ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESTA PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DE 2020

Por G1

03/01/2020 19h52  Atualizado há 50 minutos


Mundo em alerta: a crescente tensão entre EUA e Irã chegou ao auge após a morte do principal general iraniano em um bombardeio ordenado por Trump. O governo do Irã promete vingança, e o presidente dos EUA diz que não quer uma nova guerra. Entre os desdobramentos estão a pressão sobre o dólar e uma provável escalada no preço do petróleo. Um levantamento exclusivo do G1 mostra que os governadores cumpriram 18% de suas promessas após um ano de mandato. Em SP, um crime bárbaro: 5 pessoas da mesma família foram presas após a morte de um menino de 3 anos. Há suspeita de tortura e maus-tratos. E já é tradição: o ano começa com muita chuva, e moradores do Rio de Janeiro, Vitória e Salvador sofrem com estragos e alagamentos.

INTERNACIONAIS

General morto

Em foto de 2016, Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, participa de um reunião em Terrã, no Irã — Foto: Office of the Iranian Supreme Leader via AP, Arquivo

Em foto de 2016, Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, participa de um reunião em Terrã, no Irã — Foto: Office of the Iranian Supreme Leader via AP, Arquivo

A morte do general Qassem Soleimani, ocorrida ontem, abre mais um capítulo da história de rivalidade e violência que envolve Irã e Estados Unidos. Um revide é esperado pelos americanos, que tentam antecipar os próximos passos do conflito com o envio de quase 3 mil soldados ao Oriente Médio.

Na Flórida, Trump falou publicamente pela 1ª vez. Disse que mandou matar Soleimani para proteger autoridades americanas de novos ataques e que o objetivo foi “parar uma guerra, não começar uma”. O presidente americano afirmou que não deseja promover uma mudança de governo no Irã.

Em Teerã, o clima é de revolta. As principais autoridades do país fizeram duros discursos e prometeram vingança. “Uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires”, afirmou o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país, ao se referir a Soleimani.

Leia mais:

Impacto na economia

Uma tocha de gás em uma plataforma de produção de petróleo nos campos de petróleo de Soroush é vista ao lado de uma bandeira iraniana no Golfo Pérsico, no Irã — Foto: Raheb Homavandi/File Photo/ReutersUma tocha de gás em uma plataforma de produção de petróleo nos campos de petróleo de Soroush é vista ao lado de uma bandeira iraniana no Golfo Pérsico, no Irã — Foto: Raheb Homavandi/File Photo/Reuters

Uma crise que envolve Irã e Iraque certamente afeta a cotação do petróleo, que fechou em alta hoje. Aqui no Brasil, Bolsonaro admitiu que teme impacto sobre o preço dos combustíveis. A tensão também se reflete no dólar, que subiu e encerrou o dia a R$ 4,05Bolsas caíram mundo afora, incluindo a Bovespa.Juiz de garantias.

Fonte: G1

Por Blog do BG

Novo bombardeio dos EUA visa comandante das Forças de Mobilização Popular no Iraque

Foto: AFP/HO/IRAQI MILITARY

Um novo ataque aéreo americano visou na manhã de sábado (noite de sexta no Brasil) um comandante da milícia iraquiana pró-Irã Hashd al-Shaabi, no norte de Bagdá, segundo a TV estatal, no dia seguinte ao bombardeio que matou o líder desta coalizão de milícias e o poderoso general iraniano Qassem Soleimani.

A emissora não informou a identidade do comandante visado no novo ataque, que deixou “mortos e feridos”, informou à AFP uma fonte da polícia iraquiana sem, no entanto, dar um balanço preciso.

UOL

 

NACIONAIS

Juiz de garantias

Após afirmar que vai pedir prazo de até seis meses para o judiciário organizar a implementação da figura do juiz de garantias, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli e Conselho Nacional de Justiça discutiram o tema em reunião.

O juiz de garantias faz parte do pacote anticrime aprovado o ano passado pelo Congresso, mas é alvo de contestação. A ideia da reunião entre Toffoli e o CNJ foi orientar os tribunais na implantação da lei. O ministro disse que não haverá custo extra ao judiciário e que os julgamentos terão maior imparcialidade.

Livros didáticos

Bolsonaro em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira — Foto: Gabriela Biló/AE
Bolsonaro em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira — Foto: Gabriela Biló/AE

O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista coletiva que a partir de 2021 o governo deve promover mudanças nos livros didáticos atuais, que ele classificou como “lixo”. Bolsonaro defendeu a necessidade de “suavizar” a linguagem do material entregue nas escolas e prometeu estampar a imagem da bandeira do Brasil na capa dos livros.

