SENADOR AMERICANO DEFENDE  A IDEIA DE QUE OS EUA FORTALEÇAM COOPERAÇÃO EM DEFESA COM O BRASIL

Senador republicano pede maior cooperação em defesa com o Brasil

Marco Rubio acredita que o país deve aumentar esforços para combater a influência da China no continente

O senador americano cobrou que os EUA priorizem e busquem opções para fortalecer os laços com o Brasil

O senador americano cobrou que os EUA priorizem e busquem opções para fortalecer os laços com o Brasil | Foto: Reprodução/marcorubio.com

 

O senador americano Marco Rubio, do Partido Republicano, defende a ideia de que os Estados Unidos (EUA) fortaleçam a cooperação em defesa com o Brasil.

O republicano fez o pedido ao secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, em uma carta enviada na sexta-feira 7.

Rubio lembrou que o Brasil é um importante aliado dos EUA e parceiro na área de segurança com grandes capacidades, além de estar disposto a trabalhar “lado a lado” com o país para garantir “segurança e estabilidade” na região.

O senador americano cobrou que Austin priorize e busque opções para fortalecer os laços com o Brasil e apoiar “iniciativas que tornem a região mais segura da influência maligna do Partido Comunista Chinês”.

O congressista acusou Pequim de tentar aumentar sua influência no continente americano através de práticas como corrupção, extorsão com vacinas, ameaças ao meio ambiente e desafios à soberania, entre outras coisas.

Nascido em Cuba, o senador, que representa o Estado da Flórida, considerou como “um bom primeiro passo” a recente visita ao Brasil feita pela chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, general Laura Richardson, para manter e expandir as relações bilaterais, mas acredita que mais pode ser feito.

Durante a viagem, que aconteceu em novembro, Richardson visitou o Comando Militar da Amazônia, em Manaus, e foi recebida em Brasília pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e outras autoridades do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e das Forças Armadas brasileiras.

Deixe uma resposta