SEGUNDO SECRETÁRIO DA ONU, SOLDADOS DEVEM RETORNAR AOS QUARTEIS E LÍDERES PRECISAM RETORNAR AO DIÁLIGO PASSIVO E À  PAZ NA UCRÂNIA

Chefe da ONU pede que soldados russos ‘retornem aos quartéis’

Mais cedo, nesta sexta-feira (25), a Rússia vetou a resolução da ONU sobre agressão contra a Ucrânia

INTERNACIONAL

por AFP

António Guterres, secretário-geral da ONU

DAVID DEE DELGADO/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP – 24.02.2022

Nesta sexta-feira (25), ao término da reunião do Conselho de Segurança na qual a Rússia vetou a adoção de uma resolução de condenação, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que “os soldados retornem aos quartéis” após a invasão russa da Ucrânia.

“Os soldados devem retornar aos quartéis, os líderes precisam retornar ao diálogo passivo e à paz na Ucrânia”, declarou um solene Guterres, que reconheceu que “hoje o objetivo não foi alcançado”, mas disse que devemos dar “outra chance à paz”.

O pedido de Guterres se dá praticamente ao mesmo tempo em que o Exército russo faz uma ofensiva na tentativa de tomar Kiev, a capital da Ucrânia. O próprio presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, afirmou que a Rússia tentaria conquistar a capital do país nesta noite. Mais cedo, Vitaliy Klychco, prefeito de Kiev, fez diversas postagens numa rede social falando do cerco russo à cidade. Klychco afirmou que cinco explosões já haviam atingido a capital.

Deixe uma resposta