SHOPPING DE NATAL EXPÕE BRINQUEDOS FEITOS POR ARTESÃOS POTIGUARES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Por g1 RN

 

Festival resgata o charme dos brinquedos artesanais de antigamente — Foto: Divulgação/Agência SebraeFestival resgata o charme dos brinquedos artesanais de antigamente — Foto: Divulgação/Agência Sebrae

Para marcar o Dia das Crianças, comemorado nesta terça-feira (12), o Sebrae-RN e o governo do estado, em parceria com o Instituto Riachuelo, promovem até o dia 17 o Festival de Brinquedos Populares. Uma loja foi montada no primeiro piso do Midway Mall para venda de artigos confeccionados por artesãos potiguares e que fazem um resgate dos brinquedos de antigamente.

Entre as opções de presentes, há casas de madeira, bonecas de pano, fantoches, bichinhos de crochê, carrinhos de madeira e jogos educativos. A proposta é fazer um resgate desse tipo de brinquedo e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho de grupos de artesãos que desenvolvem esses produtos, abrindo mercado consumidor.

“Muito mais que fazer esse resgate dessa arte, estamos abrindo acesso ao mercado para os artesãos que persistem na atividade e não abrem mão de fazer peças, que são únicas. É a nossa contribuição para que esse fazer artesanal gere renda e muitos risos, em vez de cair no esquecimento”, diz a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ana Ubarana.

A ambientação foi toda pensada para o público infantil, mas os adultos também podem rememorar os tempos de brincadeiras quando criança. “Preservar os brinquedos populares e manter viva a alma infantil é a resistência simbólica e cultural que passamos de geração a geração no mundo inteiro, mudando apenas a nomenclatura, mas que, acima de tudo, nos faz reverberar na alma as nossas humanidades infantis pela vida afora”, conta a curadora do festival, Graça Leal.

Participam da mostra 10 artesãos que foram selecionados pelo Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte, ligado à Secretaria Estadual de Habilitação, Trabalho e Assistência Social (Sethas): Carla Baeta, Regia Andrade, André Barbosa, Maria de Lurdes Teixeira, Ledalícia Monis Sodré, Ana Maria Aurélio, Valdir da Silva, Cleber Alberto Silva de Souza, Joelma Rocha da Costa e John Pontes Gomes.

O Festival de Brinquedos Populares fica aberto no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.

Deixe uma resposta