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SAÚDE: ALINHAR OS NOSSOS ÓRGÃOS COM O CICLO DIA-NOITE DE NOSSOS AMBIENTES É FUNDAMENTAL A SAÚDE PLENA

Atualmente, cada vez mais vemos médicos, nutricionistas e estudiosos da saúde integral combinar informações sobre exercícios, exposição ao clima, padrões de sono e alimentação, conteúdo alimentar e muito mais para formar um modelo abrangente, para evitar as doenças crônicas e construir uma base de medicina funcional preventiva. A luz solar governa nossas funções metabólicas. Dai a importância dos horários das refeições baseados no relógio biológico. No artigo a seguir você vai ter a precisa noção de por que comer tarde da noite com regularidade faz mal a sua saúde!

Você não deve comer tarde da noite: veja por que e como você pode evitar

Todos os tipos de prejuízos sutis podem acontecer àqueles que comem tarde da noite, ou mesmo apenas depois do pôr do sol.

Isso pode incluir aumento do açúcar no sangue, diminuição da sensibilidade à insulina, inflamação e sono superficial – uma situação que, se ocorrer em um sentido crônico, pode construir a base para todos os tipos de doenças, incluindo Alzheimer.

A ciência por trás desse comportamento humano universal aparentemente impossível de prevenir não é tanto uma pesquisa revolucionária, mas conclusões lógicas sobre a biologia humana e a evolução.

Qualquer que seja a classe de pesquisadores que traduzem as ciências médicas e nutricionais em artigos para nós, leigos, eles estão começando a combinar informações sobre exercícios, exposição ao clima, padrões de sono e alimentação, conteúdo alimentar e muito mais para formar um modelo abrangente de como construir uma base de medicina funcional que por si só servirá para prevenir muitas das doenças crônicas que assolam nossa sociedade.

Evitar comer tarde da noite certamente faz parte dessa panóplia de hábitos, que é mais frequentemente pesquisada por cientistas do sono.

As janelas do sol

Damian Markutt

Para entender por que o horário das refeições é importante, é útil explicar a relação entre nós e o sol.

Destilada até a frase mais básica, a luz solar governa nossas funções metabólicas. Veja como.

Ritmos circadianos é um termo que descreve como nossos órgãos se alinham com o ciclo dia-noite de nossos ambientes. Muitas pessoas imaginam que têm um relógio, que conhecemos detalhadamente quando estamos com o jet lag. No entanto, células e órgãos diferentes têm seus próprios relógios, o que sugere que relógios diferentes funcionam de maneira diferente em momentos diferentes.

Os olhos servem como atenuador do relógio mestre para os movimentos do dia e da noite. Por meio de proteínas sensíveis à luz conhecidas como melanopsina, eles comunicam a intensidade do espectro azul (luz solar) ao relógio principal – uma parte do cérebro conhecida como núcleo supraquiasmático, à qual todos os outros relógios se alinham.

Ao contrário de nossas casas, banhadas como são por luz artificial, o weald em que caminharam nossos primeiros ancestrais era escuro à noite, e como nossa melanopsina começa a sentir o fim do dia, suas correspondências com o cérebro são o catalisador para todos os tipos de funções biológicas.

A arma fumegante

Em 2009, pessoas examinando todo o genoma humano registrado para as variantes genéticas mais frequentemente correlacionadas com diabetes tipo 2 descobriram que o receptor 1-b da melatonina, no pâncreas, estava mais presente do que qualquer outra proteína em nossa espécie.

Um gene receptor de melatonina simplesmente recebe melatonina, também conhecida como “Hormônio do Sono”, e os cientistas a princípio não conseguiram entender por que o gene e a doença estavam relacionados.

O que eles descobriram foi que, à medida que a melanopsina em nossos olhos alerta nosso cérebro de que a escuridão está se aproximando, a glândula pineal começou a produzir mais melatonina. O aumento da melatonina é enviado a vários órgãos para prepará-los para o sono, ativando e desativando milhares de genes diferentes em nosso corpo.

Quando chegou melatonina no pâncreas, o gene do receptor inibida, isto é, impedido, bloqueado, parou  a secreção de insulina em nossa corrente sanguínea.

A insulina alerta nosso corpo para sugar o excesso de carboidratos da corrente sanguínea para os tecidos musculares. O excesso de glicose circulante na corrente sanguínea por curtos períodos de tempo é benigno, mas cronicamente, como pode acontecer se alguém janta horas após o pôr do sol e uma hora antes de dormir, pode causar complicações graves de saúde a longo prazo , entre as quais é diabetes.

Indo com ou contra a corrente

Suhyeon Choi

Mudanças no estilo de vida para prevenir essa lamentável marca da dieta / estilo de vida americano são muitas e freqüentemente fáceis.

Para começar, tente fazer uma promessa simples a si mesmo de não comer quando o sol se puser. É facilmente identificável e é algo com o qual não podemos negociar; quando o sol se foi, ele se foi.

Alinhe você e os horários das refeições de sua família com a progressão do sol no céu e com a mudança das estações. Um jantar mais tarde no verão é possível, enquanto no inverno não. Isso também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, uma vez que a maioria da literatura sugere que a qualidade do sono melhorará quanto mais você esperar após o jantar.

Se você tem que comer depois de escurecer, faça uma refeição de baixa carga glicêmica composta de muito menos carboidratos e mais fibras provenientes de produtos como vegetais. Uma série de meta-análises de diferentes estudos dietéticos em diabéticos tipo 2 descobriram que vários tipos de fibra alimentar melhoraram a resposta à insulina em todo o corpo e reduziram a glicose sanguínea pós-prandial.

Outro pequeno estudo analisando apenas indivíduos saudáveis ​​descobriu que jantares ricos em fibras melhoram a tolerância à glicose, reduzem os níveis de inflamação que aumentam quando os açúcares estão circulando livremente no sangue, e até aumentam a saciedade do café da manhã na manhã seguinte.

Uma xícara de chá branco, além de conter fitonutrientes valiosos como catequinas, demonstrou funcionar como um inibidor de apetite e, se tomada com ervas e temperos mais saborosos, pode ser uma ótima bebida após o jantar para ajudar a evitar a fome até a hora de dormir .

Uma vez que se compreende que comer depois de escurecer, biologicamente, simplesmente não faz o corpo funcionar direito, torna-se muito mais fácil interromper o hábito. Imaginar globos bege de açúcar deslizando e deslizando pela corrente sanguínea como um toboágua enquanto estava deitado na cama tentando dormir não é uma boa imagem.

Imagem em destaque: Andrea Piacquadio

Fonte: Good News Network

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