SESAP AUMENTOU DE QUATRO PARA SETE A FROTA DE CARROS FUMACÊ EM CONDIÇÕES DE OPERAR NO RN

Por g1 RN

 

Carro fumacê em operação no Rio Grande do Norte — Foto: Sesap/CedidaCarro fumacê em operação no Rio Grande do Norte — Foto: Sesap/Cedida

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aumentou de quatro para sete veículos a frota de carros fumacê em condições de operar nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no Rio Grande do Norte.

No início de maio, apenas quatro dos 15 carros fumacê do estado estavam em operação, por causa de equipamentos quebrados nas bombas de Ultra Baixo Volume (UBV). Segundo a pasta, mais um carro vai entrar em operação nos próximos dias.

A assessoria da secretaria informou nesta sexta-feira (27) que a perspectiva é de que os 15 carros fumacê do estado estejam em operação até o fim de junho, com a chegada de mais peças compradas. Parte delas é importada.O

Carros fumacê voltam a operar no Rio Grande do Norte

Segundo a Sesap, algumas cidades já foram atendidas pelo serviço e o governo está avaliando as próximas operações de acordo com as solicitações e com a situação epidemiológica de cada município.

Está em andamento a operação em João CâmaraNatal (no bairro das Quintas e Alecrim) e Parnamirim (na região da Avenida Maria Lacerda).

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara, ressalta que a operação de UBV é importante para interromper a transmissão, pois elimina o mosquito adulto, mas deve ser adotada como última medida.

“As ações de combate e controle de criadouros devem permanecer concomitantemente e precisam se intensificar nesse momento para que não haja nova proliferação”, diz.

A Sesap reforçou os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas d´água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.

Deixe uma resposta