Um levantamento exclusivo feito pelo G1 mostra que, das promessas feitas pelos governadores durante a campanha eleitoral de 2018, 18% foram cumpridas no primeiro ano do mandato.

Seguro obrigatório

O governo informou vai recorrer da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a redução dos valores do DPVAT, o seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. Por enquanto, os valores estão sendo cobrados com a mesma tabela do ano passado.

Negligência

Cinco pessoas estão presas indiciadas por tortura e maus-tratos após a morte de uma criança de 3 anos em São Paulo. O menino morreu no dia 30 e, além da mãe, são suspeitos no caso um casal de avós e um de tios. A criança deu entrada no hospital com ferimentos e desnutrida.

Assassinato de prefeito

Suspeito chega à DIG de São Carlos para prestar depoimento — Foto: Claudinei Junior/ CBN São CarlosSuspeito chega à DIG de São Carlos para prestar depoimento — Foto: Claudinei Junior/ CBN São Carlos

A Polícia Civil prendeu um suspeito de envolvimento na morte do prefeito de Ribeirão Bonito (SP), Chiquinho Campaner. Ele foi detido na capital paulista e não confessou o crime.

Chuvas pelo país

A chuva castiga o Sudeste e a Bahia neste início de verão. O Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização – segundo em uma escala que vai até 5 – após uma chuva muito forte em São Cristovão, Ilha do Governador e na Tijuca.

Em Salvador, ruas ficaram alagadas e ao menos 7 deslizamentos de terra foram contabilizados. A maioria das ocorrências foi nos bairros Itapuã, Ipitanga, Cabula e Tancredo Neves. Enchentes também afetaram cidades da Grande Vitória, no Espírito Santo.

Em Guarulhos (SP), um homem morreu afogado após ser arrastado por uma correnteza ontem.

Leia outras notícias

“O presidente adota oráculos”, diz Janaína sobre teoria de impeachment

Foto: Reprodução/Twitter

A deputada Janaína Paschoal fez algumas considerações no Twitter sobre a tese de que vetar o fundão eleitoral poderia ocasionar o impeachment de Jair Bolsonaro.

“Se o presidente afirma, com tanta convicção, que cometeria crime de responsabilidade, creio que alguém (em que ele confia) disse isso para ele. O presidente funciona muito assim. Ele adota oráculos. Seria importante esse jurista se identificar e explicar seu raciocínio.”

O Antagonista

Comments

Bolsonaro defende abertura do mercado para atenuar alta dos combustíveis

Foto: Divulgação/Sindipostos TO

A solução defendida pelo presidente Jair Bolsonaro para equacionar a alta do preço dos combustíveis é a abertura do mercado. “Temos que quebrar monopólios”, declarou, nesta sexta-feira (3/1), na saída do Palácio da Alvorada. O presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, entendem que a quebra do monopólio que a estatal exerce, na prática, sobre o refino, é o caminho para aliviar o bolso dos consumidores. O governo sabe, contudo, que essa não é uma medida a curto prazo.

Atualmente, estão em funcionamento no Brasil 17 refinarias com capacidade instalada de refino diário de cerca de 2,3 milhões de barris. Do total, 13 refinarias são de grande escala, e pertencem à Petrobras. As demais são de concorrentes privados: Manguinhos, instalada no Rio de Janeiro; Univen, em Itupeva (SP); Riograndense, em Uruguaiana (RS); e Dax Oil, em Camaçari (BA). Essas quatro, juntas, produzem cerca de 5% do total da gasolina no país.

Correio Braziliense

Comments

Bolsonaro chama retaliação de Irã aos EUA de operação quase suicida

Foto: EBC

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (3) que se o Irã retaliar o ataque que sofreu dos Estados Unidos seria “uma operação quase suicida”. A fala foi feita em entrevista ao apresentador do programa do Brasil Urgente, da Band, José Datena.

“Tem que ver o potencial bélico e militar do Irã, acho muito difícil, pode até haver, mas seria uma operação quase suicida”, disse.

(mais…)

Comments

Ator mirim da Globo é alvo de comentários racistas nas redes sociais: “cabelo horrível”

Foto: Reprodução/GSHOW

O ator JP Rufino, de 17 anos, compartilhou nesta sexta-feira (3/1), prints de mensagens racistas que recebeu em seu Instagram. A postagem foi feita em sua conta na rede social.

“Moleque babaca bancando a vítima”, foi o início da mensagem, enviada para o ator. “Vai estudar e tozar (sic) esse cabelo horrível”, completou o agressor.

