Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
TECNOLOGIA: O REACT É UM DISPOSITIVO QUE PODE INTERROMPER INSTANTANEAMENTE O SANGRAMENTO CAUSADO POR FERIMENTO DE FACA

Um dispositivo conhecido como tamponamento rápido acionado por emergência, ou REACT é o destaque desta edição da coluna TECNOLOGIA. Um estudante universitário do Reino Unido inventou um dispositivo que pode ajudar os socorristas a selar melhor os ferimentos de crimes violentos com faca. Leia o artigo completo a seguir e conheça é incrível descoberta tecnológica!

O aluno constrói um dispositivo que salva vidas que pode interromper instantaneamente o sangramento causado por facadas

Um estudante universitário do Reino Unido está fazendo sua parte para ‘parar o sangramento’ de crimes violentos com faca, inventando um dispositivo que pode ajudar os socorristas a selar melhor os ferimentos.

Dependendo do local, a vítima de um esfaqueamento não tem muito tempo sem os primeiros socorros adequados para impedir a perda de sangue, mas se a nova invenção de Joseph Bentley estiver em cena, isso pode reduzir significativamente essa possibilidade.

O dispositivo é conhecido como tamponamento rápido acionado por emergência, ou REACT, e empresta a função, há muito utilizada, mas dificilmente perfeita, da gaze para aplicar pressão no local da ferida para impedir a perda de sangue. Uma vez que os coágulos sanguíneos parem o sangramento, a remoção ou distúrbio da gaze pode reabrir tanto a ferida quanto o problema.

Em contraste, REACT infla uma manga em forma de balão de silicone conhecida como tamponamento, que aplica pressão semelhante e permite que o sangue coagule. Uma vez que o balão precisa ser removido, ele é esvaziado lenta e suavemente, permitindo que os coágulos permaneçam intactos.

Os primeiros respondentes inseririam a luva em uma ferida aberta e usariam o dispositivo atuador, que se parece um pouco com uma furadeira manual movida a bateria, para primeiro selecionar em qual parte do corpo a ferida está localizada e, em seguida, inflar o tamponamento por meio de um válvula exatamente nas proporções corretas para o local.

Universidade de Loughborough 

“Eu conheço vários amigos que foram as infelizes vítimas de crimes com faca, felizmente nenhum dos incidentes foi fatal”, explicou Joseph à imprensa da Universidade de Loughborough.

“O tamponamento pode ser colocado e parar uma hemorragia em menos de um minuto, salvando centenas de vidas por ano, e como o tamponamento é adequado para grandes cavidades como o abdômen, também é mais fácil e rápido de remover do que os métodos atuais usados ​​para parar sangramento, dando ao paciente a melhor chance de cirurgia reconstrutiva ”, acrescentou.

Atualmente em busca de uma patente para sua tecnologia, o REACT da Bentley ainda é um protótipo , mas ele espera que consiga passar pelos estágios necessários para garantir que os primeiros socorros tenham acesso a ele o mais rápido possível.

CONFIRA: O tratamento simples do diabetes tipo 2 com dieta de baixa caloria é tão eficaz que reverte a doença em estudos

“O desenvolvimento de dispositivos médicos leva muito tempo, mas esperamos que em alguns anos o sistema REACT seja usado para controlar o sangramento em vítimas de crimes com faca e salvar vidas”, disse Bentley em um comunicado. “Espero que um dia seja transportado por todos os serviços de emergência: polícia, ambulâncias, até militares, mas o objetivo absoluto é fazer com que este produto seja utilizado o mais rápido possível.”

ASSISTA o vídeo sobre REACT abaixo.)

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho