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SAÚDE INTEGRAL: PESQUISA MOSTRA QUE DIETA VERDE COM RESTRIÇÃO CALÓRICA SEMELHANTE DA DIETA MEDITERRÂNEA REDUZ OS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

O destaque, aqui na coluna SAÚDE desta sexta-feira é uma pesquisa publicadas na revista Heart feita com 3 grupos de indivíduos e 3 tipos de dietas diferentes. A dieta saudável, a dieta mediterrânea tradicional e a dieta mediterrânea ‘verde’. A pesquisa concluiu que a dieta mediterrânea ‘verde’ pode ser ainda melhor para a saúde cardiovascular e metabólica do que a versão tradicional. Então lhe convido a ler o artigo completo a seguir para conhecer que dieta é essa e quais os benefícios adicionais que pode proporcionar!

Emagrecimento e saúde: benefícios da nova dieta mediterrânea ‘verde’ revelada em estudo

Uma nova dieta mediterrânea “verde”, contendo ainda mais matéria vegetal e muito pouca carne vermelha ou aves, pode ser ainda melhor para a saúde cardiovascular e metabólica do que a versão tradicional sugere novas pesquisas publicadas na revista Heart .

A dieta mediterrânea, rica em alimentos vegetais, está associada a um menor risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes e atualmente forma a espinha dorsal das diretrizes dietéticas para evitar doenças coronárias.

Acredita-se que seu impacto esteja relacionado à maior ingestão alimentar de polifenóis, gorduras e fibras “saudáveis” e menor ingestão de proteína animal.

Pesquisadores em Israel, Alemanha e EUA queriam descobrir se uma versão mais ecológica dessa dieta, mais rica em fontes de alimentos vegetais verdes e ainda mais baixa em ingestão de carne vermelha, poderia ser ainda melhor para a saúde.

De acordo com uma declaração do BMJ, eles distribuíram aleatoriamente 294 pessoas sedentárias e moderadamente obesas (IMC de 31) com uma idade média de 51 em três grupos dietéticos.

O primeiro grupo recebeu orientações sobre como aumentar a atividade física e orientações básicas para conseguir uma alimentação saudável.

O segundo recebeu a mesma orientação de atividade física, mais conselhos sobre como seguir uma dieta mediterrânea tradicional com restrição calórica (1.500–1800 calorias por dia para homens e 1.200–1400 calorias por dia para mulheres).

Era pobre em carboidratos simples, rico em vegetais, com aves e peixes substituindo a carne vermelha. Incluía 28 gramas de nozes por dia.

O terceiro grupo recebeu orientação de atividade física, além de aconselhamento sobre seguir uma versão verde com restrição calórica semelhante da dieta mediterrânea.

Isso incluiu 28 gramas por dia de nozes, evitar carne vermelha / processada e maiores quantidades de matéria vegetal. Também incluía 3-4 xícaras por dia de chá verde e 100 gramas de cubos congelados de Wolffia globosa (cepa cultivada de Mankai) – uma forma rica em proteínas da planta aquática lentilha-d’água, tomada como um shake de proteína vegetal verde como um substituto parcial para proteína animal.

Após seis meses, foi avaliado o efeito de cada uma das dietas na perda de peso e nos fatores de risco cardiovascular e metabólico.

Aqueles em ambos os tipos de dieta mediterrânea perderam mais peso: aqueles na dieta mediterrânea verde (verde Med) perderam 6,2 kg; aqueles na dieta mediterrânea perderam 5,4 kg; e os que faziam dieta saudável perderam 1,5 kg.

A circunferência da cintura – um indicador de uma protuberância do diafragma potencialmente prejudicial – encolheu em média 8,6 cm entre aqueles na dieta verde Med, em comparação com 6,8 cm para aqueles na dieta mediterrânea e 4,3 cm para aqueles na dieta saudável.

O grupo da dieta verde Med alcançou quedas maiores no colesterol ‘ruim’ de baixa densidade de 6,1 mg / dl, uma redução de quase 4%. Os valores equivalentes foram 2,3 mg / dl (quase 1%) para aqueles no grupo de dieta mediterrânea e 0,2 mg / dl para aqueles no grupo de dieta saudável.

Da mesma forma, outros fatores de risco cardiovascular e metabólico melhoraram mais entre aqueles na dieta verde Med, incluindo quedas na pressão arterial diastólica, resistência à insulina e um importante marcador de inflamação, a proteína C reativa, que tem um papel importante no endurecimento da artéria. A proporção de colesterol “bom” para “ruim” também aumentou.

Essas mudanças resultaram em uma queda substancial de quase duas vezes na Pontuação de Risco de Framingham em 10 anos – um cálculo usado para prever a probabilidade de doenças cardíacas graves na próxima década – entre aqueles que seguem a dieta verde Med.

Os pesquisadores alertam que sua amostra incluiu apenas 35 mulheres, nem foram capazes de identificar os fatores específicos na dieta verde mediterrânea responsáveis ​​pelos efeitos observados.

Mas eles escrevem em sua pesquisa revisada por pares : “A educação e o incentivo para seguir um padrão dietético verde Med em conjunto com a atividade física tem o potencial de ser um grande contribuidor para a saúde pública, pois pode melhorar o equilíbrio dos fatores de risco cardiovasculares, eventualmente prevenindo cardiovascular Morbidade e mortalidade.”

E eles concluem: “Nossas descobertas sugerem que a restrição adicional da ingestão de carne com um aumento paralelo de alimentos vegetais ricos em proteínas pode beneficiar ainda mais o estado cardiometabólico e reduzir o risco cardiovascular, além dos efeitos benéficos conhecidos da dieta mediterrânea tradicional. ”

Fonte: Good News Network

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