(mais…)

Comments

DÁ E PASSA: Governo Federal defende abstinência sexual contra gravidez precoce

Foto: Divulgação/Poder360

O governo do presidente Jair Bolsonaro incluiu uma nova frente nas políticas adotadas para prevenção da gravidez precoce e sexo seguro entre adolescentes: a abstinência sexual. Os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH) e da Saúde elaboraram políticas para estimular jovens a deixarem de fazer sexo, uma iniciativa considerada controversa e ineficaz por estudiosos do assunto.

(mais…)

Comments

Picolé de cerveja – para maiores de 18 anos – promete inovar no verão pernambucano

Foto: Divulgação/Instagram

O mestre cervejeiro se uniu ao mestre sorveteiro para a criação de um novo sabor de picolé. A FriSabor e a cervejaria artesanal Ekäut estão lançando no mercado o picolé de cerveja. A novidade foi anunciada nas redes sociais das duas marcas e animou os seguidores.

O produto foi anunciado nessa quinta-feira (2) em uma série de stories no Instagram da frisabor, que mostra todo processo de produção do picolé, feito com Ekäut American IPA, cerveja “com uma dose generosa dos lúpulos Amarillo, Citra e Cascade e moderado teor alcoólico”, segundo a empresa.

(mais…)

Comments

“COISA DE BANDIDO”: Milicianos cariocas agora proíbem jovens de pintar cabelo de loiro

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil está analisando a origem de um vídeo que circula nas redes sociais no qual um homem aparece pintando com tinta spray de cor preta o cabelo de um adolescente. O material teria sido gravado em Rio das Pedras, na Zona Oeste. Segundo relatos, milicianos que atuam na região teriam proibido os jovens de pintarem o cabelo de loiro.

Em seu perfil pessoal, o jovem que aparece nas imagens contou detalhes do ocorrido. De acordo com ele, jovens que pintam o cabelo para as festas de fim de ano têm até o dia 2 de janeiro para voltar ao normal. O jovem ainda disse que foi pego de surpresa, mas passa bem.

(mais…)

 

Bolsonaro: reforma administrativa vai contemplar “números e pessoas”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (3) que não há prazo para o envio da reforma administrativa ao Congresso Nacional. Bolsonaro disse que ainda falta um “polimento” final na proposta. A expectativa é que o texto avance em uma nova reunião com sua equipe de governo nos próximos dias. Uma das preocupação do Planalto é tratar o tema com mais sensibilidade. Bolsonaro disse hoje (3) que assunto não pode estar limitado a números porque esbarra na situação de pessoas que compõem o serviço público no país.

“Vamos discutir o assunto novamente, para dar polimento nela [na reforma], em uma reunião de ministros, acho que dia 19 agora. Queremos uma reforma administrativa que não cause nada de abrupto na sociedade. Não dá para a gente consertar calça velha com remendo de aço. Alguma coisa será remendo, outra será reforma”, disse o presidente nesta manhã.

Segundo Bolsonaro, os ajustes finais vão unificar o que pretende a equipe econômica e o que ele quer, na condição de governante. “Acho que já amadureceu o que a equipe econômica quer. Às vezes a equipe econômica tem algum problema de entendimento conosco porque eles veem números e a gente vê número e pessoas”, disse o presidente.

“A reforma administrativa tem que ser dessa maneira. Não vai atingir 12 milhões de servidores. A reforma é daqui para a frente. Mas como essa mensagem vai chegar junto aos servidores? Temos de trabalhar primeiro a informação para depois nós chegarmos a uma decisão”, acrescentou.

Com informações da Agência Brasil

 

Em recuperação, indústria tem o maior nível de emprego desde 2015

Foto: Kamil Krzaczynski/ Reuters – 24.06.2019

A indústria da transformação, setor que tradicionalmente emprega mais mão de obra formal e com salários acima da média do mercado, começou a reagir no segundo semestre do ano passado e somou um total de 10,7 milhões de empregados, o melhor resultado desde 2015 – quando havia 11,5 milhões. Os segmentos que mais contribuíram com a alta de 1,3% em relação aos números de 2018 foram os de alimentos, têxteis e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Juntos, abriram 189 mil vagas com carteira assinada até o terceiro trimestre.

Em razão de cortes ocorridos em outros segmentos, como o de produção de coque, derivados de petróleo e de biocombustíveis e de produtos de minerais não metálicos, o saldo do período foi de 136,5 mil postos a mais. “Para um setor que sofreu tanto na crise, o crescimento de 1,3% no número de vagas é positivo”, afirma Bruno Ottoni, pesquisador da consultoria IDados, que fez o cruzamento do saldo de empregos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no terceiro trimestre de 2019 com o de igual período do ano anterior.

