Omari, para ser exposto no museu nacional de Cabul como “um grande monumento histórico”. O memorial já abriga carros e carruagens de primeiros-ministros e ex-reis do país.

“O homem que viajou neste carro participou dos eventos mais incríveis da história”, escreveu no Twitter Anas Haqqani, influente figura do governo que controla o Afeganistão. “Ele confiou em Deus Todo-Poderoso, comandou (as forças do Talibã) em uma guerra desigual contra dezenas de países invasores e venceu.”

Segundo Rahmatullah Hammad, diretor de informação e cultura da província de Zabul, o Toyota foi encontrado em boas condições. “Apenas a parte da frente está um pouco danificada”, disse à AFP. “Este veículo foi enterrado pelos combatentes como um memorial a Omar em 2001 para evitar que fosse perdido.”

Líder do Talibã

O Talibã anunciou a morte de Mullah Mohammad Omar em 2015. De acordo com o grupo, o líder morreu devido a uma doença, que não foi informada. “Ele morreu em um hospital de Karachi em abril de 2013 sob circunstâncias misteriosas”, afirmou Haseeb Sediqi, o porta-voz do serviço de inteligência.

O aliado de Osama Bin Laden não era visto publicamente desde 2001. Segundo Sediqi, o fundador do Talibã foi enterrado na província de Zabul, local onde o carro utilizado para fuga foi desenterrado.

Fonte: R7

Deixe uma resposta