SEGUNDO A ONU,  QUASE 5 MILHÕES DE UCRANIANOS SÃO CONSIDERADOS REFUGIADOS NA EUROPA

Número de ucranianos registrados como refugiados na Europa está próximo de 5 milhões, diz ONU

Desde o início da invasão russa, 44 países europeus fizeram registros de refúgio de pessoas que saíram da Ucrânia

Idosa tenta sair da Ucrânia em meio à invasão russaIdosa tenta sair da Ucrânia em meio à invasão russa JORGE SILVA/REUTERS – 03.05.2022

Quase 5 milhões de ucranianos foram registrados como refugiados em toda a Europa desde que a Rússia invadiu o país, há menos de quatro meses, informou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta quinta-feira (9).

“A guerra na Ucrânia desencadeou uma das maiores crises de deslocamento humano do mundo”, disse o Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

Uma atualização do portal de dados do órgão sobre a situação na Ucrânia, que visa refletir os movimentos de saída e entrada no país devastado pela guerra, mostra que 4.816.923 ucranianos se registraram como refugiados em 44 nações europeias desde 24 de fevereiro.

Os dados do Acnur revelam que, até o dia 7 de junho, mais de 7,3 milhões de passagens para fora da Ucrânia foram registradas. Outros 2,3 milhões de travessias de volta para o país foram computados, segundo os dados.

Segundo a ONU, mulheres e crianças representam 90% dos que fugiram para o exterior, pois homens entre 18 e 60 anos são elegíveis para o serviço militar e não podem deixar o país.

No total, a Organização Internacional para as Migrações da ONU estima que mais de 8 milhões de pessoas tenham sido deslocadas dentro do país.

Mais da metade das pessoas que deixaram a Ucrânia foi para a vizinha Polônia, que registrou 3,8 milhões de chegadas.

Fonte: R7

Deixe uma resposta