Parte da melhora do emprego na indústria está relacionada ao retorno, ainda lento, dos investimentos, afirma Daniel Duque, pesquisador da área de Economia Aplicada da FGV/Ibre. Ele também ressalta a nova modalidade de contratação estabelecida na reforma trabalhista, a de trabalhadores intermitentes (prestação não contínua de serviços). “É uma contratação mais barata e mais flexível”, avalia.

No segmento de máquinas e equipamentos, a melhora veio com a alta dos investimentos, movimento que não ocorria há pelo menos cinco anos. “O Brasil foi sucateado entre 2013 e 2018 e em 2019 começou uma recuperação tímida”, afirma o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso. Segundo ele, o emprego também está reagindo e as fábricas devem contabilizar 10 mil novas vagas em 2019. Para este ano, serão mais 15 mil a 20 mil.

“Por tudo o que ocorreu em 2019, o resultado foi positivo”, afirma o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira. O aumento da mão de obra no segmento deve ficar em torno de 2% – em 2018 eram 271 mil empregados -, em linha com a alta prevista na produção. Para este ano ele espera novo crescimento de até 2,5% nos dois indicadores.

Estadão

 

Brasileira Natura conclui compra da Avon e cria a 4ª maior empresa de beleza do mundo

A Natura & Co anunciou nesta sexta-feira conclusão da compra da Avon Products, em um negócio que criou o quarto maior grupo de beleza do mundo e avaliou a rival norte-americana de 130 anos em cerca de 2 bilhões de dólares.

Em comunicado, a Natura confirmou que a empresa combinada terá Roberto Marques como presidente-executivo do conselho de administração. O executivo comandou em 2017 a compra da rede internacional de lojas The Body Shop pela Natura e vai chefiar os esforços de integração com a Avon.

As ações da Natura eram uma das poucas que subiam nesta sexta-feira, em meio a uma baixa generalizada do mercado por conta de preocupações com a situação no Oriente Médio após ataque norte-americano que matou importante autoridade no Irã.

Os papéis da companhia brasileira subiam 0,55% por volta de 11h, enquanto o Ibovespa mostrava baixa de 0,8%.

Mais cedo, o presidente-executivo da Avon Products, Jan Zijderveld, deixou a fabricante norte-americana de cosméticos, em sequência ao processo de venda da companhia.

Com a aquisição da Avon, a Natura criou quatro unidades operacionais, cada uma com seu presidente-executivo. A operação Natura & Co América Latina, que além da marca Natura e Avon reúne as bandeiras The Body Shop e Aesop, será liderada por João Paulo Ferreira.

A presidente-executiva da Avon, agora dentro da Natura & Co, será a romena veterana da companhia norte-americana Angela Cretu, sendo responsável pelas operações da marca fora da América Latina.

O comando da The Body Shop continuará com David Boynton, o mesmo ocorre com Michael O’Keefe na Aesop.

A Natura recebeu aval de autoridades concorrenciais para a compra da Avon em 19 de dezembro e na ocasião havia estimado a conclusão da operação para esta sexta-feira.

A companhia brasileira anunciou a compra da Avon em maio do ano passado, em um negócio realizado por meio de troca de ações.

Época Negócios

 

LOCAIS

Potiguar só renovará documentação do veículo neste ano se tiver quitado Taxa dos Bombeiros em 2019

Foto:Norton Rafael/Inter TV Cabugi

O motorista que não pagou a Taxa dos Bombeiros no ano passado, em função do imbróglio judicial que a suspendeu por alguns meses, vai precisar pagar a cota duas vezes em 2020 – ou seja, quitar a de 2019 e pagar a de 2020 – para renovar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo neste ano. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) nesta sexta-feira (3), após liberação do calendário. O valor da taxa é de R$ 25 – o mesmo do ano passado.

(mais…)

 

UFRN abre concurso para contratação de professores do ensino básico, técnico e tecnológico nos campi de Macaíba

Foto: Divulgação/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN divulga Concurso Público destinado à contratação de nove Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nos campi de Macaíba – RN e Natal – RN.

Para participar deste certame, é necessário que os candidatos tenham tecnólogo; graduação; licenciatura; bacharelado nas áreas exigidas.

Há oportunidades disponíveis para as seguintes áreas: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1); Educação Musical e Percepção Musical (2); Educação Musical na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1); Enfermagem Médico-cirúrgica (1); Gastronomia (1); Gestão de Recursos Hídricos (1); Produção de Ruminantes (1); Saúde Coletiva (Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde; Epidemiologia, Ciências Sociais Humanas) (1).

