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TECNOLOGIA: BATERIAS QUE CARREGAM EM 5 MINUTOS PODEM REVOLUCIONAR MERCADO DO CARRO ELÉTRICO

Uma das principais barreiras à entrada de veículos elétricos pode desaparecer, O longo tempo de recarga das baterias. Este é o destaque, aqui na coluna TECNOLOGIA desta sexta-feira. É que uma startup israelense passou a produzir em massa baterias de automóveis que podem fornecer 160 quilômetros de carga em apenas cinco minutos, ou seja, é como abastecer um carro a gasolina. Leia o artigo completo a seguir e conheça a TECNOLOGIA que permitiu esse up grade na evolução do carro elétrico!

Novas baterias de carros elétricos podem ser totalmente carregadas em 5 minutos, como abastecer seu carro com gasolina, se carregadores melhores estiverem no lugar

Uma das principais barreiras à entrada de veículos elétricos pode desaparecer, já que uma startup israelense está agora produzindo em massa baterias de automóveis que podem fornecer 160 quilômetros de carga em apenas cinco minutos.

StoreDot

A empresa inovadora StoreDot , que forneceu versões de carga rápida de baterias de íon de lítio para telefones e scooters, agora se empanturrou de milhões em dólares de investimento e tirou 1.000 baterias de automóveis de uma linha de montagem chinesa.

A descoberta substitui o ânodo de grafite que causa problemas ao tentar forçar a energia para a bateria. Os íons de lítio ficam congestionados por meio desse método, antes de se transformarem em metal e, em seguida, causar um curto na bateria.

O StoreDot substitui o grafite pelo silício, o que não apenas contorna esse problema, mas reduz os custos, pois o silício é muito mais barato. A safra atual de mil baterias usa germânio, que também é à prova d’água, e as de silício são esperadas para o final do ano.

A Tesla e seu fundador Elon Musk gostaram da ideia e, portanto, montaram um centro de pesquisa e desenvolvimento em Israel para aproveitar as inovações que saíam do StoreDot, que foi nomeado pela Bloomberg como o vencedor do New Energy Finance Pioneers para 2020.

Depois que a inovação constante derrubou o preço do carro elétrico na década de 2010, o obstáculo final para a adoção generalizada que permanece é a velocidade de carregamento e os pontos de carregamento.

A British Petroleum (BP) investiu US $ 20 milhões nas baterias StoreDot, embora mantenha 18.200 postos de gasolina no Reino Unido. De acordo com Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, “eles [BP] entendem que daqui a 10 anos, todas essas estações estarão obsoletas se não as reaproveitarem para carregamento – as baterias são o novo óleo”.

Atualmente, as estações de carregamento de bateria não podem fornecer a eletricidade necessária para carregar uma bateria StoreDot totalmente em cinco minutos, o que significa que a bola está nas quadras das estações de energia para atualizar sua tecnologia. No entanto, cinco minutos ainda preencherão um com 100 milhas, o que para a maioria dos usuários é suficiente.

As forças do mercado criam as melhores inovações

À medida que os custos sociais e fiscais de fabricação de carros a gasolina e a diesel aumentaram, todos os gigantes automotivos começaram a jogar fora os veículos elétricos (VEs) para amenizar os temores dos acionistas e éditos políticos.

À medida que as empresas lutavam para frente e para trás, a tecnologia de bateria começou a seguir o exemplo, com tempos de carga reduzidos, intervalos maiores e – aprendendo com o caso do Fisker Karma – tentando ser menos inflamável.

StoreDot é um dos vários inovadores de bateria que está atraindo muito dinheiro para seus novos produtos.

Outra é a QuantumScape, que não produz baterias de íon-lítio, mas sim baterias de estado sólido. Agora no valor de $ 3,3 bilhões, QuantumScape substitui o lítio líquido por material cerâmico sólido, fornecendo densidade de energia muito maior, custos mais baixos e muito menos riscos de incêndio.

No entanto, a bateria da QuantumScape vai de 0% de carga a 80% em 15 minutos, o que, embora seja rápida, não é de cinco minutos, e por isso existe um problema para seus acionistas.

Enquanto esses dois produtores – um apoiado por Bill Gates e Volkswagen, o outro pela Tesla e BP – lutam por participação de mercado, as inovações criadas em sua concorrência provavelmente produzirão o “Chevrolet V8 de bloco pequeno” ou o “Boxer flat-seis da Porsche” ”Ou seja, a bateria que definirá a primeira era de ouro dos EVs.

Fonte: Good News Network

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