O salário base ofertado varia de R$ 4.472,64 a R$ 10.074,18, de acordo com a titulação, acrescido de R$ 458,00 de auxílio-alimentação e a carga horária a ser cumprida é de Dedicação Exclusiva.

As inscrições serão realizadas durante o período de 20 de janeiro de 2020 até 18 de fevereiro de 2020, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico sigrh.ufrn.br. O valor da taxa a ser paga é de R$ 100,00.

Este certame contará com Prova Escrita; Didática; de Títulos e Produção Intelectual; Defesa do memorial e Projeto de Atuação Profissional – MPAP.

Está previsto o período de 24 de maio de 2020 a 13 de junho de 2020 para aplicação das provas.

O prazo de validade deste Concurso Público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Edital de abertura.

 

Fim de semana reserva céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas em todas as regiões do estado; veja previsão da Emparn

Foto: Reprodução/Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) destaca céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas em todas as regiões do estado neste fim de semana e, inclusive, no feriado de Reis neste segunda-feira(06).

Fonte: Blog do BG

 

Hiper da Roberto Freire fecha as portas em fevereiro; população aproveita queima de estoque

Grupo Big, atual responsável pelo empreendimento, realiza mudanças nas unidades para inauguração de atacarejo

03/01/2020 às 10:52

Divulgação

A loja do Hipermercado Bompreço Ponta Negra, localizada na Avenida Roberto Freire, na zona Sul de Natal, será fechada no dia 2 de fevereiro, segundo informações do Grupo Big, atual responsável pelo empreendimento.

Com o fechamento da loja, os produtos estão com preços mais baixos e desde a manhã desta sexta-feira, 3, a população aproveita a queima de estoque. Devido a grande procura, também está havendo congestionamento no trânsito próximo ao estabelecimento.

Promoções estão chamando a atenção da população.

De acordo com o grupo empresarial, o fechamento da unidade faz parte das ações de investimento da marca no Rio Grande do Norte. Atualmente, segundo o grupo, oito lojas no estado estão recebendo investimentos e finalizam, nos próximos meses, um processo de renovação e atualização de seus ativos.

Recentemente, o Grupo BIG reinaugurou as unidades do Maxxi Atacado nas cidades de Mossoró e Parnamirim, com o objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo. O estado também contará, em breve, com a chegada de mais uma loja da bandeira, em Natal.

Até o fim de 2019, o Grupo Big era conhecido com Walmart no Brasil, a tradicional marca americana de hipermercados. A mudança é parte da reestruturação da empresa, que assumiu o comando quando a rede foi comprada pela Advent, gestora americana de ” private equity” (participações acionárias).

O Grupo BIG opera no Brasil desde 1995 e possui mais de 500 unidades em 18 estados brasileiros. O grupo possui 8 bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bom Preço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Clube) e lojas de vizinhança (TodoDia). O grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil.

Segundo o Grupo Big, nos próximos 18 meses serão investidos mais de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de suas lojas. A mudança ocorre um ano após o Fundo de Investimento Advent adquirir 80% do Walmart Brasil.

A empresa planeja realizar mudanças efetivas na operação em todo o País, com a renovação das lojas e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados.
Em 2018, a receita bruta do grupo atingiu R$ 24,5 bilhões, queda de 13% em relação a 2017. Para 2019, a empresa não projeta crescimento na receita, por conta da fase de transição.

Fonte: Agora RN

 

Prefeitura de Natal prorroga prazo para matrículas da Educação Infantil

Solicitação de matrícula das crianças novatas para a etapa da Pré-Escola (Níveis III e IV) serão prorrogadas até dia 10 de janeiro

03/01/2020 às 18:42

Divulgação

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou até 10 de janeiro, a solicitação de matrícula das crianças novatas para a Educação Infantil – etapa da Pré-Escola (Níveis III e IV), interessadas em ingressar na Rede Municipal de Ensino.

O período de solicitação de matrícula para esta etapa da Educação Infantil ocorreu de 19 à 27 de dezembro de 2019 e o novo prazo de solicitação de vagas segue até o dia 10 de janeiro deste ano. As matrículas são feitas no Sistema de Matrícula On-line através do endereço eletrônico natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline

Já no dia 21 de janeiro, serão divulgadas as vagas ofertadas para as crianças da Educação Infantil – Creche: Berçário I e II, Níveis I e II. O cadastramento das crianças para o sorteio da creche deve ser feito no período de 21 a 24 de janeiro de 2020. E no dia 31 de janeiro será realizado o sorteio para vagas da creche. Já a solicitação de matrícula dos estudantes novatos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), devem ser realizadas de 13 a 17 de fevereiro.

Fonte: Agora RN

Deixe uma resposta